Iniciativa inédita entre as competições de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pretende superar fronteiras e abrir novos horizontes

A cidade de Passo Fundo vai ser a sede de uma parceria inédita no rally de regularidade do Sul do Brasil. A Copa Scherer 4×4 Carbon Free, de Santa Catarina, e a Copa Trancos & Barrancos, do Rio Grande do Sul, estão unindo forças para realizar uma prova em conjunto na cidade de cerca de 200 mil habitantes localizada no norte gaúcho. A prova está marcada para o dia 28 de julho, será válida pelos dois campeonatos e deve reunir diversas categorias de carros 4×4 e também os UTVs, a nova sensação do off-road brasileiro.

De acordo com um dos organizadores da Copa Scherer, Kassiano Kerber, o Kako, a parceria surgiu da ideia de abrir novos rumos para a competição, agregando valor ao evento e unindo novas ideias visando o crescimento do rally de regularidade na região Sul do país. “Pensamos em fazer algo diferente esse ano para abrilhantar melhor o campeonato, puxar novos desafios, fazer com que a Copa Scherer crescesse ainda mais. A ideia é nos aproximar mais com o pessoal do Sul e trazer mais competidores de fora para participar das nossas provas. Nós temos muito a somar com a Trancos & Barrancos, assim como eles têm a somar com a gente. Estamos aqui para aprender e para fazer o esporte crescer”, comenta Kako.

A programação em Passo Fundo está sendo organizada pelo Deividi Nardi, um dos responsáveis pela Copa Scherer em 2018, e terá a largada acontecendo em frente à sede da Scherer Autopeças, patrocinadora principal da competição. A chegada dos veículos será no Hotel Prix, com premiação e janta sendo realizadas no Centro de Eventos Palazzo, um dos locais de maior destaque do norte do Rio Grande do Sul para realização de eventos como casamentos e formaturas. “Como nós estamos em um raio de 250 quilômetros das principais cidades dos competidores e a 300 quilômetros da capital, vamos centralizar os participantes das duas competições em distância. Acredito que teremos uma festa grande e muito bonita”, ressalta Deividi.

A prova será realizada entre as cidades de Passo Fundo e Marau, onde os competidores vão passar por uma área típica da região do norte do Estado, com fazendas abertas, trilhas em campo aberto e também florestas de reflorestamento. “O terreno é um pouco diferente do que o pessoal está acostumado, porque é mais campo aberto e passa em meio a plantações de soja. Vamos organizar uma prova rápida, com muitos laços, no mínimo quatro horas de duração e bastante técnica, principalmente porque o nível dos competidores que vêm de Santa Catarina é muito elevado”, conta.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas que muitas vezes é realizado ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

.

CALENDÁRIOS

Além da etapa em conjunto em Passo Fundo, as duas competições já organizaram o restante de seus calendários. A Copa Scherer 4×4 Carbon Free realiza a abertura da competição no dia 28 de abril em Capinzal, depois é a vez da cidade de Concórdia receber uma etapa no dia 23 de junho. A prova de Piratuba acontece no dia 8 de setembro e a grande final do campeonato está marcada para o dia 17 de novembro em Joaçaba. Em 2018, as etapas de Capinzal e de Joaçaba serão válidas pelo Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4×4.

Já a Copa Trancos & Barrancos iniciou a temporada no dia 24 de fevereiro em Palmares do Sul com o 44º Rallye das Praias. Além da prova conjunta em Passo Fundo, o campeonato deste ano ainda conta com a etapa de Jaquirana no dia 19 de maio e a final que será realizada em Canela nos dias 12 e 13 de outubro.

Os dois campeonatos têm supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Copa Trancos & Barrancos é supervisionada pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e promovida pelo Clube Porto Alegre de Rallye (CPR) e Trecho 1 Eventos e Promoções. O patrocínio é de Imóveis Crédito Real, Multital Factoring, Segmento Construções, Revenda Marr Sul, SFI CHIPS, Prefeitura de Palmares do Sul, Filtrobom, Postos Charrua, Q7 Off-Road e Prefeitura de Jaquirana. O apoio é de D’primus Off-Road, Rotas e Trilhas e Comunicação 4×4.

A Copa Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), organização da West Eventos 4×4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Concórdia, Pampa Jipe Clube, Piratuba Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó e Monroe Amortecedores.

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.