Projeto passará em 2018 pelas cidades de Abadiânia (GO), Posse (GO), São Raimundo Nonato (PI) e Cruz (CE), com atividades de saúde, cultura e sustentabilidade

O Rally dos Sertões mais uma vez realizará ações sociais durante a 26ª edição, de 18 e 25 de agosto, entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). Através do projeto S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões), iniciado em 2013 e parceiro do evento, mais de 5.000 pessoas deverão ser impactadas pelas atividades educativas, culturais e de saúde promovidas por 40 voluntários, que seguirão viagem junto com o rali.

Para este ano, o projeto passará por quatro cidades, em três estados: Abadiânia (GO), Posse (GO), São Raimundo Nonato (PI) e Cruz (CE). Nos últimos três anos, mais de 15 mil pessoas foram assistidas pelo programa.

Para atender tantas pessoas, o trabalho capitaneado pela médica Adriana Mallet terá três frentes: saúde, alegria e sustentabilidade. Na saúde, haverá a realização de consultas com profissionais de oftalmologia, odontologia e dermatologia, esta última com a realização de um mutirão para combate do câncer de pele. Somente ao que se refere as ações médicas, há a expectativa de 80 a 100 atendimentos em cada cidade por dia.

Programas voltados especificamente para mulheres também serão ativados durante a prova. As moradoras das regiões visitadas pelo Sertões terão, através da “Frente para Valorização da Mulher”, acesso a exames ginecológicos. Outra novidade é uma frente jurídica coordenada por advogadas que falarão ao público sobre a importância do empoderamento feminino.

Sobre sustentabilidade, haverá o plantio de mudas de árvores nativas, conseguidas com as prefeituras locais. A expectativa é superar as 124 mudas plantadas na última edição do Rally dos Sertões. Crianças participarão de atividades recreativas, como o incentivo à prática de esportes, e culturais, com uma biblioteca itinerante do projeto que estará disponível para quem participar das ações. Um cinema aberto a todos também será uma das atrações.

Uma novidade do S.A.S. Brasil para este ano será a participação mais efetiva dos competidores do Rally dos Sertões nas atividades sociais. Os veículos levarão um adesivo com os dizeres “Eu ajudo o S.A.S. Brasil a colocar a saúde e a alegria no mapa do Rally dos Sertões”, e vivenciarão o trabalho desenvolvido pelo programa. Além disso, pilotos e navegadores estão engajados em uma campanha para arrecadar fundos para o projeto.

Adriana Mallet, coordenadora geral do S.A.S. Brasil, está muito feliz com a proporção que o programa atingiu e destaca a importância da parceria com a Dunas Race, empresa organizadora do Rally dos Sertões. “Estar à frente do S.A.S. é uma honra. Um projeto que surgiu de um grupo de amigos indo viajar e que hoje reúne mais de 300 voluntários em volta de um propósito comum, que é levar saúde, cultura e educação para o Brasil profundo, que pouca gente toca”, diz.

“É sempre um prazer estar junto com a Dunas neste processo. Foi a primeira empresa que realmente acreditou em nosso projeto e topou fazer acontecer o S.A.S. com a gente. É uma parceria que já possui seis anos e que está cada vez mais forte”, completa Adriana.

Para Marcos Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões, as ações sociais são parte do DNA do evento. “Todas essas atividades destinadas à população local são formas de agradecer o carinho e receptividade com que as comunidades recebem nossa caravana. É uma imensa satisfação poder contribuir e deixar um legado por onde passamos”, finaliza.

Confira alguns números de atendimentos realizados pelo S.A.S. Brasil nas últimas três edições do Rally dos Sertões:

– 23 mil km rodados com a prova

– 15 mil pessoas impactadas

– 3,7 mil atendimentos

– 500 consultas ginecológicas

– 1,9 mil triagens oftalmológicas

– 780 pares de óculos doados na hora

– 300 procedimentos cirúrgicos odontológicos

– 320 consultas pediátricas

– 452 consultas no mutirão de câncer de pele

– 3 mil doses de vermífugo aplicadas a crianças

– 2,3 mil crianças no cinema itinerante

– 3,8 mil crianças nas atividades de entretenimento e esportivas

– 823 mulheres nas palestras de saúde feminina

– 2 mil crianças nas aulas de escovação

O Rally dos Sertões é organizado pela Dunas Race e tem patrocínio da Mitsubishi Motors, Honda, Divino Fogão e Caixa. Apoio institucional: Detran Goiás, Estado de Goiás, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza e Conselho Nacional do SESI. Apoio: Cartões ELO, Fox Sports, Truckvan, S.A.S. Brasil, Infraero, Vigor, Fotop, Arco Media, 99 e Jovem Pan Goiânia e Fortaleza.

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.