Para iniciar nos rallys de regularidade você não precisa de equipamentos complicados e caros, um simples cronômetro dá conta do negócio, como já explicamos aqui, mas hoje existem inúmeras opções de aparelhos que podem auxiliar a vida do navegador e piloto.  Vamos mostrar os tipos de equipamentos que existem hoje no mercado, como funcionam  e para que servem!

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Os equipamentos mais comuns utilizados em rallys de regularidade são:

  • Hodômetro e velocímetro originais do veículo;
  • GPS;
  • Hodômetro aferível;
  • Equipamentos com navegação integrada;
  • Aplicativos para celular;
  • Novos equipamentos – tecnologia bluetooth.

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Hodômetro e velocímetro original do veículo

Seu uso não tem nenhum segredo, basta acompanhar as informações exibidas no painel do carro, porém deve-se tomar cuidado com alguns itens:

  • O velocímetro do carro geralmente vem ajustado de fábrica para marcar um pouquinho acima da velocidade real, que pode variar de 3 a 10%, então para se manter no tempo ande um pouco acima da velocidade indicada na planilha, por exemplo se na planilha estiver a 30km/h tente andar a 32km/h.
  • O Hodômetro do veículo mostra as distâncias em quilômetros e com uma única casa decimal, ou seja, de 100 em 100 metros. A planilha do rally mostram as distâncias com precisão de duas e três casas decimais (10m ou 1m), essa falta de exatidão no hodômetro do carro pode gerar dificuldades para localizar as referências.
  • Mudanças de pneus interferem no hodômetro do carro, deixando de marcar as distâncias corretamente, para corrigir isso é necessário fazer o que chamamos de aferição (Não sabe o que é? Explicamos aqui).

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GPS

O GPS pode ser utilizado para obter a velocidade (com mais precisão que a do painel do carro) e também o hodômetro (indicando a distância percorrida), porém deve-se tomar cuidado com a distância pois o GPS pode não marca-las corretamente e também está sujeito à falta de sinal no local.

Existe um programa que funciona em GPS chamado Rally Nav, criado em 2008 e que vem sendo atualizado constantemente. Sua principal característica é informar ao piloto a distância exata a todo instante e mudanças de velocidade, com base na planilha de cada prova.  Algumas funções são: medir a distância percorrida e a velocidade utilizando o GPS, aviso sonoro de adiantado ou atrasado em comparação com a distancia ideal da prova, barra para visualização do atraso ou adianto, entre outras. Para maiores informações consulte o site do programa (clicando aqui).

RallyNav: programa que funciona em GPS.

RallyNav: programa que funciona em GPS.

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Hodômetro Aferível

Estes equipamentos são ligados no sensor do próprio carro e captam o sinal do velocímetro e hodômetro (existem outras opções de sensores também). Eles marcam com exatidão a velocidade e o hodômetro com três casas decimais (metro).

Para marcar com exatidão é necessário aferí-los, ou seja, informar que uma certa distância percorrida equivale a X metros. A aferição é feita a partir da planilha da prova e ela irá mudar o W do aparelho, que é o fator de correção.

Outra vantagem desses aparelhos, além de mostrar velocidade e distância com precisão, é a opção de corrigir o hodômetro em qualquer momento (aumentando ou diminuindo metros) e assim estar sempre com o hodômetro perfeito e não correr o risco de perder alguma referência por falta de exatidão do hodômetro.  Essa correção também ajuda bastante quando se erra algum caminho e precisa voltar ou quando o carro derrapa e muda o hodômetro, possibilitando sua correção (diferente do hodômetro do carro, onde só é possível zerá-lo).

Os modelos mais comuns são o Trip Totem e o Mini Trip Compass.

Até o ano passado, na maioria das provas esses equipamentos só eram liberados na categoria turismo. Este ano a CBA fez algumas mudanças de regulamento e liberou seu uso para a categoria turismo light, porém alguns organizadores não aderiram. Então nas provas que seu uso é liberado na turismo light é de grande ajuda, mas nas provas que é proibido ele perdeu um pouco de seu uso pois agora na turismo pode-se usar equipamentos de navegação integrada que trazem inúmeras vantagens, como vamos tratar mais pra frente.

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Equipamentos com navegação integrada

Estes equipamentos são programados com as informações da planilha e controlam a navegação, avisando se a dupla está adiantada ou atrasada, baseando-se no hodômetro.

