Quinto dia do Dakar por Youssef Haddad:

“Ça Va” Peru – a Mauritânia das Américas!

Quando o Rally Dakar ainda era realizado na África, havia um consenso entre os competidores da categoria carros: se alguém quisesse ganhar, devia abrir uma boa vantagem até chegar nas Especiais da Mauritânia, pois lá, Peterhansel e Jean Paul eram dominantes e recuperavam diferenças inacreditáveis! Agora, com o Dakar na América do Sul, a mesma dupla repete o domínio, só que dessa vez nas areias do deserto do Peru. Foram 5 Especiais, onde a dupla francesa viu seus adversários diretos se acidentarem como Nani Roma, baterem em pedra como Cyril Despres, ficarem atolados como Nasser Al Attiyah, terem problemas mecânicos como De Villiers e terem que abandonar devido contusão de navegador, como aconteceu nesta quarta-feira com Loeb, que caiu de uma duna e com o impacto Elena feriu o cóccix. Tudo acontece com todos, menos com eles! Resumindo, Peterhansel e Jean Paul saem do Peru com 31 minutos de vantagem para a dupla segundo colocada, seus companheiros de equipe, Sainz / Lucas, e incríveis 1 hora e 15 minutos para os terceiros, a dupla da Toyota, Ten Brinke e Perin. Nasser e Mathieu, tiveram mais um dia difícil, enfrentando problemas na transmissão da sua Toyota, porém em um dia repleto de baixas, estão em quarto no acumulado, distantes 1 hora e 23 minutos dos líderes.

O Rally Dakar ainda tem nove Especiais a serem realizadas, algumas extremamente difíceis, as quais eu destaco a oitava – dunas e altitude na segunda perna da maratona na Bolívia; e a nona e décima Especiais – essas na dificílima e quente região de Belém e Fiambala. Muita coisa ainda pode acontecer, porém a tendência é que a dupla líder use toda a sua experiência e a vantagem conquistada até aqui, para andar com uma enorme margem de segurança e deixar a bomba na mão dos adversários. Pela confiabilidade demonstrada pelos Peugeots nos últimos anos, “Mister Dakar” deve abrir vantagem no ranking de títulos.

Quem merece um destaque nesta quarta-feira, é o holandês da Toyota, Ten Brinke, sempre tido como um piloto rápido, porém inconstante, normalmente brigando por posições no segundo escalão do rali. Nesse Dakar, ele vem fazendo uma prova regular e sem erros, estando nesse momento, em terceiro lugar no acumulado e mais que isso, sendo o primeiro “não” Peugeot. Inevitável creditar muito dessa evolução de Ten Brinke, ao navegador Michel Perin – experiente e já campeão do Dakar. Provando mais uma vez que rali é um esporte em dupla e às características de piloto e navegador, devem se somar: velocidade, experiência, regularidade, conhecimento mecânico, entre outros pontos.

Mais informações interessantes: no momento, a classificação acumulada do Dakar, tem entre seus 10 primeiros carros, cinco 4×2 e cinco 4×4. Sendo 3 Peugeots, 3 Toyotas, 1 Mini, 1 Ford e 2 Buggys. O mais incrível, dos 14 pilotos considerados “oficiais de fábrica”, apenas 5 ainda figuram entre os 10 primeiros!

Quanto aos brasileiros, mais um bom dia para MarceloMedeiros, quinto colocado nesta quarta-feira e décimo primeiro no acumulado – nas Especiais de estrada, o piloto de quadri, do Maranhão, deve brigar por vitórias! ReinaldoVarela e GustavoGugelmin espantaram o azar e venceram o dia! Uma coisa é certa, viveremos fortes emoções até o final do rali com os UTVs e tomara que tenhamos um tão feliz quanto no ano passado, com Leandro e Lourival. Já a dupla Sawaia e Marcelo, ainda segue na Especial, mantendo-se na prova e com o sétimo tempo nas parciais.

Nesta quinta-feira, os pilotos irão encontrar uma característica totalmente diferente de prova, deixam as areias na costa e seguem em direção a La Paz, pelas montanhas e com estradas. Essas Especiais, normalmente, têm as diferenças de tempo menores entre os competidores, porém também costumam ser marcadas por fortes acidentes, ou alguém esqueceu do último do Carlos Sainz?

Youssef Haddad
Spinelli Racing

.

.

Próxima etapa
11/1/2018 – 6ª etapa
Arequipa (Peru) / La Paz (Bolívia)
Deslocamento: 445 km
Especial (trecho cronometrado): 313 km
Total do dia: 758 km

Conheça mais sobre a Spinelli Racing Experience, empresa de desenvolvimento automobilismo e automotivo de Guiga Spinellie Youssef Haddad.
Acesse a página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/pg/spinelliracing