Este é o oitavo post da nossa série especial “Sertões” e aqui você pode conhecer algumas das grandes equipes que irão participar do maior rally do país!
Faltam 2 semanas para o Rally dos Sertões!
O Rally dos Sertões 2016 contará com 50 carros, 11 a mais que os 39 de 2015. Eles estão classificados em Protótipos T1 (a categoria mais procurada, com 10 inscritos), Protótipos T1 FIA (cinco inscritos), Production T2 (seis inscritos), Pró Brasil (seis inscritos), Super Production (sete inscritos) e TR4 (um inscrito). O retorno da prova de regularidade é um dos motivos para o aumento, serão 15 carros, 11 na Graduados e quatro na Turismo. Nos UTVs, o número se manteve igual, com 30 competidores.
“Apesar da crise, tivemos uma grata surpresa que foi o incremento no número de participantes em relação ao ano passado. Talvez seja pela tradição que tem o Sertões, e também pelo roteiro desafiador que conseguimos elaborar para este ano”, afirma Marcos Moraes, diretor-geral da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões.
Entre os participantes do Rally dos Sertões 2016, grandes nomes do off-road, como a dupla atual campeã, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Toyota), nos carros; Jean Azevedo, da Honda, em busca do inédito sétimo título nas motos; Marcelo Medeiros, que buscará o tri nos quadris com um Yamaha, e Bruno Sperancini (Can-Am), atual campeão nos UTVs com Lourival Roldan, que corre de olho no tricampeonato. Roldan, aliás, será o navegador de Leandro Torres, também nos UTVs (Polaris), com quem já participou da edição 2016 do Dakar.
Conheça algumas das equipes.
A FD Rally Team participará pela primeira vez com estrutura própria. No Cross Country, pela 13ª vez, Glauber Fontoura pilota sua Triton L200 RS ao lado de Joseane de Souza na categoria Pró-Brasil. “É a primeira vez que correremos juntos, mas já conheço a Jose há tempos, nosso entrosamento é muito bom”, comenta Glauber. Completam a equipe Sandra Dias, que faz sua estreia na categoria Regularidade, e outros dois carros do Cross Country, um com Bartolomeu Nunes e Joselito Júnior na Super Production e outro com Jorge Wagenfuhr e Joel Kravtchenko na Protótipos T1.
Glauber Fontoura, bi-campeão da categoria Super Production com a equipe Mitsubishi, em 2013 e 2014, conta que das 13 vezes que participou do Sertões, apenas 4 delas foi como piloto:
“Em 2010 fiz uma tentativa frustrada pilotando uma Ford Ranger, no Sertões Experience, quando chegamos a liderar a prova, mas uma quebra no terceiro dia nos tirou do rally. Com o apoio da equipe da Mitsubishi, os dois anos seguintes foram muito bons e ganhamos na categoria.”
A estrutura da FD Rally Team é de gente grande. Conta com uma cegonha para levar os carros até Goiânia e depois de volta para São Paulo, um caminhão grande com uma oficina completa e cheio de peças de reposição, um motorhome para apoio da equipe técnica e dos competidores nos locais de acampamento e 3 carros de apoio rápido, uma Triton KTM, carro limpa trilha, com toda estrutura de peças, macacos, solda, etc, podendo realizar uma manutenção pesada nos carros de competição ainda no meio da especial, se necessário. Fazem parte da equipe, ainda, mais 2 carros de apoio, um para abastecimento com estrutura de apoio que acompanhará os carros durante todo o trajeto da especial e uma camionete fecha trilha.
“Junto com o primeiro carro, sempre largará o carro limpa trilha com toda estrutura de manutenção dos carros. Depois o carro do meio vai sozinho e o último carro larga com o apoio de abastecimento. Nosso carro de regularidade larga junto também com o outro apoio rápido. Desta maneira, sempre tem um apoio acompanhando de perto via rádio e tendo acesso a qualquer um dos carros de corrida mais rápido e em todo o trajeto da especial”, explica Glauber.
