Hoje o dia foi longo. Ontem sendo a primeira especial mais curta do rally com apenas 31km de especial e 241km de deslocamento, hoje foi o contrário, apenas 11km de deslocamento e 267km de especial. E o trajeto continuou entre as dunas… muitas delas, e durante a grande parte do trajeto. Poucos trechos os competidores passaram por alguns estradas de chão mais duro com pedras, o que dominou a paisagem mesmo foi a areia, mais uma vez, e será assim por vários dias neste rally.

O Quadri #282 do Marcelo Medeiros chegou inteiro no bivouac e fez o 11º melhor tempo do dia e está na 29ª posição na geral.

Quem se deu muuuuuito bem hoje foi Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin do UTV #356. A dupla que possui muita experiência em provas de rally aqui no Brasil e fora também, se já não bastasse cravar o melhor tempo da especial de hoje, tiraram 40 minutos de atraso que tiveram ontem devido alguns atolamentos. Varela, em entrevista para o Ricardo Ribeiro, da página #DakarnoBrasil2018 no Facebook, disse que se divertiu muito durante a especial de hoje, que andar nas dunas é a parte mais deliciosa do rally, ainda mais quando tudo da certo e não atolam em nenhum momento. Confira a entrevista:

Zeca Sawaya e Marcelo Haseyama do UTV #378, ainda não tem seu tempo computado no ranking do Dakar, mas sabemos que eles chegaram no Bivouac. As vezes acontecem isso mesmo, tanto com o site do Dakar quanto do Aplicativo para celular, um competidor que acaba ficando um pouco atrasado, não da tempo da equipe do Dakar atualizar as informações no sistema e ficamos meio perdidos sem saber o que aconteceu, mas o importante e que a informação que eles chegaram, e estão bem, um pouco atrasados, mas estão  na competição.

Já Jorge “Teta” Wagenfuhr e Idali Bosse – #350, tiveram diversos problemas antes mesmo do WP 01. Primeiro um problema na bateria da Triton, deixou a dupla esperando auxílio por muito tempo, próximo ao km 30. Outro problema foi que ao atolarem, murcharam os pneus e, segundo informações, 3 pneus destalonaram, atrasando demais a vida deles. Até este momento não consta os tempos da dupla no WP01, não sabemos se eles seguem na competição, mas pelo conhecemos do “Dr. Teta”, não é qualquer probleminha que irá tirar ele da prova não. #GoTeta estamos torcendo por vocês!!!

Confiram ai o que foi de destaque neste segundo dia, aos olhos de Youssef.

.

Cutucaram os leões com vara curta…

Nunca essa expressão popular pode ser tão bem usada para definir um dia de competição como hoje no Rally Dakar. Após não ter conseguido colocar nenhum dos seus carros entre os top 10 na especial de ontem, a equipefrancesa da Peugeot dominou as 3 primeiras posições de hoje, com direito ainda a colocar uma vantagem de 4 minutos do seu terceiro carro para o quarto classificado. Não da para negar o quanto esses bugs e suas duplas são bons, afinal dominaram absolutamente as ultimas edições do Dakar, porém podem apostar que o trabalho de estudo da Especial pela inteligência da equipe, fez uma enorme diferença na navegação e por consequência no resultado do dia.

A dupla Despres e Castera, tidos como a quarta força da equipe, venceram a Especial, com 48 segundos de vantagem para o Peterhansel / Cottret e mais de 3 minutos para Loeb e Elena. O quarto carro da equipe com a dupla Sainz e Lucas, chegou a liderar a Especial na passagem pelo primeiro WPT, porém perdeu tempo na sequencia e terminou em sexto, longos 13 minutos de desvantagem para os ponteiros, vale destacar que Lucas passou mal na Especial, alias Lucas e Mathieu, navegador de Nasser, passaram mal e com certeza isso contribuiu para os resultados abaixo do esperado. Aí vocês me perguntam, como pode dois dos melhores e mais experientes navegadores passarem mal… Passam mesmo, andar longos trechos de dunas, com mudanças de horizontes, sequencias de inversões de eixo, subidas e descidas íngremes, enfim é como estar em um barco com o mar bravo, só que lendo um road book e tendo que achar o caminho correto em uma das especiais mais difíceis de navegação dessa edição do Dakar. Nasser e Mathieu que largaram em primeiro, fizeram o nono tempo do dia, quase 15 minutos mais lentos que Despres.

DeVilliers e Von, a dupla relógio da Toyota, fizeram uma ótima especial, com o quarto tempo, na frente dos argentinos Terranova e Graue, melhores entre os Minis, alias, o clima na equipe deve estar pesado no apoio de hoje, Menzies, o piloto americano (lembram do que o chamei ontem???). Logo no começo da Especial, destruiu seu Mini 4×2 e esta fora da prova. Para ajudar o humor da equipe alemã, os pilotos Yazeed e Garafulic, ambos de Mini, se chocaram nas Dunas e já estão muito tempo parados, provável que os caminhões de apoio rápido os coloquem de volta a prova, porém sem chances de bons resultados, ou seja dos 7 Minis oficiais, 3 saíram da disputa hoje. Os 22 minutos perdidos por NaniRoma e Bravo foram pouco entre os problemas da equipe.

Quanto aos brasileiros, destaque absoluto para Reinaldo Varela e Gustavo “Xuquinha” Gugelmin, vencedores da especial entre os 11 UTVs que largaram, alias apenas 7 terminaram a Especial até agora. Varela e Gustavo são experientes, já correram muitas provas de areia e se não tiverem imprevistos mecânicos, devem sair do Peru com uma grande vantagem, só hoje foram quase 8 minutos. Até a ultima atualização do sistema de resultados do site oficial, a dupla Jorge e Idali não tinham passado do primeiro WPT. Sawaia / Marcelo já terminaram a Especial mesmo com o site informando que só passaram pelo WPT 1, vamos ter que esperar mais tempo para ter certeza de onde realmente estão. Medeiro com seu quadri, fez o decimo primeiro tempo, uma boa performance mesmo perdendo 18 minutos para o vencedor da categoria.

A Especial de amanhã será similar a de hoje, 295 km pelo desertodoAtacama, os cânions e base de deserto devem torna-la um pouco mais rápida, porém as altas e fofas dunas Peruanas continuaram fazendo suas vitimas.

Youssef Haddad
Spinelli Racing

.

.

Próxima Etapa
8/1/2018 – 3ª etapa
Pisco / San Juan de Marcona (Peru)
Deslocamento: 207 km
Especial (trecho cronometrado): 295 km
Total do dia: 502 km

Conheça mais sobre a Spinelli Racing Experience, empresa de desenvolvimento automobilismo e automotivo de Guiga Spinellie Youssef Haddad.
Acesse a página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/pg/spinelliracing