Competição acontece em outubro em Canela e ainda conta com as categorias Graduado, Turismo, Novato e Especial 4×4

Chegou ao Rio Grande do Sul uma categoria de rally regularidade que chama a atenção e cresce cada vez mais no país. A Copa Trancos & Barrancos realiza sua quarta edição nos dias 12, 13 e 14 de outubro na cidade de Canela, na Serra Gaúcha, e inclui neste ano a participação de UTV’s e Quadriciclos. O evento ainda conta com as categorias Graduado, Turismo, Novato e Especial 4×4, além do Passeio da Photo Trilha, que acompanha parte da prova e também leva os participantes para conhecerem as atrações turísticas da Serra Gaúcha.

Os UTV’s (veículo utilitário de multitarefas, na tradução livre), são aqueles “carrinhos” também conhecidos por “gaiolas”, onde piloto e navegador podem competir em um veículo 4×4 com segurança similar a dos carros e emoção parecida com a das motos. Já os Quadriciclos também são chamados de ATV’s (veículo para todos os tipos de terreno, na tradução livre) e se parecem muito com uma moto com quatro rodas. Nos dois tipos de veículos os ocupantes devem usar capacetes.

As principais vantagens dos UTV’s e Quadriciclos são os menores custos com aquisição, preparação e manutenção para participar de provas off-road. “Quem já corre com carro está aderindo ao produto e o número de UTV’s nos rallys vem crescendo. Uma das facilidades é que ele vem pronto. Se você compra um carro 4×4 para competir tem que preparar ele com suspensão, amortecedor, pneus, entre outros equipamentos e acessórios. O UTV não precisa fazer nenhuma alteração, apenas ajustes do gosto do comprador. Além disso, o veículo também não necessita muita manutenção, ele é especialmente preparado para andar fora da estrada em terrenos difíceis”, comenta o proprietário da Marr Sul Power Sports, Patrick Sbruzzi Alves.

Categoria cresce no país

Os UTV’s vêm crescendo no Brasil e agora chegam ao Rio Grande do Sul. No Rally dos Sertões a categoria já triplicou o número de veículos participantes desde a estreia em 2012. Já no Rally Dakar os UTV’s trouxeram muita alegria para o Brasil na última edição. Em 2017, a dupla formada pelo piloto Leandro Torres e pelo navegador Lourival Roldan foram os primeiros brasileiros a ganharem a competição em uma classificação geral de categoria.

Agora a Copa Trancos & Barrancos estreia o rally de regularidade em UTV’s com apoio da Marr Sul. Com lojas em Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas, a empresa começa a trabalhar com rallys ajudando na promoção de competições para os amantes do esporte. “A gente está apostando muito na Copa T&B. Como o segmento no resto do país está crescendo muito, acredito que vai crescer aqui no Estado também. Hoje o Rio Grande do Sul é o número um no país na linha de Quadriciclios e isso tem a ver com o trabalho da Marr Sul apoiando eventos, feiras e incentivando o esporte. Acredito que os UTV’s podem seguir esse caminho também”, finaliza Patrick.

A competição é organizada pelo diretor de prova Alexandre Rech na região da Serra Gaúcha, onde os UTVs e Quadriciclos vão percorrer o mesmo trajeto das outras categorias, sendo que largam antes dos carros. “Vai ser uma prova interessante no sentido de criar desafios para os competidores, com médias bem mais altas que a dos carros, pois o tipo de veículo impõe isso. Essa será a nossa primeira prova nessa categoria e vai ser uma espécie de laboratório pra gente. Depois, com base nos depoimentos dos competidores, vamos montar uma prova ainda melhor no ano que vem”, conta Alexandre.

Programação

A programação inicia na quinta-feira, dia 12, com o funcionamento da secretaria das 18h às 22h no Pampas Hotel Fazenda de Canela, mesmo local da largada dos dois dias de prova. Na sexta-feira e no sábado, dias 13 e 14, acontecem as provas sempre com largada às 9h31min e previsão de chegada para 16h30min. Na sexta-feira será realizada a primeira cerimônia de premiação onde os três primeiros de cada categoria recebem seus troféus. No sábado, além do pódio da prova, também serão premiados os grandes vencedores da Copa Trancos & Barrancos 2017, onde os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão seus troféus. A programação encerra com janta de confraternização e show com a banda AC/DC Cover.

Inscrições

No site da Copa T&B (www.copatb.com) é possível fazer a inscrição com desconto até 30 de setembro e conferir mais informações. Cada veículo inscrito tem direito a quatro camisetas, duas jantas na sexta-feira, duas jantas no sábado, festa de encerramento, seguro de prova e kit com adesivos. A organização também solicita, como parte da inscrição, a doação de 15 quilos de alimentos não perecíveis por equipe. Toda a arrecadação será destinada a entidades de assistência social de Canela. A iniciativa faz parte do projeto “Ação Off-Road Solidária” que ocorre em todos os eventos promovidos pela Trancos & Barrancos.

A Copa Trancos & Barrancos tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e é promovida pelo Clube Porto Alegre de Rallye (CPR) e Trecho 1 Eventos e Promoções Ltda. O patrocínio é de Wall System, Termotêxtil, Pizzolatto Advogados, Multital Factoring, Segmento Construções, Imóveis Crédito Real, DS Trac, Filtrobom, Tork 4×4, Cigam Software de Gestão, Promec 4×4, Reiko/Trilha SC Rally Team, Q7 Off-Road, Transpotech, Revenda Marr Sul, Prefeitura Municipal de Canela e Pampas Hotel Fazenda de Canela. A competição ainda tem apoio da Prefeitura de Porto Alegre através do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesporte) do Conselho Municipal do Desporto (CMD).

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.