CROSS COUNTRY

A quarta etapa do Rally dos Sertões 2017, aconteceu entre Aruanã (GO) e Barra do Garças (MT) e foi marcada por trechos de altas velocidades nas longas retas encontradas pelo caminho. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad venceram nos carros pela segunda vez consecutiva. Jean Azevedo ganhou a terceira seguida nas motos. Vinicius Rosa/Gustavo Rosa faturaram o primeiro lugar nos UTVS e George Ximenes, nos quadriciclos.

Amanhã os competidores seguem para Coxim, entrando no Mato Grosso do Sul, fazendo a maior especial deste ano, com mais de 430 km cronometrados e quase 670 km no dia.

Após quatro etapas, os líderes do Rally dos Sertões são Cristian Baumgart/Beco Andreotti (carros), Gregorio Caselani (motos), Lucas Barroso/Breno Rezende (UTVs) e Diogo Zonato, nos quadriciclos.

RESULTADO DO 4º DIA – CROSS COUNTRY *

GERAL (5 primeiros)
1º – #302 – Guiga Spinelli / Youssef Haddad – Mini – Petrobras Rally Team
2º – #315 – Sylvio Alves De Barros Netto / Rafael Capoani – Mini – ICarros
3º – #301 – Cristian Baumgart Stroczynski / Beco Andreotti Neto – Ranger – X Rally Team
4º – #310 – Luiz Facco / Humberto Ribeiro Piaui – Triton Sport RS – Acelera Siriema
5º – #304 – Reinaldo M Varela / Gustavo Gugelmin – Ranger – Divino Fogão Rally Team

Categoria: PROTÓTIPOS T1 – FIA (3 primeiros)
1º – #302 – Guiga Spinelli / Youssef Haddad – Mini – Petrobras Rally Team
2º – #315 – Sylvio Alves De Barros Netto / Rafael Capoani – Mini – ICarros
3º – #301 – Cristian Baumgart Stroczynski / Beco Andreotti Neto – Ranger – X Rally Team

Categoria: PROTÓTIPOS T1 (3 primeiros)
1º – #310 – Luiz Facco / Humberto Ribeiro Piaui – Triton Sport RS – Acelera Siriema
2º – #305 – Luis Carlos Nacif / Filipe Bianchini De Oliveira – T-Rex – Microcity
3º – #348 – Gunter Hinkelmann / Vinicius Ribeiro Castro – Triton L200 RS – X Rally Team

Categoria: PRÓ BRASIL (3 primeiros)
1º – #342 – Wagner Felippe Roncon / Joselito Vieira De Melo Junior – Triton L200 RS – FD Rally Team
2º – #335 – Cleber Rodrigues Rosa / João Victor Ribeiro – Triton X16 – X Rally Team
3º – #311 – Glauber Martins Da Fontoura / Minae Miyauti – Triton L200 RS – FD Rally team

Categoria: SUPER PRODUCTION (3 primeiros)
1º – #353 – Wellington Diogo Da Costa / Rafael Franco Arena – Triton L200 ER – TOP Rally Team
2º – #360 – Mario Vieira Marcondes Neto / Antemio Langue Pauluci Neto – Triton L200 – VM
3º – #357 – Marcelo De Oliveira Fiuza Chaves / Dalmo Bergantin – Triton L200 ER – Fast Rally Team

Categoria: PRODUCTION – T2 (3 primeiros)
1º – #341 – Vilson Thomas / Rafael Moraes Pereira Da Luz – ASX RS – Mainha Racing
2º – #333 – Nadimir Kayser de Oliveira / Ricardo Amorim da Silva – TR4ER – Mainha Racing
3º – #340 – Alexandre Silveira Carvalho / Pedro Eurico Cavalcanti Rego – ASX RS – FD Rally Team

*Resultado até o momento, ainda pode sofrer alterações.

REGULARIDADE

Hoje o dia foi longo para a turma do regularidade, com uma primeira etapa mais tranquila puderam dar uma descansada para enfrentar a segunda etapa bem travada e no final dia tivemos mudanças nos campeões!

Ane Pagnard e Renato Martins foram os campeões da Turismo hoje, e ela nos contou o que achou de ganhar da Sandra e do Maurício, que foram campeões da Turismo ano passado e já tinham ganho os três primeiros dias de prova:

“Nos primeiros dias a gente ainda estava se ajeitando, vendo como tudo funcionava, tivemos dificuldades principalmente nas muitas mudanças de médias, mas a cada dia estávamos tentando novas estratégias para melhorar. Agora estava cantando as médias para o Renato, para conseguirmos nos aprimorar e chegar um pouco melhor, uma vez que a briga está forte, os concorrentes estão fazendo pontuações bem baixas. Valeu muito a pena nosso esforço, daqui pra frente vamos continuar com a mesma estratégia que acho que vai dar certo.
O Léo me perguntou como é ganhar da Sandra, mas na realidade a gente não está nem pensando nisso, porque na ela é uma fofa e é Hors concours. Então brigamos com nós mesmos,  para cada dia eu melhorar na navegação e o Renato na pilotagem. Assim eu esqueço um pouco dela, porque na realidade eu já vim pro Sertões acreditando que ela é fantástica como piloto e o Maurício como navegador! Viemos brigar pelo 2º lugar, e a disputa está sendo com nossos amigos Léo e Pri, estamos levando o rally dos sertões entre amigos. Lógico que fico feliz porque o meu trabalho e do Renato está saindo conforme a gente tinha planejando, para cada dia se aprimorar e crescer mais, por isso que eu falo que é uma briga só nossa, de cada dia realmente saber que nosso trabalho suado está valendo a pena. Ainda mais eu, com o pé quebrado, os obstáculos são grandes, mas cada dia está valendo a pena, nem que a gente não ganhe, a experiencia é unica, é fantástica, precisa estar aqui para entender o que é!”

