Falando de Dakar 3

Rally Dakar, aqui não!!!

Hoje, sábado (06/01), o Rally Dakar pela décima vez consecutiva terá sua largada em um país da América do Sul. Nessas 10 edições, Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Paraguai já receberam Especiais do Dakar. Por diversas vezes me deparo com a pergunta do porque o Brasil nunca recebeu o Rally, então vamos lá, a esse polêmico e agradável assunto.

Os países da América do Sul para receberem o Rally Dakar devem chegar a um acerto com a ASO, empresa francesa organizadora da prova, esse acerto envolve primeiramente uma questão financeira, ou seja, o país entra com um aporte de dinheiro junto ao evento. Outro ponto, está no suporte logístico para o evento, incluindo toda parte de segurança da prova, fechamento das Especiais e procedimentos de fronteiras. O último ponto, está na disponibilidade de trechos que proporcionem Especiais interessantes para a prova. Já descobriram porque o Dakar nunca esteve no Brasil???

A questão financeira, teoricamente seria a mais fácil, afinal não dá para comparar o poder econômico do Brasil com os demais países sul-americanos, além disso temos que considerar que os investimentos são facilmente recuperados com a passagem da prova, afinal, imaginem o que a passagem do Dakar faz com a economia local: hotelaria, consumíveis, etc. Mas tem um probleminha aí, esse investimento, não requer obras, apenas suporte financeiro à organização. Aí, digamos que o interesse para que o assunto chegue aos altos níveis do governo perde força. A ASO já teve diversas reuniões no Brasil, porém ou o assunto ficou travado na mão de assessores ou ficou sem respostas. Uma alternativa para a parte financeira, estaria em aportes financeiros de empresas privadas ou mistas.

A questão logística, sob meu ponto de vista, é a mais complicada de se viabilizar aqui. Digamos que o exército abrace a causa e se responsabilize pela segurança e fechamento das Especiais – o que acho até possível de se acontecer. Agora, como imaginar que o país com maior dificuldade e burocracia aduaneira, aceite fazer um processo especial para as equipes cruzarem suas fronteiras sem conferência física de cargas?

Quanto aos locais para Especiais, essa parte é a mais fácil, visto as excelentes provas já realizadas no Rally dos Sertões.

Já estava esquecendo de falar de outro ponto, o apoio popular. Será que os brasileiros querem o rali aqui? Será que não vão reclamar de estradas fechadas para a prova passar? Do trânsito nas cidades, do movimento nos postos, do ruído dos carros de competição, da degradação causada nas estradas de terra nas quais a prova passa….

Enfim, espero que eu esteja errado, mas não veremos o Dakar no Brasil tão cedo… infelizmente…

Youssef Haddad
Spinelli Racing

Conheça mais sobre a Spinelli Racing Experience, empresa de desenvolvimento automobilismo e automotivo de Guiga Spinelli e Youssef Haddad.
Acesse a página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/pg/spinelliracing