Dupla da Território Motorsport garantiu uma boa posição, agora segue firme, nesta segunda-feira, para Santa Teresinha de Goiás, na desafiante etapa Maratona

Veteranos com histórico de vitórias no Rally dos Sertões, o paulista Edu Piano, 48 anos, e o cearense Solon Mendes, 53 anos, encararam bem o desafiante percurso de 680 km, de  Goiânia a Goianésia (GO), com longo trecho cronometrado (306,82 km), da 1ª etapa do Rally dos Sertões. A dupla da Território Motorsport, a bordo do Can-Am Maverick X3 X RS (#235), chegou em 2º na categoria UTV Pró Turbo e na geral, entre os 34 UTVs do grid.

Hexacampeã da competição, a dupla superou as dificuldades da prova, como um UTV que segurou a ultrapassagem por uns dez minutos, comprometendo o resultado ao final da Especial.

“O UTV estava se arrastando e só conseguimos ultrapassar quando chegamos a um rio. Perdemos um tempo precioso”, diz Piano, de Tatuí (SP), que está em sua 22ª participação consecutiva na prova.

Segundo o piloto, a Especial foi dura e cansativa e muito quebradeira. “Mas nós poupamos o carro o máximo que deu e chegamos bem, não temos do que reclamar, muita gente teve problemas e nem terminou a etapa”, finaliza Piano, que também é preparador de veículos de competição.

Para o navegador Mendes, a 1ª etapa foi uma preliminar do que será o Sertões esse ano, muita gente ficou pelo caminho. “Etapa bem difícil, foi um dia para usar a cabeça, não adiantava só acelerar”, diz o experiente Mendes, que completa sua 19ª participação e é o único cearense com seis títulos no Rally dos Sertões, com  trajetória de 32 de off-road.

Agora a dupla está pronta para enfrentar a temida Etapa Maratona, na qual não podem receber apoio mecânico, somente os pilotos e navegadores fazem a manutenção de seus veículos. “Então, teremos que poupar equipamento. A navegação e a concentração serão muito importantes nesta etapa. A estratégia vai ser fundamental”, completa Mendes. São 326 km no total (248,16 km de trecho cronometrado), de Goianésia a Santa Terezinha de Goiás (GO). Enfrentarão muitos mata-burros, depressões e lombadas, na região das fazendas, com estradas mais travadas e bem sinuosas. A dupla da Território Motorsport será a segunda a largar no grid dos UTVs, às 7h34 da cidade e às 9h34 do trecho da Especial.

Como o Rally dos Sertões é sempre sinônimo de desafio, Piano e Mendes, após anos disputando a prova nos caminhões e carros e acumulando vitórias (juntos têm seis títulos), aceleram pelo segundo ano consecutivo nas UTVs e estão usando da experiência e da cautela. Pela frente terão os próximos seis dias de rali, enfrentando o exigente percurso pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até 26 de agosto, com chegada em Bonito (MS). São 280 participantes, pilotos e navegadores de todas as regiões do país e também do exterior, em 161 veículos, nas categorias carros (cross country e regularidade), UTVs, quadriciclos e motos, que vão percorrer 3.300,06 quilômetros no total, sendo 1.999,52 km cronometrados.

Para acompanhar as notícias da dupla: site www.territoriomotorsport.com.br, facebook: Território Motorsport, twitter: @territorio4x4.

A equipe Território Motorsport tem o patrocínio da Strufaldi Revestimentos Cerâmicos e apoio da Carueme e da Honeywell Garrett.

P.S. – Resultados oficiais, após a divulgações da penalizações, podem ser conferidos no www.sertoes.com

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.