Competidores dos três estados do Sul enfrentaram a chuva e o frio e foram presenteados com as lindas paisagens da região

A cidade que abrigou a primeira prova da história da Copa Trancos & Barrancos voltou a receber a competição no último sábado, dia 19 de maio. Jaquirana, localizada na região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha, encantou competidores vindos dos três estados do Sul do Brasil com suas lindas paisagens e a hospitalidade da comunidade local. A prova contou com a participação de 11 UTVs e 21 carros nas categorias Graduado, Turismo e Novato. No total, mais de 60 pilotos e navegadores enfrentaram muita chuva e frio para disputar os lugares mais altos do pódio. Com os resultados da segunda prova do ano, o campeonato promete ser disputado nas quatro categorias.

Os competidores percorreram cerca de 130 quilômetros de prova e durante o trajeto foram presenteados com a beleza natural da região. Atravessaram o Rio Tainhas no Passo do S, ponto turístico local, percorreram mais de 50 quilômetros entre reflorestamentos e encerraram a prova com um desafio em uma pista montada em meio a uma serraria. No local, os veículos passaram por baixo de um silo e por dentro de um galpão de máquinas em um percurso que ajudou a definir os melhores competidores do dia.

A Copa Trancos & Barrancos em Jaquirana ainda contou com o Passeio da Rotas & Trilhas e a Trancos Adventure by Q7 Off-Road que reuniram mais de 20 carros em grupos de amigos e famílias para aproveitar as belas paisagens da região. Outra atração foi a participação do navegador campeão do Rally Dakar em 2017, Lourival Roldan, que competiu ao lado do piloto Giovani Mello e ainda aproveitou para dar aula de navegação aos dois filhos do seu novo parceiro de rally. “Foi uma excelente prova. Agradeço a oportunidade de conhecer e reencontrar pessoas legais. Valeu muito a pena ter vindo. Ao Alexandre Rech (diretor de prova) desejo que continue com este nível técnico e promovendo o rally com este ótimo atendimento”, comenta Lourival.

Pódio catarinense na Graduado

Pela categoria Graduado, destinada aos competidores mais experientes, pilotos e navegadores de Santa Catarina fizeram a festa com representantes em quatro colocações do pódio. Entre eles, o piloto Everton Gratt, de Capinzal, e o navegador Wesley Sari, da cidade de Ouro, foram os grandes campeões do dia. “Foi uma prova excepcional, de um nível técnico altíssimo. A chuva deu uma apimentada na emoção e fizemos uma boa navegação apesar da chuva. A ideia é andar até o final do campeonato para sairmos campeões, vamos trabalhar para isso”, comenta Gratt.

Para o navegador Wesley Sari a comemoração com a prova começou antes mesmo da divulgação do pódio. “Independente do nosso resultado já tínhamos falado que há tempos não fazíamos uma prova tão gostosa como essa de Jaquirana. O clima ajudou, deixando tudo com um brilho a mais e a paisagem então não tem nem o que falar”, destaca o campeão da Graduado.

Dupla de irmãos retorna ao rally

A prova de Jaquirana também foi marcada pela volta às competições de uma dupla de irmãos de Caxias do Sul. O piloto Marcos Bortoluz e o navegador Marcelo Bortoluz voltaram a competir juntos depois de um intervalo de quatro anos. Campeões de provas como a Copa Troller e a Mitsubishi Motorsports, a dupla voltou afiada e já abocanhou o segundo lugar do pódio da Graduado em Jaquirana. “Decidimos fazer essa prova em virtude de todas as pessoas do meio off-road estarem falando muito bem das provas organizadas pelo Alexandre Rech. Os comentários se confirmaram, tivemos uma prova muito bem medida, segura e dinâmica”, comenta Marcos.

Gaúchos dominam a Turismo

A categoria intermediária da competição contou com destaques locais. O piloto Matias Grazziotin, de Passo Fundo, e o navegador Daniel Antoniolli, de Caxias do Sul, levaram a melhor na chuva e no frio. “Foi uma ótima prova. O alinhamento entre médias justas, excelente terreno e o tempo ajudando tornou a etapa muita divertida e desafiadora na pilotagem”, diz Matias. Para Daniel, a chuva não deu margem para erros. “A prova foi rápida e com chuva recuperar tempo perdido é muito difícil”, frisa.

O piloto Carlos Eduardo Ruschel e o navegador João Paulo Ruschel ficaram na segunda colocação na categoria. A dupla vem de Gravataí e é formada por pai e filho, respectivamente. “Jaquirana é um local mágico para o rally. Além de paisagens muito bonitas, a região oferece características que deixam a prova rápida e desafiadora. Cruzar o Passo do S é uma experiência única. Certamente queremos voltar”, vibra o piloto.

