Serão 800 quilômetros de prova que levarão participantes de diversas regiões do Brasil da Serra ao litoral catarinense

O objetivo da SC Racing é se superar a cada edição do Rally Transcatarina, então é para isso que o STAFF da organização está trabalhando desde o início de abril. Com uma equipe de diretores técnicos altamente qualificada, o evento de 2016 será realizado de 26 a 30 de julho entre as cidades de Fraiburgo e Itajaí, SC.

A expectativa é receber 250 carros divididos entre sete categorias e para atrair os mais variados tipos de públicos o 8º Rally Transcatarina terá: Máster, Graduados, Turismo (antiga Júnior), Jeep, Passeio, Passeio Radical e Adventure.

A Máster, Graduados, Turismo e Jeep são destinadas a competição, ou seja, para quem pretende lutar por um lugar no pódio. Cada uma dessas categorias são organizadas de acordo com o nível de experiência do piloto e do navegador, levando em consideração, por exemplo, as médias de velocidade a serem seguidas.

Também existem as categorias Passeio, Passeio Radical e Adventure, voltadas para quem tem um veículo 4×4 e não quer ter o compromisso em obedecer a tempos e médias de velocidade. Esses três grupos largam em comboio, sendo comandadas por “carros guias” que ficam de apoio para eventuais problemas.

A categoria Passeio é ideal para as pessoas que estão começando no mundo fora-de-estrada e buscam apenas curtir uma aventura em meio a natureza, bem como suas belezas. A outra categoria, Passeio Radical, tem a mesma proposta, porém, percorre estradas com obstáculos um pouco mais “agressivos”. Ambas terão aproximadamente 650 quilômetros, passando por travessia de rios, plantações de pinus e eucaliptos, e mata fechada.

Já a Adventure é para quem curte trilhas mais pesadas. Serão em torno de 600 quilômetros, com muitos obstáculos (atoleiros, lama, pedras e erosões). E esse é o objetivo de quem procura por esse grupo: superar as “encrencas” do off-road, quanto mais difícil, melhor! E enfiar o carro na lama é o que deixa o pessoal da Adventure ainda mais empolgado.

De acordo com o diretor geral do Rally Transcatarina, Edson João da Costa, tudo é pensado para o máximo aproveitamento dos participantes. “Nossa intenção é ter na nossa família os mais variados perfis de pessoas, desde aquelas que buscam seriamente o título do rali, passando por quem gosta mesmo de vencer desafios sem estar em clima de competição, até aqueles que querem pura e simplesmente se divertir, na calmaria de um passeio. Estamos preparando um Transcatarina 2016 que superará todas as outras edições”, garantiu Costa.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br.

.

Programação – 8º Rally Transcatarina

26 de julho – terça-feira
Confirmação de inscrição – Hotel Renar

27 de julho – quarta-feira
14h – Largada promocional
15h – Prólogo em Fraiburgo

28 de julho – quinta-feira
Fraiburgo – Timbó Grande – Canoinhas

29 de julho – sexta-feira
Canoinhas – Itaiópolis – Rio Negrinho

30 de julho – sábado
Rio Negrinho – Araquari – Itajaí
A noite – Premiação no Centro de Eventos da Marejada em Itajaí

.

Categorias

As categorias estão divididas assim:

MASTER

As médias de velocidade poderão ser superiores às das demais categorias. Categoria de alto grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com vasta experiência em provas off-road de regularidade de reconhecimento nacional.

PRÉ-REQUISITOS

– Filiação na CBA (Carteirinha)
– Não é permitido zequinhas
– Campeão da Copa do Brasil na categoria GRADUADO do ano anterior. Opcional para segundo e terceiro colocado da Copa do Brasil ou Campeão do Campeonato Rally SC na Categoria GRADUADO.
– Sendo campeão em outros campeonatos, não da o direito direto a esta categoria. Deverá ser solicitado e após analise do grid e da importância do campeonato, iremos analisar a possibilidade de permitir ou não o acesso a esta Categoria

VEÍCULOS

Podem competir todos os modelos 4×4.