A partir da programação feita (que pode ser digitada ou transferida via smart  – que funciona como um pendrive e é disponibilizado pela organização),  o equipamento dispara os trechos automaticamente conforme a quilometragem é atingida. Pode-se programar a “zona crítica” que irá avisar quando se está atrasado ou adiantado. Pode-se indicar quando o aparelho começa e para de apitar, por exemplo: a partir de 0,3 segundos atrasado até 10 segundos atrasados e a partir de 0,2 segundo adiantado até 5 segundos adiantados, os valores são independentes entre si.

O equipamento possui um sensor próprio que tem de ser instalado no carro ou também pode utilizar o sensor de câmbio do próprio carro (como os hodômetros aferíveis). Alguns aparelhos permitem a instalação de dois sensores independentes, um ficando como principal e o outro como auxiliar. Se o principal falhar o aparelho passa a pegar o sinal do auxiliar automaticamente.

Assim como os hodômetros aferíveis, é preciso aferir esse equipamento corrigindo o valor do W e também é possível corrigir o hodômetro em qualquer momento, a diferença fica por conta da reprogramação automática do tempo (adiantado/atrasado) a cada correção de hodômetro.

É possível configurar a tela do aparelho para mostrar diferentes informações, dependendo do que o navegador achar melhor. Exemplos: mostrar hodômetro, velocidade instantânea e tempo, ou mostrar hodômetro, velocidade média do trecho, velocidade instantânea e tempo, etc.

Os equipamentos mais comuns são o Totem EVO e o Compass Mega.

Esses aparelhos somente eram permitidos nas categorias graduados, máster e afins, mas com as mudanças desse ano eles foram liberados também para a categoria turismo.

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Aplicativos para celular

Existem alguns aplicativos para celular e tablets específicos para rally, como o da T15 e o da Totem, que vamos mostrar a seguir, mas também podem ser utilizados outros apps .

Qualquer aplicativo que mostre velocidade e hodômetro pelo GPS pode ser utilizado e podem ser mais precisos que os equipamentos originais do veículo.

Também podem ser úteis aplicativos com cronômetros, principalmente para as categorias de base, como light e expedition.

T15Nav é um sistema de navegação para Android que deverá ser alimentado por um arquivo gerado através do T15 Planilha e disponibilizados pela organização da provas. Atualmente pode ser utilizado de duas maneiras diferentes:  recebendo pelo GPS distância e velocidade; ou então pelo sistema de quilômetro calculado, onde mostrará a distância e o tempo de prova ideal baseado no tempo.

O Full Rally Totem é um aplicativo que tem várias funções, ele é gratuito mas algumas funções só funcionam com licenças pagas. Sem custos é possível carregar o arquivo da prova (disponibilizado pela organização) e utilizando o hodômetro pelo GPS o programa indica se você está atrasado ou adiantado.

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Novos equipamentos – tecnologia bluetooth

Os novos equipamentos disponíveis no mercado combinam aplicativos para celular que se ligam por bluetooth à pequenos equipamentos que coletam e transmitem o sinal do hodômetro do carro. Existem alguns aparelhos que fazem isso no mercado, a diferença fica por conta do app, que pode simplesmente receber essas informações ou pode ser mais sofisticado e funcionar do mesmo modo que os equipamentos com navegação integrada.

O Sensor Blue da Totem, que funciona junto com o app Full Rally Totem, faz exatamente isso. Ele capta o sensor do carro e transmite para o aplicativo que, ao receber o arquivo da prova, informa quando você está adiantado ou atrasado com precisão de décimos de segundos.  Um dos diferenciais desse equipamento é a possibilidade de utilizar a botoeira (igual do EVO, que funciona como um controle remoto) para ajustar o hodômetro de forma rápida sem precisar tocar na tela do tablet ou celular. Outros pontos positivos são as opções de kit piloto, onde é possível conectar um segundo Android e exibir as informações para o piloto e também já está funcionando a opção de planilha digital (Road Book integrado). Neste caso um arquivo com a planilha também é disponibilizado pela organização, a visualização é feita no mesmo dispositivo Android e a partir das informações do hodômetro a planilha vai “andando sozinha”, facilitando muito a vida do navegador. Para utilizar essas funcionalidades são necessárias licenças diferentes e pagas.

SensorBlue

T15Nav também terá uma versão que se conectará via bluetooth com o T15Box e irá receber os dados de distância e velocidade do sensor do veículo, mas ainda não está disponível.

Atualização:

Outro equipamento que também funciona bluetooth é o Rabbit. Ele tem um aplicativo que abre tanto os arquivos digitais da Totem e da T15 e também funções especiais para provas como o Suzuki Extreme. Falamos dele neste post aqui, clique para conferir mais detalhes.

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De modo geral estes são os equipamentos mais comumente utilizados nos rallys de regularidade, espero que aproveitem e qualquer dúvida entrem em contato, estamos à disposição para ajudá-los.

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