O staff da FD conta ainda com 20 pessoas, além dos 8 competidores. São mecânicos, ajudantes, cozinheiro, funileiro, eletricista, um engenheiro com bagagem de participação em provas como Dakar e rallys na Europa e também um fisioterapeuta que acompanhará a equipe durante todo o Rally dos Sertões.
“A bagagem que carregamos durante todas as provas e campeonatos que participamos durante o ano, já nos dá horas de voo suficientes para nos deixar bem preparados para este rally. A estrutura que irá nos acompanhar também nos deixa muito seguros para fazer um rally muito bom. Serão praticamente 2 mecânicos e 2 ajudantes por carro e todos muito bem preparados”, diz Glauber.
Equipe X Rally Team
X Rally Team é a maior equipe da 24ª edição do Rally dos Sertões. 54 pessoas, 4 caminhões, 3 motorhomes, 7 carros de corrida e 6 carros de apoio rápido. Estes são os pequenos números da equipe formada por Cristian Baumgart e Alberto Andreotti, Marcos Baumgart e Cleber Cincea, Lance Woolridge (da África do Sul) e Marcelo Haseyama, todos na categoria Protótipos T1 – FIA, Pedro Prado e Joaquim Bicudo, Mauro Guedes e Neurivan Calado na categoria Protótipos T1, e Gunter Hinkelmann e Vinicius Castro e Cleber Rosa e João Victor Ribeiro na Pró Brasil, todos muito bem preparados para a competição.
“Estamos muito bem preparados para este Sertões. Fomos treinar fora do Brasil, mais especificamente na África do Sul, onde foram 1300 km de treino em trechos de deserto, areia, trechos bem parecidos com o que iremos encontrar no Jalapão. Existiu também um trabalho intenso da equipe na melhoria dos carros, em questão de desempenho, com vários upgrades junto com a equipe NWM da África, agora o carro é totalmente outro e estamos muito mais confiantes e preparados com ele”, conta Beco Andreotti.
Beco Andreotti ainda comenta as expectativas da equipe para mais uma disputa da maior prova de rally nacional e uma das mais importantes do mundo:
“Sabemos que será um rally muito duro, mas nossas expectativas são de trazer todos os carros até o final. Encontraremos pela frente bastante trial, areião e muito calor, o que vai exigir muito dos equipamentos e principalmente dos pilotos e navegadores. Estamos indo para vencer pela primeira vez na geral do rally e faremos de tudo para que isto aconteça.”
Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil
A Ralliart Brasil, divisão de alta performance da Mitsubishi Motors, estará novamente presente no Rally dos Sertões, com dois carros: o ASX Racing, campeão geral em 2015, categoria Protótipo T1 – FIA, e a L200 Triton SR, tricampeão da categoria Protótipos T1.
Guilherme Spinelli, o maior campeão do Sertões com cinco títulos, volta a correr ao lado de Youssef Haddad, com quem tem três títulos na prova. Eles estarão a bordo do ASX Racing, veículo projetado para encarar os maiores desafios do planeta. Também contam com a dupla Sylvio de Barros / Rafael Capoani, que irá encarar o Sertões 2016 com a L200 Triton SR, veículo três vezes campeão da competição na categoria Protótipos T1 e melhor carro nacional na disputa.
O navegador Marcelo Vivolo, que participou de duas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country ao lado de Guiga neste ano, permanece na equipe mas, nessa competição, dá lugar a Youssef, que é o engenheiro da Ralliart Brasil e poderá observar in loco as evoluções aplicadas no ASX Racing.
