A Trilha do Pé Sujo foi mais que um nome sugestivo para uma competição off-road. A prova válida pela 7ª e 8ª etapas da Copa Scherer de Jeep Raid foi realizada na manhã deste domingo (19), em Videira (SC), e misturou lama e outros elementos típicos do esporte 4×4 num verdadeiro teste de habilidade para pilotos e navegadores.

Logo no início do percurso, a neblina dificultou a visibilidade e foi o primeiro desafio a ser superado. O trajeto de 60 quilômetros, grande parte percorrido em meio à mata fechada, teve ainda subidas e descidas fortes, curvas, atoleiros e muitas pegadinhas. No entanto, a parte mais desafiadora foi o trecho final, onde a planilha ganhou carga extra de velocidade ao encontrar a pista de terra extremamente escorregadia de um antigo arrancadão. No local, um bom público vibrou com a passagem dos veículos.

Encerrando a primeira metade da temporada 2016, o raid teve a participação de 24 equipes e acirrou ainda mais a disputa pelo campeonato. Nas três categorias em disputa, a prova em Videira levou ao lugar mais alto do pódio duplas que não haviam vencido nenhuma etapa até então (confira o resultado abaixo).

“Os pilotos e navegadores vieram bem aquecidos da prova anterior, em Joaçaba. Eles sabiam que aqui não encontrariam nada mais fácil. Testamos a resistência e eles se superaram. Todos estão de parabéns porque tivemos uma excelente prova neste ano”, comemora presidente do Jeep Clube de Videira e responsável pela organização, Valmir Fiorelli.

A temporada 2016 da maior competição off-road do Meio-Oeste de Santa Catarina terá ainda outras 8 etapas, em 4 cidades. A próxima parada será em Luzerna, que receberá a competição nos dias 27 e 28 de agosto.

.

Compromisso ambiental

Além de promover o esporte, a competição levanta também a bandeira a proteção ambiental, por isso tem o selo Carbon Free. Isso significa que todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado pelo plantio de árvores nativas pelos próprios participantes. A ação ambiental está prevista em regulamento e é realizada em todas as etapas.

A Copa Scherer 4×4 é realizada pela LOCIA (Liga do Oeste Catarinense e Sul Paranaense de Automobilismo para Esportes Off-Road e Regularidade), entidade que reúne desde 2007 os jeep clubes das cidades que recebem a competição.

.

RESULTADO – 7ª e 8ª Etapas

Categoria A (carros novos)

1ª lugar: Claudemir Hubner e Evaldo Schulz  – Caçador
2ª lugar: Elói Petry e Naôr Petry  – Joaçaba
3ª lugar: Sergio Ricci e Augusto Zimmermann – Passo Fundo (RS)
4ª lugar: Dirceu Potrich e Leonardo Luiz Gonzaga da Silva – Piratuba
5ª lugar: Renato Uliana e Álvaro Uliana – Joaçaba

.

Categoria B

1ª lugar: Filipe Diogo Paganini e Edinei Beims – Tangará
2ª lugar: Edmundo Hachmann e André Hachmann – Piratuba
3ª lugar: Bruno Tesser e Welliton Scotti – Caçador
4ª lugar: Leandro Reisdorfer e Cezar Grilo Ceron – Luzerna
5ª lugar: Rodrigo Reisdorfer e Márcio Camaroto – Luzerna

.

Categoria N

1ª lugar: Jair Carniel e Fábio Conte – Joaçaba
2ª lugar: Altair Maziero e Deivid Giacometi – Ouro
3ª lugar:  Telmo Ferreira Bastos e Sabrina Louise Bastos – Curitibanos
4ª lugar: Valdir Biazus Cortina e Edson Zagonel –  Joaçaba
5ª lugar: Juliano Matzenbacher e Carlos Surdi – Piratuba

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.