Dias 07 e 08 de agosto aconteceu a Etapa do Mitsubishi Motosports em Penedo e mesmo equipados com o Totem EVO, fomos testar pela primeira vez o Sensor Blue com Road Book Digital (para quem não sabe o que é o Sensor Blue clique aqui, e o Road Book Digital é a planilha eletrônica que anda “sozinha” conforme vai mudando o hodômetro do Sensor Blue), que nos ajudou muito durante a prova.
A utilização do Sensor Blue é bem simples, mas aqui vão algumas dicas que podem facilitar muito a vida de quem está aprendendo a mexer com ele!
Antes de partir em direção à Penedo/RJ, a semana foi de atualizações… e esta é a primeira dica:
.
1 – Atualize seu aplicativo
A atualização é simples de se fazer!
1 – Verifique se a versão do seu aplicativo Totem Full Rally, para celular ou trablet Android é a mais atual (Versão 1.73C em 14/08/2015).
• Para isto, é fácil: clique no botão MENU do aparelho e vá até Outras Funções (imagem 1);
• Nesta tela, acesso o item Sobre(infos) e verifique logo no inicio das informações a versão do app (imagem 2);
• Se esta versão for a 1.73C (até a data de hoje, 12/08/2015 era a mais recente), tudo ok, passe para a dica 2 (imagem 3);
• Caso contrário, acesse a Play Store e procure por “Totem Full Rally“. No meu caso apareceu em primeiro lugar (imagens 4 e 5).
2 – Note que também é importante você ter o app WiFi Totem instalado, que será usado para baixar o arquivo de navegação ou a planilha da prova no dia do evento, mas isso conto logo mais.
3- Outra dica importante é que o terceiro aplicativo que aparece na lista (Road Book Digital Totem) era utilizado para o Evo Link, uma caixinha igual ao Sensor Blue, mas que liga o Android diretamente ao EVO Totem, o que não é nosso caso…
Bem, o procedimento de instalar o app nem precisamos comentar né? Bora pra próxima dica!
.
2 – Atualize seu Sensor Blue
Tão importante quando a dica 1, se o seu Sensor Blue não estiver atualizado (até hoje a versão mais nova é a v1.2) ele não vai funcionar corretamente.
Então vamos aos passos para isso:
1 – Acesse o site da Totem (www.totemonline.com.br) e clique no banner azul na home que fala sobre o Sensor Blue. Ou pode acessar este endereço aqui: http://www.rallyvirtual.com.
2 – Baixe o programa Boot Totem e instale no seu computador Windows: http://www.totemonline.com.br/
3 – Na sua caixinha do Sensor Blue está o seu número de Série. Identifique qual é o número e baixe o firmware correspondente através dos links indicados na página da Totem. Você irá baixar um arquivo compactado com diversos arquivos dentro, cada arquivo está relacionado à somente um Sensor Blue pois o arquivo tem Número de Série. Utilize apenas o referente ao seu Sensor Blue e pode apagar os demais.
(os passos 4 ao 9 podem ser vistos no vídeo mais abaixo)
4 – Execute o programa Boot Totem.
5 – Vá até o campo “Procurar” no programa Boot Totem e selecione o arquivo do firmware correspondente ao seu Sensor Blue que você baixou no item 3.
6 – Agora você precisará do cabo Totem Link Duplo, conecte o Sensor Blue à porta USB do computador (imagem 6). Mantenha o computador ligado à Internet para caso necessário, o Windows instalar os drivers necessários para o funcionamento.
7 – Clique no botão “Procurar Porta (Sensor Blue)” no programa Boot Totem e o programa deve encontrar o Sensor Blue.
8 – Clique em “Sensor Blue – Modo atualização (Boot)” com a opção selecionada de Gravar automaticamente.
9 – Pronto, agora é só ir no seu Android, conectar o Sensor Blue para conferir se ocorreu tudo certo. Para isso, no app Totem Full Rally, vá em Menu > Outras funções (Infos) e verifique a versão instalada no Sensor Blue.
3 – Ajuste seu relógio
Um dos grandes desafios que encontramos nas provas de rally é permanecer no tempo correto durante a prova, já não é uma tarefa fácil, agora imagine se seu cronômetro (no nosso caso o do aparelho Android ligado ao Sensor Blue) atrasar ou adiantar durante sua navegação??? Pois é, isto acontece.
E para isto não acontecer, tem uma maneira fácil para ajustar o relógio do Android, que é comparar o relógio do celular ou tablet com um relógio considerado preciso e anotar o erro encontrado para depois compensar no programa Totem Full Rally.
Então vamos lá:
2 – No App Totem Full Rally vá em Menu > Relógio (imagem 7). Dica importante: deixe seu celular ou tablet Android ligado na tomada.
3 – Sincronize o relógio do app com o relógio escolhido (imagem 8). Utilize a opção Ajuste Fino para deixa o mais preciso possível (imagem 9).
4 – Paciência… aguarde no mínimo 4 horas. Recomendamos que aguarde entre 8 e 10 horas para ter certeza que seu relógio não irá atrasar durante uma prova.
