Sábado aconteceu a 6ª etapa do Mitsubishi Motorsports Sudeste, em Penedo, região serrana do Rio de Janeiro.  A cidade, que já é nossa conhecida, é muito simpática e sempre atrai inúmeras famílias para o rally, prova disso foram as 250 vagas que acabaram rapidamente no dia da inscrição.

A sexta-feira foi dia de secretaria de prova e briefing, que aconteceram no mesmo lugar dos outros anos. Uma estrutura enorme montada em uma área de pasto, onde lugar pra estacionar não falta e espaço para os competidores também não. Chegamos em Penedo e, como o local fica na estrada principal que leva até a cidade, paramos direto lá antes de ir para a pousada. Sempre gosto deste dia, apesar de não ter rally em si, é a hora que reencontramos os amigos, e mesmo que a gente tenha se visto há duas semanas em outro rally é como se fizesse meses… já devo ter dito isto em outro release antes, mas é que realmente gostamos muito de rever os amigos! No rally isto é mais importante pra gente do que subir no pódio no dia seguinte…

Durante a secretaria de prova aproveitamos para distribuir para alguns amigos o novo boné do Tulipa Rally e foi um sucesso! Todo mundo queria e ouvimos muitos elogios. Depois de adesivarmos o carro, passarmos pela vistoria e briefing, desta vez realizado pelo Sandro Dib – já que o mestre Lourival Roldan estava na última etapa e muito perto do título de campeão do Rally dos Sertões – não deixou nada a desejar e provou que é um ótimo aprendiz de diretor de prova, fomos todos atrás de um bom restaurante para terminar de colocar a conversa em dia. Estômago forrado, hora de descansar!

Descansar? Tá, todos sabem que quase ninguém dorme direito na véspera do rally, então foi aguardar, em claro, a hora de levantarmos para o grande dia.

Logo cedo fomos calibrar os pneus, conferir a aferição e tomar café. Com tudo certo seguimos para a largada. Aproveitamos este momento para entregar mais alguns bonés que ficaram faltando no dia anterior, ajustar relógio do EVO, baixar trechos no Sensor Blue e aguardar a entrega das planilhas. Assim que os navegadores pegam a planilha, pode reparar, parece que eles vão para outra dimensão… pode chamar, cutucar, até bater, mas é difícil tirar a concentração deles de conferir os trechos antes da largada, o que faz toda a diferença… Essa foi a primeira prova que usamos o Road Book Digital, ligado ao Sensor Blue da Totem, mas vamos fazer um outro post para fala só sobre isso, aguardem!

Essa costuma ser uma das provas mais charmosas da temporada, a região montanhosa tem paisagens maravilhosas e a cidade é uma atração a parte.  O rally teve cerca de 180 km para os Graduado, 170 km para a Turismo e 133km para Turismo Light e, como já é costume, foi dividido em duas provas para turismo e graduados.

A primeira foi mais curta e um pouco mais dinâmica, com alguns laços e velocidades interessantes. Após a largada tivemos um deslocamento não muito longo pela via Dutra em direção a Resende e na sequência começaram os trechos navegados, seguindo sentido Bulhões, passando por estradas de terra, trilhas em fazendas e reflorestamentos até chegar em Bananal, onde aconteceu o neutro. Depois de algumas conversas no neutro, vimos que todo mundo estava indo bem e ficou claro que a pontuação que iria definir os campeões desta prova seria muito próxima uma da outra e também muito baixa, então o que nos resta é caprichar na segunda prova.

A segunda prova foi um pouco mais longa e teve trechos com velocidades mais altas em fazendas de reflorestamentos, para alegria dos pilotos, e que alegria! Estradas de chão batido que permitiam ao piloto acelerar o carro na velocidade imposta na planilha mas com um toque de adrenalina a mais… Os navegadores não tiveram tanto trabalho pois as referências eram mais distantes e o traçado não era tão complicado. Seguimos em direção a Arapeí, por estradas de fazendas com travessia de riacho, trilhas em encostas de morros e estradas vicinais e depois deslocamento para Penedo.

A prova da Turismo Light, depois do neutro,  seguiu para Resende, passando pela bela e famosa Boca do Leão, com lindos visuais de antigas fazendas da época do império e se deslocaram para a chegada em Penedo.

Chegamos em Penedo, deixamos o rastro e demos uma corridinha até a cidade para buscar um bolo (já explico porque). Depois voltamos pro local do evento e fomos direto almoçar! A fome era grande e o buffet não decepcionou (sempre o melhor da temporada!). Depois que todos almoçaram fomos buscar o bolo para cantar parabéns para a Mirella, que fez aniversário na última segunda.

Canta parabéns, come bolo e logo depois já começaram a entregar os boletos com a pontuação de cada dupla. A pontuação não veio somada, então lá foram os navegadores com os celulares somar aquele monte de número!


Nessa hora aparece gente de todo lado para ver a pontuação dos concorrentes hehehe Fizemos uma pontuação boa, talvez nossa melhor participação, mas como todo mundo foi relativamente bem era difícil saber se sairia um pódio um não, o jeito era esperar a premiação mesmo!

E logo ela começou!

Primeiro premiação do Outdoor e depois do Motorsports, iniciando com os graduados e o pódio já foi ficando bonito, com nossos amigos e bonés do Tulipa Rally! Depois Graduados duplas mistas – bonés dominando o pódio! – seguidos pelas duplas mistas da turismo (a gente!!!! 😀 ficamos em segundo e o Gustavo e a Débora do Canal Projeto: Piloto em terceiro) e a turismo geral (com o Guilherme e a Lisiane em terceiro :D) e por último a turismo light, com a bagunça do troféu Indiana Jones (entregue para quem fez a maior pontuação), duplas mistas, duplas femininas e geral.

Uma grande festa como a gente sempre vê no Mitsubishi Motorposts! E dessa vez  ainda mais bonita com grandes amigos dividindo o pódio e usando nosso boné 😉

Sábado a noite foi dia de comemorar! E domingo foi dia de passear em Penedo, visitar as cachoeiras, provar a cerveja local e almoçar com os amigos antes de voltar para São Paulo.

.

Confira os resultados da prova clicando aqui!

E curta na nossa página do facebook várias outras fotos!

.

E você participou desta etapa? Conte pra gente aqui nos comentários como foi sua experiência!

.

.

Apoiadores