O Rally da Solidariedade acontece há 10 anos em Sumaré, organizado pelos Amigos da Trilha e por nosso amigo Duda. Um rally solidário onde o grande objetivo é arrecadar alimentos e distribuir para instituições de caridade da região. E, já posso adiantar, que nesse quesito o rally é campeão: foram mais de 8 toneladas de arroz arrecadadas esse ano e isto não tem preço. Parabéns à organização e à todos que participaram 🙂

Agora vamos para o rally!

Nós participamos há anos deste evento e sempre é muito bom! Na sexta-feira antes da prova tem a entrega de planilhas e adesivos, para quem puder chegar antes e o pessoal aproveita para tomar um chopp gelado no ponto de encontro, o Choppódromo de Sumaré, um lugar muito bom para reunir os amigos. Desta vez fomos rapidinho só para pegar a planilha e já voltar para Campinas.

Outra coisa muito legal desse rally é que a largada acontece às 10h da manhã, então dá para chegar cedo sem ser de madrugada, rever os amigos, adesivar os carros e quem não compareceu na sexta ainda consegue dar uma passadinha rápida na planilha e conferir os inúmeros laços que estavam por vir.

A expectativa do pessoal era de muita lama, afinal há alguns anos que antes e durante a prova chove muito e deixa tudo muito liso, e mesmo que tenha chovido muito durante a semana (que causou alguns contratempos, como árvores caídas, que deram trabalho para o pessoal da organização), o piso não estava tão liso quanto achávamos que estaria. Largaríamos às 10:20 e depois de alguns minutos de deslocamento chegaríamos no início da prova, mas por que o deslocamento era curto e a aferição era neste deslocamento, largamos um pouco antes para não termos problemas com a aferição. A largada antecipada só deve ser feita por quem usa equipamento integrado no veículo e que tem o controle de tempo, não deve ser feita pelo pessoal da Light ou mesmo quem não estiver seguro do tempo que sairá adiantado da largada e, é claro, só deve ser feita com a autorização dos organizadores.

Bem, carro aferido, agora é aguardar a nossa vez de entrar no trecho navegável do rally. E la vamos nós!!!

A prova foi muito legal, muitos balaios, velocidades ótimas para o terreno, curvas, cana para todo lado, até chegarmos numa bifurcação que não estava na planilha. Ué, para onde temos que ir? O correto nesta hora é olhar bem a entrada e sempre seguir pela principal, mas a rua que não estava desenhada na planilha era tão bem feita e limpa (nesse momento até larga…) que acabamos seguindo por ela e logo percebemos que estávamos errados. E não apenas nós, diversos competidores também estavam perdidos.

Nestas horas o que vale é a calma e a experiência. Alguns voltaram ao último ponto conhecido na planilha e tentaram refazer o caminho, mas nós já tínhamos entendido o erro e seguimos em frente. Logo encontramos a próxima tulipa e aí era só tirar o tempo atrasado. Acabamos atrasando mais por causa dos outros carros perdidos do que do nosso erro, mas logo voltamos ao tempo ideal e seguimos em frente no rally. Aqui até surgiu uma frase bem legal em nossas conversas dentro do carro: “O silêncio reina quando se está no tempo correto”. Dá um alívio quando o EVO pára de apitar 🙂

Um pouco mais para frente, chegamos em um mega balaio, que era mais um zig-zag do que curvas e ali, mais do que em qualquer lugar, era importante não errar. Cruzamos com muitos carros no mesmo lugar, muitos atrasados, outros perdidos… sempre é bom encontrar os amigos… rsrsrsrsrs. E nós fizemos o balaio certinho. Nestas horas o importante é não errar, mesmo que atrase #ficaadica. Na sequência passamos por um pequeno trecho que teve de ser cortado pois haviam caído muitas árvores e não seria possível retirá-las a tempo, assim ganhamos um neutro de 4 minutos, onde deu para respirar um pouquinho mais aliviados!

Depois de mais alguns laços veio o neutro principal e muitas risadas entre os participantes, todo mundo contando como fez para se achar e entrar no tempo, teve todo tipo de atrasos e ficamos felizes que, pelas histórias que ouvimos, nem atrasamos muito.

A segunda parte da prova foi quase um raid rsrsrs. Calma, nem tanto, o piso estava bem mais esburacado, com várias erosões, o carro pulou muito, mas as velocidades não eram altas o que permitiu que completássemos a prova ilesos! Foi muito legal passarmos por umas trilhas diferentes, umas subidas que nem acreditava que subiríamos. A pajerinho em 4×4 reduzida é muuuito forte viu, me surpreendeu. Passamos por todas as dificuldades da segunda parte sem problema algum.

Final de prova, toca pra chegada almoçar e esperar a premiação!

Para o almoço as opções eram porções e espetinhos, muito gostosos. Enquanto comíamos cada um contou sua aventura, o que passou e achou da prova. E como a palavra da vez era solidariedade, palmas para o Daniel e a Mirella que pararam para ajudar os amigos Gustavo e Débora, do Canal Projeto Piloto, que acabaram atolando sua TR4 numa poça de lama bem funda (mesmo sem saber que estavam em 2º lugar e com isso foram para 5º). Todos conseguiram terminar a prova depois desta forcinha!

Como já está virando tradição, sempre tem alguém fazendo aniversário e dessa vez quem ganhou o bolo foi o Iran, parabéns!!!

Quando recebemos as parciais vimos que o Duda acabou cancelando alguns PC’s por causa daquela rua que não estava desenhada na planilha, ficamos sabendo que o dono da fazendo havia aberto aquela rua na sexta-feira e ninguém estava sabendo. Mas sem problemas, essas coisas acontecem e acabam dando uma dose de emoção a mais hehehehe Analisando a nossa pontuação e dos amigos vimos que fomos bem, mas nunca dá para saber a posição antes da premiação.

Antes da premiação do rally aconteceu a tradicional premiação do campeão da solidariedade, que são as pessoas que fizeram as maiores doações. Essa é a categoria mais importante desse rally, tem gente que passa o ano todo coletando doações, e os números confirmam isso: o primeiro colocado doou quase 3 toneladas de arroz!!!

Campeões da solidariedade

Campeões da solidariedade

Continuando a premiação, achávamos que ia dar pódio pra gente… E realmente deu: primeiro lugar na categoria Turismo 4×4 🙂 Muito feliz com o resultado. E o Daniel e a Mirella também subiram no pódio, conquistando um merecido 5º lugar. Destaque também para a dupla Paulo Animau e Ernesto que ganharam na 4×4 Graduados com uma pontuação extremamente baixa!!!

Queremos deixar novamente nosso muito obrigado ao Duda e a toda equipe que trabalha com ele para fazer esse rally acontecer, vocês sempre fazem um excelente trabalho, um sucesso ao longo desses 10 anos e sempre melhorando. Que venham mais 10!!! Estaremos em todos e essa galera aqui também!

12

.

Clique aqui para ver o resultado completo da prova.

Para ver mais fotos acesse nossa página no facebook!

.

.

Apoiadores