Rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, rali de aventura e tarefas Mitsubishi Outdoor, e rali cross-country de velocidade Mitsubishi Cup, com disputa de rallycross, abrem a temporada no dia 1º de abril; credenciamento de imprensa está aberto.

No próximo sábado, dia 1º de abril, o Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), será palco de uma grande festa off-road: a abertura da temporada 2017 de ralis da Mitsubishi. Serão três provas simultâneas: o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, o rali de aventura e tarefas Mitsubishi Outdoor, e o rali cross-country de velocidade Mitsubishi Cup, que terá uma disputa inédita de rallycross.

“Sem dúvida teremos um dia de muito 4×4”, afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors. “Somos pioneiros em realizar eventos que envolvem o 4×4 e nossos clientes. Já são 24 anos de aventuras e muita diversão. Nosso intuito é promover um dia alegre para toda a família e estamos iniciando essa temporada em grande estilo, num dos autódromos mais modernos do País”, completa.

Autódromo Velo Città será o ponto de encontro das três competições no dia 1/4. Foto de Marcio Machado/Mitsubishi

Mitsubishi Cup estreia prova de rallycross

A Mitsubishi Cup é o mais tradicional campeonato de rali cross-country do País. Os carros são preparados pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de veículos de corrida. São cinco categorias em disputa: Pajero TR4-ER, ASX-RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master e L200 Triton Sport RS.

Pela manhã, as duplas enfrentarão duas provas com cerca de 30 quilômetros em meio a canaviais, com piso escorregadio e poeira, e alguns saltos. Para finalizar a etapa, irão disputar o rallycross, uma competição inédita que mescla terra e asfalto da pista do autódromo, com muita velocidade e “pegas” emocionantes.

“O desafio deste ano parece ser bem mais emocionantes tanto para quem for competir, como para o público. As novas atrações, como o rallycross, darão uma diferenciada e teremos etapas bem completas. Nós vamos com o objetivo de acelerar de verdade e de buscar o título de 2017!”, garante o piloto Thiago Rizzo, da categoria L200 Triton ER.

Mitsubishi Cup terá muitas novidades em 2017. Foto de Marcio Machado/Mitsubishi

Mitsubishi Motorsports, o rali de regularidade

Na prova de regularidade, as duplas, formadas por pilotos e navegadores, têm que cumprir o trajeto definido pela organização com o objetivo de manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados. A prova passará por trechos de reflorestamento e canaviais no entorno do autódromo, e estradas vicinais com um belo visual. O ponto neutro será na cidade de Estiva Gerbi. Na segunda metade da prova, os competidores terão trechos com areia, um desafio a mais para os veículos 4×4.

São quatro categorias: Turismo Light, para quem está começando ou não tem nenhuma experiência; Turismo, para quem tem experiência intermediária; Graduados, para quem já corre há muitos anos, e a Master, que reúne os melhores colocados da Graduados do ano anterior. Podem participar os modelos 4×4 das linhas L200, Pajero e ASX, de qualquer ano e modelo.

Desafios off-road empolgam nos ralis da Mitsubishi Motors. Foto de Adriano Carrapato/Mitsubishi

Aventura e estratégia no Mitsubishi Outdoor

O rali Mitsubishi Outdoor mistura a experiência 4×4 a bordo dos veículos da marca com atividades esportivas e culturais. Cada prova é diferente e pode ser feita a partir dos 10 anos de idade. As equipes são compostas por dois carros e até 10 pessoas.

Na etapa de Mogi Guaçu, os participantes irão explorar uma região com relevo bem aparente, com lagos, rios, cachoeiras e trechos com vegetação nativa e diversificada. Algumas serras serão cruzadas por pequenas estradas e caminhos escondidos, ou seja, cenário perfeito para começar a temporada. Durante todo o ano, a prova terá várias atividades utilizando aplicativos em smartphones, mas sem perder o contato com as provas esportivas e culturais de cada local.

Para esta etapa, os itens opcionais pedidos pela organização são mountain-bike, capacete e binóculos, o que já dá uma pista das provas que as equipes irão enfrentar. No Mitsubishi Outdoor, podem participar os modelos 4×4 das linhas L200, Pajero, ASX e Outlander. Veja como funciona o Mitsubishi Outdoor:

No Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor não há taxa de inscrição e cada carro faz a doação de uma cesta básica de alimentos e seis itens de higiene, que são encaminhados a instituições assistenciais das cidades por onde passa o rali.

Na sexta-feira à noite, véspera da competição, os participantes confirmam sua inscrição, adesivam o carro e participam do briefing, com dicas sobre a prova e aula de navegação para os novatos. No sábado acontece a largada pela manhã. Na chegada, há um grande almoço de confraternização e a festa de premiação para as melhores duplas.

No Mitsubishi Outdoor, as equipes precisam traçar a estratégia. Foto de Tom Papp/MitsubishiO Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Transzero, Clarion, Pirelli, Unirios, W. Truffi, STP, Pilkington, Sideral, Conseg, ADX e Made in Silk.

.

O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Transzero, Pilkington, Clarion, Pirelli, Unirios, W. Truffi, Pronutri, Cisa Trading e Made in Silk.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Petrobras, Axalta, Transzero, Clarion, Pirelli, Unirios e Made in Silk.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi), Instagram (www.instagram.com/mundomit), Facebook (www.facebook.com/Mundomit) e Youtube (www.youtube.com/ MitsubishiMotors).

.