Por Guilherme Barbosa
Hoje, o primeiro dia oficial do transcatarina, o bixo pegou!!!Lama, lama, lama, lama, e depois da lama, mais um pouquinho de lama…No primeiro dia do evento, é oferecido um jantar com um cordeiro, que por sinal estava delicioso, e neste dia nos encontramos com um pessoal veterano da prova, da categoria master, uns catarinenses, que me convenceu a andar diferente hoje. A dica foi: “Na dúvida acelera!!!. E deu certo.Sempre mantendo o carro com giro alto acabamos andando bem durante as duas primeiras provas prova do dia. Quem mandou muito bem mas teve muito trabalho foi minha navegadora, a Lisiane, que por causa da lama e o motor cheio, o carro patinou muito durante todo o pecurso dentro das fazendas para fazer os ajustes de hodômetro.Andando forte conseguimos conquistar dois 4º na primeira e na segunda etapa da prova. Já a terceira, cometemos um erro em um “pega bobo” como os catarinenses chamam aqui no sul, que é um balaio curtinho, uma volta em uma árvore apenas, mas o hodômetro não bateu, a velocidade era alta e acabamos passando muito rápidos pela referência e não vimos. Conclusão, um 29º que nos levou para a 10ª posição na geral. Um excelente resultado para nós, já que ano passado estavamos lá no final do ranking.Tivemos um dia muito molhado e escorregadio mesmo. Os últimos dias deve ter passado de 160mm de chuva, não temos o que fazer, mas a organização está de parabéns e impecável, porque eles precisam de muito sangue frio para manterem uma prova como hoje, saber que trecho cortar, para que a prova continue segura e muito animada para todos os competidores.Nossos parceiros de equipe, André e Camila também estão mandando muito bem. Com a gigante L200 e em sua primeira participação, estão conhecendo melhor o carro e principalmente o terreno escorregadio, e assim completaram a prova sem maiores problemas.Na master tivemos nosso amigo, o Paulo Goes, que acabou tombando o carro em uma subida em alta velocidade e escorregou na curva final. É bem diferente de um capotamento, como alguns andaram comentando por ai, embora seja um acidente, foi tranquilo, ninguém se machucou e ele deve largar no segundo dia novamente.Tem uns videos rolando na internet de um troller capotando, mas isto não é competidor do rally mas sim do chamado Trilhão, o passeio, e lá o pessoal é meio maluco mesmo, se capota, destomba e continua a trilha, simples assim.Este ano pelo que vi a prova está mais segura e muito menos carros com problemas ou batidos que ano passado. Eu, inclusive por uma besteira, dei uma batida no troller ano passado.O segundo dia promete… nossa adrenalina continua em alta. Estamos indo descansar porque amanhã são mais 300km de prova!
Travessia de rio
.
Programação para o dia de hoje:
17/07 – sexta-feira
Roteiro: Canoinhas – Major Vieira – Rio Negrinho
7:31 – Largada do 1º carro
Local: Rua Vidal Ramos 608, Centro, Canoinhas/SC, próximo ao Hotel Santa Catarina.
15:01 – Chegada prevista do 1º carro
Local: Atrás do Pavilhão dos Imigrantes (Ginásio de Esportes), Travessa Antônio Scaburi, Rio Negrinho/SC.
19:30 – Jantar em Rio Negrinho
20:00 – Entrega dos boletos
20:30 – Cerimônia de premiação do dia 02
Local: Sociedade Musical Rio Negrinho (Rua do Seminário, 886, Centro, Rio Negrinho/SC)
.
Resultados
Os resultados e ordem de largada foram disponibilizados no site do Transcatarina ontem a noite e podem ser acessados pelos links abaixo:
– Ordem de largada do segundo dia
O resultado de cada etapa e as performances dos competidores também estão disponíveis no site do Transcatarina (clique aqui).