5 – Depois de todo este tempo, seu relógio deverá estar alguns segundos adiantado ou atrasado em relação ao relógio mais preciso.
6 – No app, clique em Voltar Navegação e em seguida Menu > Outras Funções > Calibrar Relógio (imagem 10).
7 – Seu relógio deve mostrar o mesmo atraso que estava antes. Agora utilize as teclas + e – para sincronizar novamente os dois relógios. Este procedimento irá alterar o fator do Erro do relógio e que seu relógio irá incrementar ou tirar a quantidade de segundos necessários para que os relógios continuem sempre sincronizados (imagens 11, 12 e 13).
4 – Desative tudo do seu celular
Estas são dicas importantes para obter uma melhor performance do seu equipamento Android.
1 – Fixação – aqui vão duas dicas importantes:
• Use um suporte de boa qualidade para fixar seu equipamento no veículo. Ninguém quer celular ou tablet caindo no meio da prova né?
• E outra coisa, use um suporte de plástico… como a comunicação entre aparelhos é feita via Bluetooth, algo com chapa de ferro ou alumínio pode interferir no sinal;
No nosso caso optamos por prender o Sensor Blue e o tablet do navegador na mesma placa de acrílico que prendemos o EVO, e utilizar um suporte de plástico comum para segurar o celular que fica para o piloto (imagens 14 e 15). Fizemos um post (clique aqui) com algumas sugestões de suportes.
2 – Mantenha seu celular ou tablet SEMPRE ligado em uma fonte de energia durante a prova para garantir que não acabe sua bateria. Testes mostraram que ligar e desligar o aparelho de uma fonte de energia durante a prova faz com que o relógio atrase décimos e até segundos, então a melhor coisa é que mesmo durante o neutro quando você desligar seu carro, seu celular continue sendo carregado.
3 – Não deixe nenhum outro aplicativo rodando ao mesmo tempo que o Totem Full Rally. Assim evitamos que o processamento do aparelho seja dividido entre duas funções.
4 – Nem sempre basta fechar um aplicativo, ele continua ocupando memória do equipamento. Então a dica é, no dia da prova, desligue e ligue seu equipamento e abra somente o necessário, garantindo assim uma memória mais limpa.
5 – Desabilitar ou até mesmo retirar seu chip – Imagina você no meio de um balaio e toca seu celular… ou não para de chegar mensagens daquele grupo no WhatsApp… você vai querer matar quem está te ligando ou mandando mensagem não é mesmo??? Então nunca se esqueça de desligar as funções de dados e voz do seu aparelho. Na dúvida, retire o chip e coloque novamente só quando terminar sua prova.
6 – Desligue tudo que é periférico sem uso… WiFi, GPS… Só deixe ligado o Bluetooth caso estiver usando o Sensor Blue, lógico. Lembrando que esse App também pode ser utilizado com hodômetro via GPS (sem o Sensor Blue), nesse caso o GPS precisa ficar ligado no aparelho (imagens 16 a 21).
.
5 – Baixe a planilha/trecho no dia da prova
Para copiar o arquivo da prova você precisará do aplicativo Totem WiFi.
1 – Conectar no Wifi da Totem – No dia da prova, sempre próximo da secretaria de prova (onde você pegará a planilha), você normalmente irá encontrar uma mesinha com alguém da Totem por lá, com um computador disponibilizando uma rede Wifi para transferir estes arquivos. Basta conectar seu celular ou tablet no wifi da totem (essa rede não tem internet ta? então você não vai conseguir entrar no Facebook), abrir o aplicativo Totem Wifi e se tudo estiver correto, a lista de arquivos será mostrada na tela.
2 – Lista de arquivos – Existe um botão “Atualizar Lista” para garantir que os arquivos que serão mostrados nesta tela são realmente o da prova.
3 – Baixar o arquivo – Basta selecionar o arquivo que você irá usar que ele irá baixar para seu aparelho. A dica aqui é não inventar moda e querer criar pasta ou salvar em outro lugar, neste momento vai no padrão do app mesmo, garanto que nesta hora será melhor.
4 – MUITA ATENÇÃO AO NOME DOS ARQUIVOS! Note que nesta lista você vai ter disponível arquivos para todas as categorias (graduados, turismo e turismo light) além de arquivos apenas trechos e também da planilha digital, que ainda tem duas versões: uma para navegador (com mais detalhes) e outra para piloto (mais simples). Os arquivos sempre são bem nomeados e fica fácil identificar qual é qual, basta você prestar atenção no que está fazendo… digo isso pois eu já baixei errado :/
5 – Fechar o app Totem Wifi e abrir o Totem Full Rally – Já com o arquivo correto no seu aparelho, pode fechar o Totem Wifi e vamos usar apenas o Totem Full Rally a partir de agora.
6 – No app Totem Full Rally, vá em Menu > Abrir Arquivo e selecione o arquivo correspondente que você acabou de baixar (imagens 22, 23 e 24).
