Pilotos e navegadores encaram a Trilha da Tontura na 3ª e 4ª etapas da temporada 2016 da maior competição offroad da região Meio-Oeste de SC

Depois de uma primeira prova eletrizante em Tangará, no mês passado, a emoção da Copa Scherer 4×4 de Jeep Raid está de volta neste final de semana, com programação para o sábado e domingo (17). A terceira e quarta etapas da temporada 2016 terá o relevo radical da cidade de Capinzal como cenário. A maior competição offroad da região Meio-Oeste de Santa Catarina espera receber cerca de 40 equipes, em três categorias: “A” (carros novos), “B” (carros antigos) e “N”, que faz sua estreia nesta temporada reunindo os novatos.

Pilotos e navegadores vão percorrer 76 quilômetros, sendo 19 quilômetros de deslocamento e o restante navegável pela Trilha da Tontura, um trajeto novo desenhado numa área de reflorestamento próximo à localidade do Barro Preto, interior do município. De acordo com o diretor da prova, Kassiano Kerber, a trilha terá subidas fortes, cinco banhados e outras dificuldades típicas do esporte 4×4, o que exigirá habilidade e muita atenção dos competidores.

Além das três divisões competitivas, a Copa Scherer 4×4 também realiza o passeio, no qual não existe disputa e os participantes percorrem uma trilha alternativa, de 10 quilômetros, porém igualmente radical em meio a mata fechada, atoleiros e outros obstáculos, num percurso que deve durar cerca de quatro horas.

 

PROGRAMAÇÃO

No sábado (16), os participantes serão recepcionados partir das 17h no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro, na Linha Engenho Novo. A organização disponibilizará rampa para descarrega de veículos, além de local para camping e estrutura completa.

No domingo (17), dia da prova, os competidores se concentram a partir das 7h, também no Parque de Exposições. Às 7h40 acontecerá o briefing, com instruções sobre o percurso, e às 8h01 será a largada do primeiro carro. O passe13io inicia por volta das 8h30. A premiação acontece no local da largada, logo após a pausa para o almoço, programado para às 12h30.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 3ª e 4ª etapas do ano da Copa Scherer 4×4 estão abertas. O processo é simples e 100% on-line no site maisrally.com.br/eventos. Depois de selecionar o evento (prova ou passeio), é preciso preencher os dados e confirmar a participação. No site tem o regulamento e também o contato dos organizadores.  Mais informações estão na página oficial no Facebook (/copascherer4x4carbonfree).

 

COMPETIÇÃO CARBON FREE

Sediada numa das regiões mais belas do estado, a Copa Scherer 4×4 tem uma abrangência que ultrapassa os limites do Oeste catarinense, pois além de integrar participantes e comunidades, atrai pilotos e turistas de outros estados.  Essa visibilidade é usada nos últimos anos para conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente. Denominado um evento Carbon Free, todo o carbono emitido pelos veículos em cada uma das etapas é neutralizado por meio do plantio de árvore. Para cada 100 km percorridos por veículo, uma árvore é plantada.

 

SOBRE A COPA SCHERER 4X4

A Copa Scherer 4×4 é realizada pela LOCIA (Liga do Oeste Catarinense e Sul Paranaense de Automobilismo para Esportes Off-Road e Regularidade), entidade que reúne desde 2007 os Jeep clubes das cidades que receberão as etapas. Diferente da maioria das competições automobilísticas onde vence quem chega primeiro, na Copa Scherer o que conta é a regularidade. Os participantes recebem planilhas com informações sobre o percurso e as médias da prova. O objetivo é conseguir manter a média imposta. Vence quem perder menos pontos ao longo do caminho. O controle é eletrônico, feito por um moderno sistema de rastro GPS instalado em cada carro.