Passamos da metade do Rally dos Sertões e Clayton Prado, diretor do regularidade faz um balanço do que já passou e conta um pouco do que está por vir:

“Para nós, da equipe técnica, até que está bem tranquilo. Tudo está correndo direitinho, não estamos tendo nenhum tipo de problema mais serio. A prova está bem interessante, sem problemas de tulipas e medição.
Estamos no 4º dia, até agora já tivemos um pouco de tudo! O primeiro dia teve trechos mais travados, com erosões e pedras, e também com umas brincadeiras, uns lacinhos bem interessantes, depois fomos pra região de cana, em uma fazenda bem bacana e este foi o único dia que deu pra fazer uma brincadeira mais parecida com o que fazemos no Paulista Off Road, o que hoje em dia é mais comum no regularidade.
Do segundo dia até o final, a ideia foi montar uma prova, para mostrar para essa galera que esta vindo, o que realmente é o Rally dos Sertões. As especiais estão sendo montadas no mesmo padrão do velocidade. No segundo dia nós entramos em uma especial do velocidade e já deu pra ter uma noção do que é, do que esses caras andam. Tem bastante gente que andou aqui ano passado, mas também tem bastante gente nova, que está curtindo e vendo como que é.
O terceiro dia foi a mesma coisa e hoje foi um dia que não usamos a especial do velocidade, mas não é por isso que íamos fazer uma prova cheia de lacinhos, principalmente porque a região não era propícia para isso. Trabalhamos na 1ª etapa com uma coisa bem solta, praticamente só estradão e voltamos quase que para o início da etapa. Na 2ª etapa a prova foi mais pegada, com mais fazendas, estradas mais estreitas, médias mais justas, que era o padrão que estávamos vindo desde o primeiro dia.
Amanhã  teremos uma etapa rápida, com estradões, e os competidores podem esperar um pouco de tudo, incluindo trechos de areia e fazendas bem interessantes com trechos mais travados. Nos sexto e sétimo dias, estaremos voltando a andar na especial do cross country, com o ritmo mais pesado. Teremos uma prova mais pegada, com velocidades mais justas, pois estaremos de novo com especiais fechadas para o regularidade, diferente de hoje, por exemplo, que andamos em especias abertas e não dava para vir no mesmo ritmo. Amanhã teremos especiais abertas, com médias justas, mas com outra pegada, pois o mais importante é a segurança.
Acho que o pessoal está gostando!”

.

Resultado do 4º dia

Categoria: Master
1º – #401 – Oscar Jose Schmidt / Gustavo Schmidt – Troller T4 – TrilhaSC Rally Team
2º – #405 – Otávio Enz Filho / Allan Henrique Enz – Pajero Full 3D – Zenz Rally Team
3º – #406 – Fernando Possetti / Cristina Maria Ferreira Starling – Pajero Full 3D – Hidrodomi
4º – #417 – Olair Fagundes / Waldomiro Teodoro Dos Anjos Junior – Pajero Full 3D – MT Rally Racing
5º – #402 – Renato Ferreira Martins / Enedir Da Silva Junior – Pajero Full 3D – Sacode a Poeira
6º – #413 – José Carlos Da Silva / Vanderlei Hirt Marques – Pajero Full 3D – Mit Full Racing

Categoria: Graduados
1º – #416 – Marcelo Luiz Faustino Pereira / Waldemberg Dos Santos Barros – Pajero Full 3D – Mit Full Racing
2º – #408 – José Eduardo Guerra / Marcia Maria Esteves Guerra – Pajero Full 3D – Viagastro
3º – #409 – Milton Roberto Dresch / Alexandre Rech – Pajero Full 3D – Filtrobom / Valvoline / Tecfil 4×4
4º – #410 – Aurélio Bilhalva / Tiago Poisl – Troller T4 – Trancos e Barrancos
5º – #415 – Roberto Emery Bontempo / Leonardo José Berg Martins – Pajero Full 3D – Araponga Rally Team

Categoria: Turismo
1º – #404 – Paulo Renato Martins / Regiane Salgado Pagnard – Pajero Full 3D – Lost Rally Team
2º – #411 – Sandra Dias / Mauricio Barros Alcantara – Pajero Full 3D – FD Rally Team
3º – #414 – Sergio Ricci / Alessander Monteiro Soares – Jeep Wrangler – Trilha SC Rally Team
4º – #407 – Giovani Arnaldo De Mello / Pedro Pescador De Mello – Pajero Full 3D – Trancos e Barrancos
5º – #403 – Leonardo Lanziotti Da Costa / Priscila Nogueira Maciel – Pajero Full 3D – Lost Rally Team
6º – #412 – Renato Fagundes Leal / Rodrigo Kemparski Pavan – Triton L200 Sport – RR Rally Team

.

5ª ETAPA – 24 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

Barra do Garças (MT) > Coxim (MS)

CROSS COUNTRY
DI – 13,85 km
TE – 438,86 km
DF – 213,30 km
Total do dia: 666,01 km
Será a espacial mais longa da edição de 25 anos do Rally dos Sertões. A prova começa com estradas de piçarra bem sinuosas, segue por regiões de reflorestamento, passa por algumas serras até alcançar área agrícola com longas retas (alta velocidade). Em seguida, fica travada novamente. Trechos de trial, com muitas pedras e segue para região mais plana. O final da especial tem muitas curvas e trechos de média e alta velocidade.

REGULARIDADE
DI – 49,746 km
TE – 239,970 km
DF – 357,747 km
Total do dia: 647,463 km
Tempo total de prova Graduados/Master: 9:31:48
Tempo total de prova Turismo: 9:41:53

.