Santa Catarina se destaca na Novato

Entre os novatos, o Estado de Santa Catarina marcou presença novamente e desta vez subiu nos três primeiros lugares no pódio. Uma dupla formada por pai e filho de Piratuba foi a grande campeã do dia. O piloto Ari Tondin e o navegador André Tondin competiram pela primeira vez em uma prova da Copa Trancos & Barrancos. “Tivemos ótimas indicações, estávamos ansiosos por essa prova e fomos muito bem recebidos. O frio e a chuva no decorrer do percurso só deram um gosto a mais de adrenalina às médias altas e aos trechos bem planilhados”, aponta André.

Na segunda colocação entre os iniciantes no esporte, o piloto Giovani Rodrigues Modolon, de Jaguaruna, e o navegador Samuel Serafin da Silva, de Tubarão, comemoraram o resultado obtido em sua primeira competição fora do seu Estado. “Foi uma experiência nova e fantástica. A chuva exigiu da equipe um grau a mais de dificuldade, mas o trajeto foi muito bem traçado e com referências perfeitas”, diz Samuel.

Gaúchos vencem nos UTVs

Entre os UTVs o destaque ficou no Rio Grande do Sul. Após quebrar na primeira prova da Copa Trancos & Barrancos e não somar pontos, a dupla formada pelo piloto Fábio Torcato, de Porto Alegre, e pelo navegador Deividi Nardi, de Passo Fundo, conquistou o primeiro lugar em Jaquirana. “Foi animal! Pilotando um Polaris RZR XP 1000 descobri que sou apaixonado por UTVs. Foram inúmeros obstáculos, médias altas e pegadinhas muito rápidas, uma prova como há anos eu não curtia”, ressalta Fábio.

Do Paraná veio a dupla segunda colocada nos UTVs. O piloto Leandro Barazetti e o navegador Marcos Marchioro são de Francisco Beltrão e com o resultado estão fortes na briga pelo campeonato. Os dois têm a mesma pontuação dos primeiros colocados na classificação geral de pilotos e navegadores. “Gostamos muito da prova, as médias estavam altas, do jeito que a gente gosta, e não dava para descuidar da planilha. Ficar em segundo lugar foi ótimo, pois a prova estava difícil para todos e agora estamos juntos com o primeiro colocado. Agora é esperar pela prova de Passo Fundo para acelerar novamente”, diz Marcos.

Em 2018, a Copa Trancos & Barrancos já passou pela cidade de Palmares do Sul, onde foi realizada a etapa de abertura da competição com o 44º Rallye das Praias. Além de Jaquirana, o calendário de provas ainda contempla a cidade de Passo Fundo no dia 28 de julho onde será realizado um evento em conjunto com a competição catarinense Copa Scherer 4×4 Carbon Free. A grande final acontece em Canela, na Serra Gaúcha, no feriadão dos dias 12 e 13 de outubro.

A Copa Trancos & Barrancos tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A promoção é do Clube Porto Alegre de Rallye (CPR) e Trecho 1 Eventos e Promoções Ltda. O patrocínio é de Imóveis Crédito Real, Multital Factoring, Segmento Construções, Revenda Marr Sul, SFI CHIPS, Filtrobom, Postos Charrua, Q7 Off-Road, Bump Amortecedores e Prefeitura Municipal de Jaquirana. A etapa contou com apoio de D’primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Serra Verde Madeiras, Equipe Trancos & Barrancos e Comunicação 4×4.

.

Confira abaixo os pódios completos da prova de Jaquirana:

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)

1º | Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
2º | Marcos Bortoluz e Marcelo Bortoluz (Caxias do Sul-RS)
3º | Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Tiago Silva (Gravataí-RS)
4º | Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Roberto Spessatto (Chapecó-SC)
5º | Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Ewerton Lucena (Caxias do Sul-RS)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

1º | Matias Grazziotin (Passo Fundo-RS) e Daniel Antoniolli (Caxias do Sul-RS)
2º | Carlos Eduardo Ruschel e João Paulo Ruschel (Gravataí-RS)
3º | Jader Mendes e Jader Júnior (Canoas-RS)

PÓDIO NOVATO (Piloto/Navegador)

1º | Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
2º | Giovani Rodrigues Modolon (Jaguaruna-SC) e Samuel Serafin da Silva (Tubarão-SC)
3º | Fábio Dalpaz e Sílvia Dalpaz (Rio do Sul-SC)
4º | Carlos Dias Costa e Jackson Blauth (Porto Alegre-RS)
5º | Dalva Neumann e Jonathan Grahl (Nova Petrópolis-RS)

PÓDIO UTV (Piloto/Navegador)

1º | Fábio Torcato (Porto Alegre-RS) e Deividi Nardi (Passo Fundo-RS)
2º | Leandro Barazetti e Marcos Marchioro (Francisco Beltrão-PR)
3º | Cristian Hoerde (Eldorado do Sul) e Jeteni Boeira (Gravataí-RS)
4º | Aurélio Bilhalva (Pelotas-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
5º | Fernando Stedile (Passo Fundo-RS) e Jeferson Souza (Caxias do Sul-RS)

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.

Texto e Fotos: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4