Para enfrentar os 3.212 quilômetros do Rally dos Sertões conduzindo os carros e as vezes enfrentando até 10 horas de duração da especial é preciso ter muita resistência e preparo físico. Aproveitamos esta maratona de rally para conversar com um especialista e lançar uma nova coluna no Tulipa Rally com dicas de preparo físico, postura e tudo o que puder ajudar pilotos e navegadores a terminarem “inteiros” as longas etapas enfrentadas nos rallys a fora.

.

Má postura ao dirigir provoca problemas na coluna

Você sabe como se sentar ao volante sem causar complicações para a sua coluna?

Post1-ColunaDolorida

Muitos motoristas cometem, sem perceber, alguns erros comuns, como manter o encosto do banco muito distante do volante, o assento longe dos pedais e os retrovisores mal posicionados, geralmente relacionados à má postura e que podem resultar em dores ou até problemas mais graves como a hérnia de disco cervical e lombar. A posição sentada gera mais sobrecarga na coluna lombar do que em pé. Profissionais que ficam sentados por um longo período, como os motoristas de ônibus, que geralmente ficam muito tempo ao volante, sofrem de dores lombares. E isso se aplica, pelos mesmos motivos, aos participantes de Rally, tanto o motorista como o navegador. Pois ambos passam muitas horas sentados, normalmente em um solo bastante irregular, que causam maiores impactos principalmente na coluna lombar, e sob grande estresse devido a preocupação com as condições da pista, tempo de prova, etc., acentuando ainda mais a sobrecarga na coluna.

Os principais sintomas de uma postura errada ao dirigir são formigamentos e dores que afetam outros membros, como braços e pernas. Podem também evoluir para problemas como escoliose (desvio lateral da coluna vertebral) e lombalgia (dores lombares), causadas pelo longo tempo que uma pessoa fica sentada, e cervicalgia (dores cervicais), devido aos movimentos de torções da cervical que o motorista faz quando os espelhos retrovisores estão mal posicionados. Outra causa para estes problemas é a regulagem inadequada do volante e do banco. Todas essas complicações podem ser corrigidas em estágio inicial, entretanto, se não forem tratadas corretamente e a postura não for corrigida, podem se agravar e evoluir para doenças como abaulamentos e hérnias de discos.

Vale lembrar que é essencial consultar um especialista para indicar o melhor tratamento. E mesmo depois tratamento dessas doenças, é importante continuar cuidando para corrigir a postura ao dirigir, no trabalho e também nas horas de lazer, além de evitar a obesidade e manter uma atividade física regular.

Portanto vale destacar a importância da RPG (Reeducação Postural Global) para os casos de prevenção e/ou tratamento dessas lesões adquiridas com o passar do tempo sem o devido cuidado.

Para prevenir problemas na coluna, o nosso corpo precisa estar bem posicionado ao dirigir o veículo. A cabeça deve ficar na mesma altura do encosto e a região lombar deve ficar totalmente apoiada. A distância dos pedais deve ser adequada para que os pés os alcancem. Os joelhos devem ficar levemente dobrados e ficar alinhados com a altura dos quadris ou ligeiramente acima. O corpo precisa ficar bem apoiado no assento e no encosto do banco – o mais próximo de um ângulo de 90 graus – para dar apoio completo à coluna. As mãos não devem ficar muito elevadas para evitar tensão nos ombros. Os cotovelos precisam estar levemente flexionados, para isso, o encosto deve estar a uma distância do volante que permita a liberdade dos movimentos.

Post1-PosturaDirigir

.

Dr. Rodrigo Palmesi

Logo_RodrigoPalmesi

 

 

 

 

Fisioterapeuta especialista em Coluna Vertebral, atuando com RPG Método Souchard desde 2004.
Maiores informações em: www.drrodrigopalmesi.com / www.facebook.com/DrRodrigoPalmesiRPG