Poucos lugares na região Meio-Oeste de Santa Catarina reúnem características para uma prova offroad radical, na qual pilotos e navegadores enfrentam lama, atoleiros, piso escorregadio e um relevo cheio de subidas e descidas. Com certeza Capinzal é um deles e dessa mistura surgiu a Trilha da Tontura, palco da 3ª e 4ª etapas da Copa Scherer 4×4 de Jeep Raid, realizada na manhã do último domingo (17). A disputa que prometia alta competitividade e emoção superou expectativas e recebeu carga extra de velocidade num trajeto inédito.

Com participação de 26 equipes, divididas em três categorias competitivas, a prova teve 57 quilômetros de trechos cronometrados percorridos dentro de uma área de reflorestamento no interior do município. Embora não tenha chovido, o terreno estava bastante molhado, em função da chuva dos dias anteriores. Além disso, laços, pegadinhas, erosões e diversas curvas também testaram a perícia dos competidores, que foram submetidos a uma planilha com altas médias de velocidade. Mesmo assim, a prova teve cerca de quatro horas de duração.

Para conquistar o título em Capinzal, somando pontos para o campeonato, foi preciso ousadia. Na categoria “A” (veículos novos), a dupla da casa Everton Gratt e Wesley Sari caprichou e obteve a melhor pontuação. Na categoria “B” (veículos antigos), os representantes da cidade de Caçador, Bruno Tesser e Welliton Scotti, fizeram uma prova de recuperação e ergueram o troféu. Já entre os novatos, Telmo Ferreira Bastos e a filha Sabrina Louise, de Curitibanos, venceram com boa margem sobre a equipe vice-campeã. As duplas vencedoras lideram os respectivos campeonatos nas três categorias após quatro etapas.

De acordo com o diretor da prova, Kassiano Kerber, os elogios dos competidores são o termômetro para avaliar o trabalho realizado.  “O que nos move é a paixão pelo esporte 4×4, por isso buscamos realizar a Copa Scherer pensando na expectativa dos competidores, que é sempre alta e exige profissionalismo. Salvo alguns pequenos desafios que precisamos superar a cada etapa, acredito que todos gostaram muito por ter sido uma trilha pesada, mas toda transponível”, afirma.

Como parte da programação, a Copa Scherer 4×4 também realizou o passeio, categoria não competitiva que contou com 18 carros. Os participantes percorreram uma trilha alternativa de 10 quilômetros, porém igualmente radical em meio a mata fechada, atoleiros e outros obstáculos.

A Copa Scherer 4×4 é realizada pela LOCIA (Liga do Oeste Catarinense e Sul Paranaense de Automobilismo para Esportes Offroad e Regularidade), entidade que reúne desde 2007 os jeep clubes das cidades que recebem as etapas. A próxima prova será em Joaçaba, nos dias 21 e 22 de maio.

.

.

COMPETIÇÃO CARBON FREE

Sediada no Meio-Oeste, uma das regiões mais belas do estado, a Copa Scherer 4×4 Carbon Free tem o compromisso de conscientizar competidores e comunidades sobre a preservação do meio ambiente. Em Capinzal, todos os pilotos e navegadores realizaram o plantio de árvores nativas a fim de neutralizar todo o carbono emitido pelos veículos. A ação está prevista em regulamento e será repetida durante as outras seis etapas ao longo do ano.

.

RESULTADO DA PROVA

Categoria A

1ª lugar: Everton Gratt e Wesley Sari – Capinzal
2ª lugar: José Andrade Junior e Eduardo Leobet – Piratuba/Ipira
3ª lugar: Rogerio Acunha e Gustavo Plieski – Concórdia

.

Categoria B

1ª lugar: Bruno Tesser e Welliton Scotti – Caçador
2ª lugar: Jonatas Migliorini e Deividi Nardi – Passo Fundo (RS)
3ª lugar: Filipe Diogo Paganini e Marco Bonato – Tangará/Pinheiro Preto

.

Categoria N

1ª lugar: Telmo Ferreira Bastos e Sabrina Louise Sonda Bastos – Curitibanos
2ª lugar: Juliano Matzenbacher e Leandro Riffel – Piratuba
3ª lugar: Stelmar Marcio Senger e Diogenes Pegoraro – Piratuba

.

.

.

Confira o clipe da etapa: 

.

Notícia divulgada pela assessoria de imprensa.