7 – Você pode conferir os trechos, para ver se baixou o arquivo correto. Para isso acesse no Totem Full Rally a opção menu > Outras funções > Lista trechos (Conferência) (imagem 25).
8 – DICA PARA DEPOIS DA PROVA: no dia seguinte, a dica é você excluir os arquivos baixados para que na próxima prova você não fique com uma lista gigante de arquivos e acabe se confundindo. Outra opção é mover o arquivo para outra pasta, caso você queira utilizá-lo no futuro, para um treino por exemplo.
.
6 – Ajuste seu relógio com o relógio da prova
1 – No app Totem Full Rally vá em Menu > Relógio.
2 – Ajuste a hora, minuto e segundo de acordo com o relógio oficial da prova. Para facilitar isto, caso seu relógio esteja muito diferente, basta tocar no relógio que é mostrado no aplicativo que ele abre uma tela onde poderá ajustar cada coisa separada da outra. Ajuste a hora, minuto e segundo o mais próximo possível e quando o relógio oficial chegar no segundo que você colocou no relógio do seu aplicativo, aperte CONFIRMAR.
3 – Ajuste fino: agora utilize os botões + e – para fazer o ajuste fino dos décimos de segundo. Você tem o recurso de som que apita a cada segundo para ajudar nesta tarefa.
4 – DICA PRECIOSA: para os mais competitivos navegadores, a dica é filmar com um outro celular utilizando a função câmera lenta (eu utilizo o iPhone para isto) o seu aparelho junto com o relógio oficial da prova… assim você consegue saber com muita precisão se seu relógio está adiantado ou atrasado. Veja o vídeo de exemplo que está abaixo.
Agora meu amigo / minha amiga… é ir pro carro, ligar seu aparelho na energia como falamos na dica 4, concentrar na planilha e partir para o abraço… ta, por enquanto para a rampa de largada.
.
Boa prova!!!
.
.
Escreve para gente (pode ser aqui nos comentários) que ficaremos felizes em ajudar com as dúvidas e comemorar as vitórias!
Estou tendo dificuldade em atualizar o sensor blue. O notebook não reconhece o sensor blue mesmo com o cabo conectado e o led aceso. emite a mensagem: “Não encontrou Totem conectado” / “Verifique se o cabo serial conectado” / “Verifique função boot loader está ativada no totem” como proceder?
Senhores boa noite.
Uma divida básica: Não existe o aplicativo Totem para o iPhone??
Gratos pela atenção.
Ricardo
Bom dia Ricardo!
Infelizmente até o momento não temos nenhum app de navegação para iPhone 🙁
Ótimo Post ! Parabéns pelo Blog e pela disponibilidade de ajudar com informações valiosas quem está começando no esporte.
Tenho uma dúvida em relação à calibração do relógio. Segui os mesmos passos que foram orientados: Abri o relógio, ajustei comparando a um relógio preciso (site internet: hora de brasília) com o tablet ligado na tomada. Desliguei o tablet , retirei o mesmo da tomada e aguardei 24 horas. Liguei o Tablet novamente na tomada e comparei os dois relógios. Vi que estavam diferentes, abri a calibração, calibrei até ficarem idênticos. Desliguei o tablet e retirei da tomada. Passados 4 dias os dois relógios voltaram a dar diferença. O relógio do totem full rally está 10 segundos atrasados em relação ao relógio preciso. Onde falhei ? Será que este ajuste só serve para um ou dois dias antes da prova ? Observei que na nova versão do aplicativo, em configurações, existe um icone de calibraçao em “avançados”. Será que tenho que calibrar por este icone também?
Obrigado.
Olá Raphael, tudo bem?
Realmente o ajuste do relógio é um problema. Primeiro por causa da precisão no ajuste que deve ser feito no olho, segundo é realmente o atraso que é gerado depois de ter ajustado. Mas acontece que ele pode ter atrasado, mas se você comparar o relógio que você acabou de ajustar com outro relógio, a “duração do segundo” provavelmente será a mesma. Ou seja, ele pode ter atrasado, mas se comparar por 4, 5 horas, provavelmente ele estará no mesmo horário os dois. A calibração é para ajustar o quanto é um segundo para o seu relógio do Android e quanto é um segundo para um relógio “confiável”.
Mais algumas dicas:
– Desligue o ajuste automático de hora do Android.
– Faça esta calibração fina um dia antes do rally.
– Não se preocupe muito em relação a este atraso. No dia do rally ajuste certinho (o mais preciso possível) com o relógio da prova e “foca na planilha”… rsrsrsrs. Fazendo um breve cálculo, nestes 4 dias, seriam 345.600 segundos, então 10 segundos (em 4 dias) não vai fazer diferença na sua prova.
– Preciso mesmo, até agora, só o EVO da Totem, e mesmo assim já teve muita discussão sobre a precisão do tempo em relação do EVO e o Kit Piloto.
– E a última dica é: se tiver um outro cronômetro que você confie, leve na prova… se chegar no Neutro você perceber uma diferença, ajuste no App e continue 🙂
Espero ter ajudado.