10 anos de rally, 10 anos enchendo os olhos daqueles que estão dentro das máquinas, de lágrimas. A vida dentro do carro de rally passa muito rápido, não da tempo de ver uma paisagem, um detalhe sequer de um trajeto do rally, se piscar perdeu, e são graças as imagens feitas por profissionais dedicados e talentosos como Sanderson Pereira, que eternizam estes momentos e fazem pilotos e navegadores entenderem da beleza que faz o rally.
Sanderson Pereira há 10 anos mantém uma paixão, fotografias de rally, e para comemorar esta data tão marcante na vida de um profissional, reuniu em uma belíssima obra de arte, fotografias de amigos, paisagens, culturas, histórias, carros, competição, um pouco da história vivida nestas aventuras pelos quatro cantos do planeta fazendo coberturas de rallys.
“O conteúdo foi selecionado a dedo durante anos de dedicação, para mostrar a todos um pouco de tudo que vivi. O livro está fantástico: têm bichos, paisagens, pessoas, bastidores, cultura, histórias e muita adrenalina. E tem fotografias também.” Comenta Sanderson.
.
Aproveitamos depois de adquirir o livro, para conversar um pouco com o Sanderson. Acompanhe nossa entrevista com o fotógrafo.
Sanderson, ficamos muito felizes e maravilhados pelo lançamento do livro, que ocupa um lugar de destaque em nossa coleção. O que significa para um fotógrafo reconhecido como você, poder reunir um pouco das melhores imagens que marcaram esta história de paixão entre você e o rally?
Léo, obrigado pelo prestígio e para mim esse livro é um marco muito importante na minha trajetória, afinal não é fácil fazer 1o anos ininterruptos de um esporte que exige muito dos fotógrafos e poder eternizar algumas das fotografias que pude tirar em 12 países ao longo desses 10 anos é algo inexplicável para mim, estou muito feliz com essa conquista, e devo isso a todos que me cercam.
Dentre todas as imagens, tem uma que represente uma história marcante para você? Pode contá-la para nós?
Tem várias fotos com histórias marcantes, mas acho que uma que me chama muito a atenção é da do menino correndo pelas dunas com a garrafa de coca cola.
Foi em um dos meus primeiros rallys de nível nacional, quando eu estava começando, foi nos Lençóis Maranhenses, atolamos o carro, um dos garotos que nos ajudaram a desatolar me pediu a coca que estava no carro e saiu correndo feliz da vida com a garrafa, e ao final do dia quando eu estava indo embora eu o vi com a garrafa no mesmo nível, indo pra casa, seguido por irmãos, provavelmente iria repartir em casa.
No livro tem uma foto muito interessante: a foto da foto da capa. Curiosidade, valeu o banho de lama para capturar o click perfeito?
Valeu sim e esse banho foi filmado e está no DVD oficial do Sertões de 2010. Essa foto significa muito para mim, pois representa os novos ângulos, as inovações que eu sempre busco na minha fotografia. Mas me custou uma boa manutenção na câmera, rsrsrs.
Qual o maior desafio de um fotógrafo de rally?
São vários, acho que não consigo enumerar um só. Temos que ter uma boa logística e um faro apurado para buscar os melhores pontos, temos que ter uma boa resistência ao sol, poeira, às vezes chuva e frio. Temos que nos cuidar muito em relação aos riscos, pois estamos expostos a vários deles como acidentes no percurso, risco de sermos alvo dos carros que estão a uma velocidade muito alta, animais, enfim, eu por exemplo já quebrei um pé durante um Rally.
Qual competição te gera melhores fotos? Tem algum evento/rally preferido para fotografar?
Não tenho nenhuma específica, todas podem gerar imagens boas ou ruins, depende de acharmos os pontos bons, termos uma boa logística, sem isso falha tudo. Mas para não citar nada, eu amo as fotos feitas nos países árabes.
E foto preferida no livro? Difícil esta né?
Tem várias, mas acho que a capa, as contra capas, e uma dentro da casa dos beduínos são as que me atraem mais.
Acidentes: momento de boas fotos ou momento de muita apreensão?
Os dois, é sempre um momento de fotos radicais, mas a preocupação primeira sempre será se estão todos bem.
Trocaria de lugar com o piloto?
Já sentei do lado do passageiro num prólogo em um rally, mas eu ficava o tempo todo pensando que nas escapadas de lado a bela foto que eu estava perdendo, rsrsrs. E nessa caso prefiro o lado de fora.
Esperamos que não troque, porque de pilotos bons está cheios, já os fotógrafos, são raros. Parabéns pelo trabalho e obrigado por encher nossos olhos com estas belas imagens.
E pra terminar, além de comprar o livro pela loja do Tulipa Rally (Clique aqui para adquirir o livro pela loja Tulipa Rally), onde mais é possível adquirir seu livro?
Podem entrar em contato comigo pelo telefone 031 – 9 88121641 ou sanderson@sandersonpereira.com.
.
.
O post 10 anos de uma paixão: Rally. Confira a entrevista com o fotógrafo Sanderson Pereira apareceu primeiro em Tulipa Rally.