Para iniciar nos rallys de regularidade você não precisa de equipamentos complicados e caros, um simples cronômetro dá conta do negócio, como já explicamos aqui, mas hoje existem inúmeras opções de aparelhos que podem auxiliar a vida do navegador e piloto. Vamos mostrar os tipos de equipamentos que existem hoje no mercado, como funcionam e para que servem!
.
Os equipamentos mais comuns utilizados em rallys de regularidade são:
- Hodômetro e velocímetro originais do veículo;
- GPS;
- Hodômetro aferível;
- Equipamentos com navegação integrada;
- Aplicativos para celular;
- Novos equipamentos – tecnologia bluetooth.
.
Hodômetro e velocímetro original do veículo
Seu uso não tem nenhum segredo, basta acompanhar as informações exibidas no painel do carro, porém deve-se tomar cuidado com alguns itens:
- O velocímetro do carro geralmente vem ajustado de fábrica para marcar um pouquinho acima da velocidade real, que pode variar de 3 a 10%, então para se manter no tempo ande um pouco acima da velocidade indicada na planilha, por exemplo se na planilha estiver a 30km/h tente andar a 32km/h.
- O Hodômetro do veículo mostra as distâncias em quilômetros e com uma única casa decimal, ou seja, de 100 em 100 metros. A planilha do rally mostram as distâncias com precisão de duas e três casas decimais (10m ou 1m), essa falta de exatidão no hodômetro do carro pode gerar dificuldades para localizar as referências.
- Mudanças de pneus interferem no hodômetro do carro, deixando de marcar as distâncias corretamente, para corrigir isso é necessário fazer o que chamamos de aferição (Não sabe o que é? Explicamos aqui).
.
GPS
O GPS pode ser utilizado para obter a velocidade (com mais precisão que a do painel do carro) e também o hodômetro (indicando a distância percorrida), porém deve-se tomar cuidado com a distância pois o GPS pode não marca-las corretamente e também está sujeito à falta de sinal no local.
Existe um programa que funciona em GPS chamado Rally Nav, criado em 2008 e que vem sendo atualizado constantemente. Sua principal característica é informar ao piloto a distância exata a todo instante e mudanças de velocidade, com base na planilha de cada prova. Algumas funções são: medir a distância percorrida e a velocidade utilizando o GPS, aviso sonoro de adiantado ou atrasado em comparação com a distancia ideal da prova, barra para visualização do atraso ou adianto, entre outras. Para maiores informações consulte o site do programa (clicando aqui).
.
Hodômetro Aferível
Estes equipamentos são ligados no sensor do próprio carro e captam o sinal do velocímetro e hodômetro (existem outras opções de sensores também). Eles marcam com exatidão a velocidade e o hodômetro com três casas decimais (metro).
Para marcar com exatidão é necessário aferí-los, ou seja, informar que uma certa distância percorrida equivale a X metros. A aferição é feita a partir da planilha da prova e ela irá mudar o W do aparelho, que é o fator de correção.
Outra vantagem desses aparelhos, além de mostrar velocidade e distância com precisão, é a opção de corrigir o hodômetro em qualquer momento (aumentando ou diminuindo metros) e assim estar sempre com o hodômetro perfeito e não correr o risco de perder alguma referência por falta de exatidão do hodômetro. Essa correção também ajuda bastante quando se erra algum caminho e precisa voltar ou quando o carro derrapa e muda o hodômetro, possibilitando sua correção (diferente do hodômetro do carro, onde só é possível zerá-lo).
Os modelos mais comuns são o Trip Totem e o Mini Trip Compass.
Até o ano passado, na maioria das provas esses equipamentos só eram liberados na categoria turismo. Este ano a CBA fez algumas mudanças de regulamento e liberou seu uso para a categoria turismo light, porém alguns organizadores não aderiram. Então nas provas que seu uso é liberado na turismo light é de grande ajuda, mas nas provas que é proibido ele perdeu um pouco de seu uso pois agora na turismo pode-se usar equipamentos de navegação integrada que trazem inúmeras vantagens, como vamos tratar mais pra frente.
.
Equipamentos com navegação integrada
Estes equipamentos são programados com as informações da planilha e controlam a navegação, avisando se a dupla está adiantada ou atrasada, baseando-se no hodômetro.
A partir da programação feita (que pode ser digitada ou transferida via smart – que funciona como um pendrive e é disponibilizado pela organização), o equipamento dispara os trechos automaticamente conforme a quilometragem é atingida. Pode-se programar a “zona crítica” que irá avisar quando se está atrasado ou adiantado. Pode-se indicar quando o aparelho começa e para de apitar, por exemplo: a partir de 0,3 segundos atrasado até 10 segundos atrasados e a partir de 0,2 segundo adiantado até 5 segundos adiantados, os valores são independentes entre si.
O equipamento possui um sensor próprio que tem de ser instalado no carro ou também pode utilizar o sensor de câmbio do próprio carro (como os hodômetros aferíveis). Alguns aparelhos permitem a instalação de dois sensores independentes, um ficando como principal e o outro como auxiliar. Se o principal falhar o aparelho passa a pegar o sinal do auxiliar automaticamente.
Assim como os hodômetros aferíveis, é preciso aferir esse equipamento corrigindo o valor do W e também é possível corrigir o hodômetro em qualquer momento, a diferença fica por conta da reprogramação automática do tempo (adiantado/atrasado) a cada correção de hodômetro.
É possível configurar a tela do aparelho para mostrar diferentes informações, dependendo do que o navegador achar melhor. Exemplos: mostrar hodômetro, velocidade instantânea e tempo, ou mostrar hodômetro, velocidade média do trecho, velocidade instantânea e tempo, etc.
