Ontem o rally mais duro do mundo começou, e começou mostrando porque é chamado assim. Para os Brasileiros o Dakar mostrou que a navegação nas dunas poderá ser a parte mais complicada.
Marcelo Medeiros no Quad #282, que sempre largou muito bem nos primeiros dias em provas anteriores, levou um penal de 20 minutos e vai ter que acelerar para buscar esta diferença. Sua grande dificuldade foi a navegação nas dunas mesmo, alguns graus que são bem fechados e sem referências físicas no meio das dunas, deixa o caminho bem mais complicado para o piloto.
O UTV #356 – Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin iniciou a prova com um problema mecânico, andando este primeiro Stage inteiro em 4×2, e um pneu mais cheio que deveria deixou os brasileiros plantados na areia e tiveram um belo trabalho para desatolar. O que pegou também foi o Waypoint 8, onde tinham muitos carros, utvs e caminhões perdidos no meio lugar, os fez perderem mais tempo durante a prova.
Já o UTV #378 – Zeca Sawaya e Marcelo Haseyama largou inteiro e chegaram inteiro, mas o mesmo Waypoint deixou o navegador por muito tempo procurando o caminho correto, mas felizmente, depois da poeira baixar, conseguiram se encontrar e chegaram ao final do primeiro dia sem maiores problemas.
Nos carros, #350 – Jorge “Teta” Wagenfuhr e Idali Bosse também sofreram com atolamento nas dunas, deu muito trabalho ao piloto e navegador para tirarem sua Mitsubishi Triton do lugar para continuarem a prova e chegarem inteiros no final do dia. Confira agora os comentários de Youssef sobre este primeiro dia do Dakar.
Lá se foi o primeiro dia…
O que são 31 quilômetros em 4.329? 0,7%… Muito próximo de nada, certo? Errado!!!
Os primeiros 31km do Rally Dakar 2018, embora signifiquem muito pouco para a classificação final do rali, já são muito importantes para algumas considerações iniciais:
A primeira, Nasser e Mathieu são rápidos, ou melhor, são muito rápidos… enquanto a Toyota aguentar, vão andar na frente, ainda mais nas Especiais de areia. Não ganharam todas que correram no mundial por acaso. Vale destacar o quanto as Toyotas estão rápidas – 4 carros entre os 7 primeiros! Vale ficar de olho no constante De Villiers.
A segunda, a Mini-X Raid, fez muito bem em trazer de volta o espanhol Nani Roma, ainda mais para uma edição de Dakar com tantos quilômetros de areia.
A terceira, a Peugeot não esperava ficar com todos seus carros fora dos Top 10, será que subestimaram a evolução dos adversários? A primeira prova com um novo regulamento traz esse tipo de surpresa, a FIA fez de tudo para equilibrar a disputa entre os 4×2 e os 4×4, e parece que conseguiu. Ah… alguém vai falar que o bug da Mini com o americano maluco Menzies fez um “temporal” – e fez mesmo! Mas, lembrem que a Mini testou os dois modelos de forma simultânea, ou seja não foi surpreendida. Pra quem acha que os tempos dos pilotos da equipe francesa foram “armação” para não largarem na frente neste domingo, estão enganados – Peterhansel é um estrategista, poderia até fazer isso, mas Carlos Sainz é Full Attack sempre, a estratégia dele é acelerar!!!!
A quarta, como é bom correr em casa… certo Fuchs?? O piloto Peruano com um chassi de Lancer Racing atualizado, ficou com o terceiro tempo. Assim como os argentinos, farão ótimos resultados em seu território – deve ser a torcida que aumenta a potência! Sei…
A quinta, que dia ruim para o brasileiros… falta de experiência em dunas para uns, falta de sorte para outros… mas, mal começou, vamos torcer!!!
Neste domingo, o segundo dia, será pra valer – 267 quilômetros de dunas, areias, pedras e muita navegação!
Youssef Haddad
Spinelli Racing
Próxima Etapa
7/1/2018 – 2ª etapa
Pisco / Pisco (Peru)
Deslocamento: 11 km
Especial (trecho cronometrado): 267 km
Total do dia: 278 km
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