Como ganhar um rally de regularidade?

Você não pode errar!

Essa é a primeira resposta que vem a mente, mas quando você começa a pensar bem sobre o assunto, não é bem assim…

Você pode fazer uma prova perfeita, sem errar absolutamente nada e ainda assim alguém ir melhor do que você…

.

Então, o que fazer?

Acredito que 4 fatores são fundamentais:

  1. Piloto
  2. Navegador
  3. Carro
  4. Sorte

E não podemos dizer que cada fator contribui com 25% porque em cada prova um deles se sobressai e se um deles falhar, aquele lugar no alto do pódio vai ficar mais longe…

.

1 – Piloto

Acho que nem precisamos escrever muito aqui, acredito ser claro para todos que o piloto é fundamental em uma equipe de rally de regularidade. Ele precisa conseguir manter o carro nas velocidades estipuladas para andar o mais próximo do erro zero possível!

Isso inclui conseguir controlar o carro para passar por erosões, buracos, lombas, tops, curvas, tudo sem sair da velocidade que está na planilha… Haja braço!

E, como nem tudo é perfeito,  também tem que conseguir andar mais rápido para “tirar o tempo” quando a dupla erra algum caminho.

Um bom piloto faz diferença sim, mas não ganha rally sozinho…

.

2 – Navegador

No rally de regularidade navegador também é fundamental (pelo menos por enquanto…), ele é responsável por indicar o caminho para o piloto e, mais do que isso, por manter o hodômetro do equipamento de navegação sempre corrigido.

Se o piloto faz uma curva muito fechada ou aberta demais, o navegador tem que corrigir essa metragem, mas por quê?  Porque os equipamentos de navegação mais precisos utilizados hoje (inclusive para fazer o levantamento da prova) se baseiam na distância para dizer se você está adiantado ou atrasado e se a distância medida estiver errada, mesmo que somente 1 metro, ele já vai indicar seu tempo errado.

Imaginem um trecho na planilha de 30 km/h, nessa velocidade percorremos 1 quilometro em 2 minutos ou seja:

  • 1 km      –> 2 minutos
  • 1000 m –> 120 segundos
  • 8,3 m    –> 1 segundo
  • 0,83m (quase 1 m) –> 0,1 segundo (1 décimo de segundo)

Pensando nisso, se seu hodômetro estiver com 1 metro de erro você estará com o tempo 1 décimo de segundo errado (aproximadamente) e já começa a pontuar nos PC’s, agora imagine isso acumulando a cada curva… entendeu porque o navegador tem que ficar o tempo todo tomando conta do hodômetro?

Com as novas tecnologias, planilhas nos tabletes que andam sozinhas, até seria possível o piloto andar sozinho, mas acho muito difícil ele conseguir, além de tudo, ainda arrumar o hodômetro. Por isso, acredito que os navegadores ainda têm uma loga vida no rally de regularidade! (Ufa! :D)

Um bom navegador faz diferença sim, mas também não ganha rally sozinho…

.

3 – Carro

A maioria dos rallys de regularidade que temos hoje no Brasil são para 4×4, mas isso significa que qualquer 4×4 pode participar?

Veja bem, alguns regulamentos permitem sim a participação de qualquer 4×4, mas o carro vai influenciar MUITO no seu resultado.

Naquele momento que a velocidade da planilha vai de 25 km/h para 52 km/h você vai sentir falta daquele motor da Full… hehehe

Mas eu tenho uma TR e aí como faz? Sempre tem jeito, pode reprogramar por exemplo, dentre outros ajustes que podem ser feitos.

Pode-se mudar várias coisas nos carros para melhorar sua performance pensando no rally de regularidade (não esqueçam de consultar o regulamento para ver o que é permitido), mas as mais comuns são: trocar os pneus (colocando os mais adequados para terra), mexer na suspensão (aumentar ou reforçar) e fazer o remapeamento da injeção (para mudar a curva de aceleração do carro e conseguir mudar mais rápido as velocidades).

Um bom carro faz diferença sim, mas também não ganha rally sozinho…

.

4 -Sorte

Por que sorte? Porque, como eu disse lá no começo, você pode fazer tudo certo e ainda perder para alguém que tenha ido um pouco melhor que você.

Sorte sempre ajuda, pode ser para não pegar aquele caminhão que resolveu entrar na trilha ou não furar um pneu.

Sorte pode fazer diferença, mas também não ganha rally sozinha…

.

Resumindo

Ou seja: piloto não ganha prova sozinho, navegador não ganha prova sozinho, carro não ganha prova sozinho e não se ganha prova só com sorte… sempre teremos um conjunto dos quatro fatores!!!

Em cada momento um deles pode ser mais significativo e o mais importante é focar no que pode ser melhorado e treinar, muito!!!

O treino e a frequência de provas vão dar mais segurança tanto para piloto quanto para navegador e os resultados vão começar a aparecer!

Bora pra trilha!

.

.

Apoiadores

O post Como ganhar um rally de regularidade? apareceu primeiro em Tulipa Rally.