É com muito orgulho que informamos que o Brasil é campeão do Rally Dakar 2018, mais uma vez!!!

Os brasileiros Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin são os campeões da categoria para UTVs no 40º Rally Dakar a bordo de seu Can-Am Maverick X3 Turbo. Varela e Gugelmin fizeram um Dakar brilhante, venceram 5 das 14 etapas do rally, record entre os UTVs, e após mais de 8.000 kms de prova, chegam com57min e 37s de vantagem na frente da dupla formada pelo Francês Patrice Garrouste e o suíço Steven Griener, num total de 72h, 44min e 06s no rally inteiro.

Foram 4.329 quilômetros de especiais que, somados aos deslocamentos, totalizaram 8.793 quilômetros no trajeto que começou em território peruano (Lima), passou pela Bolívia e terminou na Argentina, tendo sido considerado uma das mais difíceis edições de todos os tempos, incluindo o tempo em que a competição era disputada entre a Europa (Paris) e África (Dakar).

“Estou muito emocionado”, disse o experiente piloto Varela em entrevista para o Mundo Press. “Dedico o título a minha família, que está sempre ao meu lado, ao navegador Gustavo Gugelmin, responsável por uma navegação perfeita, e para a equipe South Racing Can-Am/Divino Fogão, que proporcionou o melhor UTV e a melhor estrutura possíveis. O Can-Am Maverick X3, mais uma vez, mostrou que está pronto para qualquer situação”, continuou.

O navegador, Gustavo Gugelmin, que cumpriu a sua terceira participação no Rally Dakar também comenta seu título:

“O título no Rally Dakar é um sonho realizado”, afirmou o navegador. “Foi muito difícil chegar até aqui, agora estou muito feliz e tranquilo, com a sensação de dever cumprido. O Brasil está no topo do mundo e espero que essa conquista traga mais apaixonados para o esporte”, concluiu Gugelmin.

É o segundo ano consecutivo que competidores brasileiros vencem na categoria UTV (agora denominada SxS). No ano passado a dupla Leandro Torres e Lourival Roldan foi a primeira a conseguir tal feito.

Resultado final:

1º) #356 REINALDO VARELA / GUSTAVO GUGELMIN – 72H 44′ 06”

2º) #361 PATRICE GARROUSTE / STEVEN GRIENER + 00h57’37”

3º) #387 CLAUDE FOURNIER / SZYMON GOSPODARCZYK + 10H 09’25”

4º) #396 JOSE LUIS CAMPO / RAFAEL CORDOBA + 10H 13′ 20”

5º) #351 CAMELIA LIPAROTI / ANGELO MONTICO + 27H 54′ 15”