Neste final de semana aconteceu a 5ª Etapa do Rally Paraná, válido para Campeonato Paranaense de Rally de Regularidade 4×4, na cidade de Apucarana, localizada no centro-norte do estado do Paraná. Pilotos e navegadores percorreram 120 quilômetros de percurso em três etapas, na sua maioria em plantações de cana-de-açúcar, com muita diversão nos balaios e trilhas preparados exclusivamente para a disputa.

.

.

“A etapa foi muito boa, pilotos e navegadores elogiaram muito o tipo de terreno, conseguimos fazer um rally quase todo em canavial com um piso muito bom para andar, sem estar quebradeira, o que deixou a prova com médias altas, boas para acelerar. Outro ponto foi a grande quantidade de balaios, muitas entradas escondidas, mas o nível dos competidores está tão bom que o mais surpreendente foi a baixa pontuação do pessoal, chegaram a fazer menos de 100 pontos em uma das etapas”, comenta Vander Hirt, o Fritão, diretor de prova do RallyPR.

Mesmo com a chuva dando uma trégua no dia da competição, a quantidade de água que caiu na região nos últimos dias apimentou bastante os trajetos percorridos pelos competidores. O terreno de cana alta continuou bem liso no início da prova, mas muito bom para acelerarem e manterem as médias altas durante as especiais.

“Estávamos meio apreensivos com a prova devido a grande quantidade de chuva que estava caindo na região, e chegou até a passar pela minha cabeça cancelar a etapa, adiar para outro dia, pois se continuasse chovendo daquele jeito, ninguém conseguiria andar. Mas a chuva foi dando uma trégua e o plano B foi deixar impressa a planilha para todos os competidores andarem na categoria Light. Mas ainda bem que deu tudo certo e não foi preciso”, complementa Fritão.

De última hora foi necessário mudar o local de recepção de premiação para o Barracão Off Road, pois as chuvas atrapalharam obras que estavam sendo realizadas no JCA – Jeep Clube de Apucarana, mas nada que comprometesse a festa, que foi outro show a parte, uma banda de rock esperando o pessoal e junto com uma costela do Ferra Mula, uma das mais famosas da região.

O grid acabou sendo menor do que o esperado, o que acabou embolando o campeonato. A única categoria que já definiu seu campeão foi a Turismo. Ninguém mais chega no Leonardo Borges Menarim e na Adriana Micheli, que mandaram muito bem durante a temporada toda e ano que vem já o aguardamos na Graduados. As demais categorias só serão definidas na última etapa mesmo!

“A dificuldade maior para mim foi aferir de Mamute na prova seca. Eu adoro as provas do Fritz, para mim são as melhores… São curtas e pegadas, por mim só fazia essas. Agora sermos campeões antecipados só foi possível graças a muito treino, principalmente depois do Transparaná, que para mim foi a melhor escola. E ano que vem vamos ter que ir para a Graduados e vai ser como andar na montanha russa mais rápida de Orlando, frio na barriga! Embora você saiba como é a brincadeira, ele fica mais rápida na velocidade, na aferição e principalmente nos balaios. Acho que me faltarão palavras, principalmente direita e esquerda e vai virar jogo de mímicas”, explica Adriana Micheli, navegadora da turismo, campeã da etapa e do campeonato por antecipação.

Na categoria Master, os vencedores foram Leandro Moor e Weidner Moreira, que competiram pela primeira vez juntos. Leandro foi campeão da primeira edição do Rally Paraná em 2013 e retornou para mais uma conquista.

“A etapa estava bem rápida e com bastante navegação, onde tivemos que ficar bem concentrados. Como piloto, a prova esteve no ponto ideal, com várias mudanças de média e muitas pegadinhas. O meu navegador estava de passeio na cidade e formamos dupla para essa prova e deu tudo certo”, comemora o piloto Leandro Moor.

“Uma prova muito boa para andar, muito bem medida, médias excelentes e piso bem liso, ainda mais para quem estava de MUD, nosso caso, e balaios que não acabavam mais. O piso foi ficando mais seco durante o rally, o que trouxe uma prova bem diferente entre as 3 etapas do dia”, complementa o navegador Weidner Moreira.

Henrique Glir, campeão da categoria Graduado junto com seu pai, Mauri, também nos contou sua versão da prova: “Uma prova muito boa, bem rápida, toda em canavial com piso muito liso, mas sem a chuva que caiu durante a semana na região, prova bem técnica, com muita média alta. Ficamos muito felizes em termos ido muito bem nesta etapa, o que para nós foi um treino excelente para a etapa do Transparaná que acontece no início do ano.”

.

.

O Rally Paraná, que está em sua 4ª edição, tem patrocínio de Ouro Trilha Eurocar, Zenz Bonés, Dispauto, Barracão do Jeep, Mamute Off Road, Fábrica das Cópias, Palácio das Cópias e, apoio local, do Jeep Clube de Apucarana, Barracão Off Road, Fusca Clube Apucarana. A supervisão é da Federação Paranaense de Automobilismo. Apuração da Totem.

 

Confira o resultado:

Master
1º – #11 – Leandro Moor / Weidner Moreira – Apucarana
2º – #10 – Hamilton Medeiros / Marcos Maia Panstein Melado – Curitiba
3º – #02 – Roberto Ardigo / Jhonatan Ardigo – Apucarana
4º – #06 – Andre Pereira de Queiroz / Willian Santos – Curitiba
5º – #08 – Victor Pudell / Caio Boscolo – Toledo

Graduados
1º – #109 – Mauri Glir Junior / Henrique Glir – Curitiba
2º – #104 – Irineu Pedroso / Arthur Scotton – Cascavel
3º – #101 – Marcelo Sapateiro / Rafael Pinto – Curitiba
4º – #107 – Joao da Ranger / Bryan Hirt Marques – Apucarana
5º – #110 – Agnaldo Reis / Andre Reis – Apucarana

Turismo
1º – #204 – Leonardo Borges Menarim / Adriana Micheli – Castro
2º – #212 – Jose Maluf / Hugo Boscolo – Toledo
3º – #202 – Dirceu Salla / Leonardo Jose de Farias – Curitiba
4º – #203 – Marcos Latorama / André Latorama – Umuarama
5º – #201 – Deonilson Salla (polaco) / Emerson Coleti – Curitiba

Light
1º – #301 – Carlos Roberto Weis / Marina Welter Weis – Curitiba
2º – #306 – Helio Bazani / Emerson de Santis – Apucarana
3º – #307 – Wanderlei Marafon / Juliano Sapatini – Cambira
4º – #305 – Raphael Chamorro / Lucas Chamorro – Apucarana
NC – #304 – Wagner Hirt / Fabiana Gonzales – Apucarana

.

.

A 6ª etapa do Campeonato Paranaense irá acontecer dia 10 de dezembro, em Curitiba, no tradicional Rally da Meia Noite.