Os equipamentos mais comuns são o Totem EVO e o Compass Mega.
Esses aparelhos somente eram permitidos nas categorias graduados, máster e afins, mas com as mudanças desse ano eles foram liberados também para a categoria turismo.
.
Aplicativos para celular
Existem alguns aplicativos para celular e tablets específicos para rally, como o da T15 e o da Totem, que vamos mostrar a seguir, mas também podem ser utilizados outros apps .
Qualquer aplicativo que mostre velocidade e hodômetro pelo GPS pode ser utilizado e podem ser mais precisos que os equipamentos originais do veículo.
Também podem ser úteis aplicativos com cronômetros, principalmente para as categorias de base, como light e expedition.
O T15Nav é um sistema de navegação para Android que deverá ser alimentado por um arquivo gerado através do T15 Planilha e disponibilizados pela organização da provas. Atualmente pode ser utilizado de duas maneiras diferentes: recebendo pelo GPS distância e velocidade; ou então pelo sistema de quilômetro calculado, onde mostrará a distância e o tempo de prova ideal baseado no tempo.
O Full Rally Totem é um aplicativo que tem várias funções, ele é gratuito mas algumas funções só funcionam com licenças pagas. Sem custos é possível carregar o arquivo da prova (disponibilizado pela organização) e utilizando o hodômetro pelo GPS o programa indica se você está atrasado ou adiantado.
.
Novos equipamentos – tecnologia bluetooth
Os novos equipamentos disponíveis no mercado combinam aplicativos para celular que se ligam por bluetooth à pequenos equipamentos que coletam e transmitem o sinal do hodômetro do carro. Existem alguns aparelhos que fazem isso no mercado, a diferença fica por conta do app, que pode simplesmente receber essas informações ou pode ser mais sofisticado e funcionar do mesmo modo que os equipamentos com navegação integrada.
O Sensor Blue da Totem, que funciona junto com o app Full Rally Totem, faz exatamente isso. Ele capta o sensor do carro e transmite para o aplicativo que, ao receber o arquivo da prova, informa quando você está adiantado ou atrasado com precisão de décimos de segundos. Um dos diferenciais desse equipamento é a possibilidade de utilizar a botoeira (igual do EVO, que funciona como um controle remoto) para ajustar o hodômetro de forma rápida sem precisar tocar na tela do tablet ou celular. Outros pontos positivos são as opções de kit piloto, onde é possível conectar um segundo Android e exibir as informações para o piloto e também já está funcionando a opção de planilha digital (Road Book integrado). Neste caso um arquivo com a planilha também é disponibilizado pela organização, a visualização é feita no mesmo dispositivo Android e a partir das informações do hodômetro a planilha vai “andando sozinha”, facilitando muito a vida do navegador. Para utilizar essas funcionalidades são necessárias licenças diferentes e pagas.
O T15Nav também terá uma versão que se conectará via bluetooth com o T15Box e irá receber os dados de distância e velocidade do sensor do veículo, mas ainda não está disponível.
Atualização:
Outro equipamento que também funciona bluetooth é o Rabbit. Ele tem um aplicativo que abre tanto os arquivos digitais da Totem e da T15 e também funções especiais para provas como o Suzuki Extreme. Falamos dele neste post aqui, clique para conferir mais detalhes.
.
.
De modo geral estes são os equipamentos mais comumente utilizados nos rallys de regularidade, espero que aproveitem e qualquer dúvida entrem em contato, estamos à disposição para ajudá-los.
.
.
Bom dia, por gentileza gostaria de saber sobre os eventos e me colocar a disposição para atuar como navegador, tempo muita experiência em enduro de regularidade de moto.
Obrigado.
Priscila, temos um fazenda com um circuito que criamos. a planilha em excel ja consegui fazer calculando os tempos. Voce tem algum banco de dados com tulipas???
Oi Marcelo!
Não tenho os desenhos da tulipas não.
Pergunto se o Totem e o Compass são compativeis ou tambem depende do equipamento de quem montou a prova,
Oi Rodrigo!
São compatíveis sim, existe um adaptador que vc coloca no compass mega e consegue copiar os dados do smart da Totem.
Priscila, você mencionou os aplicativos da totem e da t15. Uma duvida: na copa troller, por exemplo, onde a cronometragem é feita pela t15 é possível usar o Full Rally Totem? Ou seja, será disponibilizado o arquivo .pmm que o app da totem lê? Obrigado e um grande abraço!
OI Paulo!
Esse é o nosso grande problema hoje em dia, cada empresa usa um tipo de arquivo diferente e que não funciona diretamente no app da outra empresa…
No site da Totem eles estão oferecendo um serviço onde você envia um arquivo pra eles (no formato texto) e eles transformam no formato que dá para usar no Totem Full Rally, não testei ainda, mas nesse link tem mais detalhes: http://www.totemonline.com.br/download/Android/FAQ/FAQ_AND_030_ConverterArquivo_Para_NavTotem_web.pdf.
Também falam que o organizador pode entrar em contato para facilitar esse trâmite.
Acho que se os competidores pedirem para a organização da prova pelo menos liberar o arquivo txt dá para fazer essa conversão e utilizar. A planilha digital não vai funcionar, mas a parte de controle de tempo para navegação sim.
Nossa sugestão é que todos conseguissem ler um arquivo texto simples, assim facilitaria para os competidores (que poderiam inclusive digitar seu próprio arquivo facilmente), mas cada empresa tem sua política…
Abraço e boas provas!