Prova de abertura da temporada de rallys no Rio Grande do Sul aconteceu no último sábado, dia 24

Carros 4×4 de vários modelos e também os UTVs fizeram a festa no litoral norte gaúcho no último sábado, dia 24 de fevereiro, em Palmares do Sul. A abertura da V Copa Trancos & Barrancos foi realizada com a 44ª edição do Rallye das Praias e reuniu 30 veículos e 60 competidores de três estados. Além dos representantes do Rio Grande do Sul, a competição atraiu pilotos e navegadores de Santa Catarina e do Paraná. Depois de cerca de sete horas de prova e mais de 200 quilômetros percorridos foram conhecidos os vencedores das categorias Graduado, Turismo, Novato e UTVs.

A grande sensação da Copa Trancos & Barrancos tem sido aqueles veículos 4×4 multitarefas que são uma espécie de intermediário entre o quadriciclo e o carro. A competição realizou a primeira prova de rally regularidade com os UTVs no Rio Grande do Sul no ano passado e agora em 2018 os veículos estarão presentes novamente em todas as etapas. Em Palmares do Sul quem largou na frente foi a dupla campeã em 2017 pela categoria, o piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí. “Tivemos a felicidade de fazer duas etapas muito boas. Foi uma prova que mudou muito, contou com muita areia e uma navegação intensa. A primeira etapa teve mais areia e laços compridos e a segunda foi mais longa, mais travada, e sentimos o cansaço, mas tivemos um desempenho ainda melhor”, comenta Tiago.

A dupla estreou um modelo novo de UTV em Palmares do Sul, o Can-Am Maverick X3. “É um veículo bem melhor do que o modelo que a gente usou na nossa primeira prova em Canela no ano passado e foi muito bem preparado. Na segunda etapa da prova passamos em meio a reflorestamento com galho, toco, pedra e buraco, mas o UTV é muito forte e passa por cima disso tudo. Agora vamos nos dedicar mais a essa categoria que vem crescendo muito, vem sendo muito competitiva, e é a mais próxima do rally de velocidade”, conta o navegador campeão dos UTVs.

Entre os carros o destaque veio de São José, Santa Catarina. O campeão do Rally dos Sertões como navegador em 2016, Gustavo Schmidt, venceu a prova pilotando um Troller ao lado do navegador Gabriel Ramos Mores. “Foi uma prova muito boa e tivemos uma recepção excelente em Palmares. O Alexandre Rech (diretor de prova) está de parabéns por receber tão bem os competidores. A prova estava com médias tranquilas, sem forçar o carro, e exigiu bastante da metragem do navegador”, diz Gustavo.

Na categoria Turismo, uma nova dupla de competidores se formou para participar da prova de Palmares do Sul e já estreou no topo do pódio. O piloto Matias Grazziotin, de Passo Fundo, e o navegador Ismael Peteffi, de Novo Hamburgo, se reuniram pouco antes da competição. “Foi a primeira vez que andamos juntos e tivemos um resultado surpreendente. A prova foi muito boa, com uma planilha rica nos detalhes e de navegação rápida. Também foi uma prova segura, pois foi preservada as médias mais baixas nos locais que precisam. Com a experiência do meu piloto, conseguimos tirar alguns atrasos e chegar a um resultado satisfatório”, comenta Ismael, que estava há um ano sem competir.

Entre os novatos, a dupla de Gravataí formada pelo piloto Lourenço Fritsch e pelo navegador Henrique Bajerski conquistou o topo do pódio pela primeira vez. “A prova foi muito técnica, com constante troca de médias de velocidade e com um terreno arenoso, o que dificultou a navegação. Meu piloto Lourenço está quase recuperado de uma cirurgia no braço, se superou na pilotagem e foi a chave principal para a conquista do primeiro lugar nesta etapa da Copa Trancos e Barrancos. Estamos confiantes que neste ano possamos subir mais vezes ao pódio, adquirindo conhecimento e experiência a cada prova que participamos”, comenta Henrique.