EQUIPAMENTOS PERMITIDOS

Qualquer instrumento de navegação como cronômetro, relógio digital, calculadora, totem colosso, compasso, etc.

.

GRADUADO

As médias de velocidade, na sua maioria, serão inferiores a categoria MASTER. Categoria de alto grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com resultados expressivos na categoria TURISMO. Esta categoria é um vestibular para a categoria MASTER.

PRÉ-REQUISITOS

– Filiação na CBA (Carteirinha)
– Permitido Zequinhas
– Campeão da Copa do Brasil na categoria TURISMO do ano anterior. Opcional para segundo a quinto colocado da Copa do Brasil ou Campeão do Campeonato Rally SC na Categoria TURISMO.
– Sendo campeão em outros campeonatos, não da o direito direto a esta categoria. Deverá ser solicitado e após analise do grid e da importância do campeonato, iremos analisar a possibilidade de permitir ou não o acesso a esta Categoria.

VEÍCULOS

Podem competir todos os modelos 4×4.

EQUIPAMENTOS PERMITIDOS

Qualquer instrumento de navegação como cronômetro, relógio digital, calculadora, totem colosso, compasso, etc.

.

TURISMO (ANTIGA JUNIOR)

As médias de velocidade, na sua maioria, serão inferiores a categoria GRADUADO. Categoria de médio grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com resultados expressivos na categoria NOVATO, ou que queiram iniciar em um nível superior a NOVATO. Esta categoria é um vestibular para a categoria MASTER.

PRÉ-REQUISITOS

– Filiação na CBA (Carteirinha)
– Permitido Zequinhas
– Campeão e Vice da Copa do Brasil do ano anterior categoria NOVATO. Campeão do Campeonato Rally SC na categoria NOVATO.
– Sendo campeão em outros campeonatos, não da o direito direto a esta categoria. Deverá ser solicitado e após analise do grid e da importância do campeonato, iremos analisar a possibilidade de permitir ou não o acesso a esta Categoria

VEÍCULOS

Podem competir todos os modelos 4×4.

EQUIPAMENTOS PERMITIDOS

Qualquer instrumento de navegação como cronômetro, relógio digital, calculadora, totem colosso, compasso, etc.

.

JEEP

As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores á categoria Turismo. Categoria de competição para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes off-road. Categoria exclusiva para Carros com fabricação anteriores à 1985, originais ou não, com sistema de tração 4×4. Minimo 10 carros.

.

PASSEIO

Esta categoria largará em forma de comboio, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PC´s sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. Categoria de Turismo sem competição, própria para pilotos e acompanhantes com espírito de aventura, pilotos esses que deverão ter experiência de condução de veículos 4×4 em estradas de piso natural com diferentes relevos e em situações climáticas diversas (seco e/ou molhado), com veículos de qualquer marca, modelo e ano de fabricação. Esta categoria além de passar por alguns trechos da prova, também irá apreciar os pontos turísticos da região.

.

ADVENTURE

Esta categoria largará em horário definido pelo líder do comboio, e seguirá por roteiros alternativos, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PCs sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. O trajeto é estilo trilhão e tem diversos obstaculos e dificuldades. Somente carros equipados com pneus agressivos e itens de trilha poderão participar.

.

.

O 8º Rally Transcatarina tem patrocínio de Transpotech, Santur, Hotel Renar e Hankook Pneus
Apoio de Gatos e Atos, RH Brasil – Recursos Humanos, GBach Implementos, Semp Toshiba, Link Belt, Floripa Textil, SFIChips, Temasa, Still, Ativa, Q7 Off-Road, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho e Prefeitura Municipal de Itajaí
Supervisão: FAUESC
Realização: SC Racing

Informações divulgada pela assessoria de imprensa