Já a dupla vice-campeã da Novatos veio de Nova Petrópolis com incentivo especial. A piloto da categoria, Dalva Neumann, resolveu experimentar o esporte motivada pelo marido, o piloto da Graduados José Neumann, e estreou com um segundo lugar em Palmares do Sul ao lado do navegador Jonathan Grahl.  “Logo na largada o nervosismo e a ansiedade tomaram conta e estávamos perdidos, achando tudo muito rápido e confuso. Não conseguimos entrar na prova e demorou para pegarmos um pouco a manha das indicações, tempos e distâncias de uma referência até outra. Depois nos entendemos melhor e conseguimos entrar na prova. Começamos a gostar da coisa, nos animamos e conseguimos chegar ao final com a sensação de ter andado relativamente bem. Ser recebida pelo marido com um sorrisão no rosto e ver a alegria e a satisfação dele foi a cereja do bolo”, conta Dalva.

Em 2018, a Copa Trancos & Barrancos têm quatro provas programadas. Além de Palmares do Sul, já estão agendadas as datas de 19 de maio, quando a competição volta a contar com uma prova em Jaquirana, e 21 de julho, com cidade ainda a ser confirmada. A final da competição acontece em Canela, na Serra Gaúcha, no feriadão dos dias 12 e 13 de outubro.

A Copa Trancos & Barrancos tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e é promovida pelo Clube Porto Alegre de Rallye (CPR) e Trecho 1 Eventos e Promoções Ltda. O patrocínio é de Imóveis Crédito Real, Multital Factoring, Segmento Construções, Revenda Marr Sul, SFI CHIPS e Prefeitura Municipal de Palmares do Sul. A etapa de abertura contou com apoio do Jeep Clube de Palmares do Sul, D’primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Resigal e Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA).

Confira abaixo os pódios completos de cada categoria:

PÓDIO UTVs (Piloto/Navegador)

 | Aurélio Bilhalva (Pelotas-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
 | Leandro Barazetti e Marcos Vinícius (Francisco Beltrão-PR)
 | Ricardo Santos e Guilherme Natal (Criciúma-SC)
4º | Cristiano Vicente (Jaraguá do Sul-SC) e Sandro Mascarenhas (Porto Alegre-RS)
5º | Christian Hoerde (Eldorado do Sul-RS) e Jeteni Boeira (Gravataí-RS)

PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador)

 | Gustavo Schmidt e Gabriel Ramos Mores (São José-SC)
 | Sérgio Ricci (Passo Fundo-RS) e André Lenger (Chapecó-SC)
 | Milton Roberto Dresch (Estrela-RS) e Marcos Fernando Evangelista (Curitiba-PR)
4º | Rafael Cardoso (Novo Hamburgo-RS) e Tiago Silva (Gravataí-RS)
5º | José Neumann e Robson Roloff (Nova Petrópolis-RS)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

 | Matias Grazziotin (Passo Fundo-RS) e Ismael Peteffi (Novo Hamburgo-RS)
 | Eduardo Casagrande (Alvorada-RS) Gabriel Zanoni (Porto Alegre-RS)
 | Carlos Eduardo Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí-RS)
4º | Jader Mendes e Jader Mendes Júnior (Canoas-RS)

PÓDIO NOVATO (Piloto/Navegador)

 | Lourenço Fritsch e Henrique Bajerski (Gravataí-RS)
 | Dalva Neumann e Jonathan Grahl (Nova Petrópolis)
 | Jose Luiz Todero (Caxias do Sul-RS) e Arthur Alves (Viamão-RS)
4º | Ricardo Luiz Zanin e Juliana Maschio (Passo Fundo-RS)
5º | Carlos Dias da Costa (Porto Alegre-RS) e Jackson Blauth (Alvorada-RS)

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.