“Não há feedback melhor do que participar de uma prova como o Sertões e observar o desenvolvimento do carro. Em provas longas como essa, o trabalho da dupla vai muito além da navegação e pilotagem”, explica Youssef. “A alteração de navegador não foi uma mudança de última hora, na realidade ainda não havia uma definição ainda. Viemos de um ano com uma série de mudanças na equipe e de trabalho duro de desenvolvimento dos dois modelos de protótipo, tanto no ASX quanto na Triton. E após uma série de reuniões na equipe, avaliando as configurações dos carros e de equipe e chegamos no que entendemos que este é o melhor formato, tanto de carro, quanto de equipe, para esta edição do Rally dos Sertões.”
“Estamos trabalhando no desenvolvimento do ASX Racing desde o Rally Dakar. Ter o Youssef como navegador vai ajudar muito nesse processo, já que ele também é o engenheiro responsável pelo carro. Vamos somar forças para encarar o maior desafio em terras brasileiras”, ressalta o piloto, que vai para o seu 16º Sertões.
A equipe Ralliart Brasil conta com um total de 23 pessoas, incluindo as duplas, divididos entre 4 engenheiros, 6 mecânicos sendo 1 especialista em motor e outro em elétrica, logística, motoristas dos caminhões, um quiropraxista e uma pessoa responsável pela captação de imagens da equipe. Serão também 4 veículos de apoio rápido para acompanhar os pilotos durante as especiais, além de um caminhão oficina e um caminhão cegonha, utilizado para o deslocamento dos veículos e transporte de pneus e peças de fibra para reposição durante o rally.
“Para mim, pessoalmente, as duas funções, chefe de equipe ou navegador, são tão importantes quanto para o sucesso da equipe como um todo. E é claro, não vou dizer que não tem a parte prazerosa de estar dentro do carro, de estar competindo, mas isto só vale se tiver por trás um bom trabalho da equipe, então não tem diversão dentro do carro se este não estiver bom, não estiver competitivo”, comenta Youssef. “Nesta edição eu vou navegando, na próximo a gente ainda vai decidir”, complementa.
Equipe Macedo´s Rally Team
A equipe Macedo’s Rally Team formada por parcerias de sucesso entra na fase de ajustes finais depois de muitos meses de preparação para a largada do Rally dos Sertões. Na categoria Carros, a equipe é presença garantida e foi a primeira equipe a se inscrever para a 24º edição do rally. A principal aposta é a estreia da equipe com o casal Celso Macedo e Belén Macedo a bordo do Mitsubishi Pajero TR4 ER, que espera fazer uma grande competição levando para o grid as cores da Dry Man (absorvente urinário masculino), além da Radiex Produtos Automotivos, da Cobrec, do Itu Trailer e da Road Tech Acessórios.
O foco para o início do Sertões agora fica para os últimos treinos, revisão de equipamentos e reuniões constantes, tanto da dupla quanto com os mecânicos da Macedo’s Rally Team, que conta com os filhos do casal: Fred Macedo como chefe de equipe e Nick Macedo no apoio administrativo. “Para que tenhamos uma ótima sinergia dos profissionais a equipe foi escolhida a dedo para compor o time”, explica Nick Macedo.
“Realizamos treinos na última semana para maior entrosamento da dupla com o Pajero e tentarmos nos próximos dias reduzir o peso da ansiedade. Para mim o Sertões está cheio de desafios, desde o roteiro será tudo novidade”, declara Celso Macedo inscrito na Production T2.
A navegadora Belén é uma das duas mulheres participantes nos carros na modalidade cross country, no desafio da edição de 24 anos.
“Estou muito feliz em participar do vigésimo quarto Rally dos Sertões. Estamos trabalhando muito para que sejamos uma das equipes a terminar a prova. Foco e fé!”, diz a determinada navegadora de 53 anos, sendo a competidora com mais idade.
Equipe Siriema Rally Team
Campeã na categoria Pró Brasil em 2015, equipe Acelera Siriema segue para a 13ª participação na maior prova off-road do país com o piloto Luiz Facco e o navegador Humberto Ribeiro. Com três títulos do Rally dos Sertões no currículo (2009 e 2010 na Super Production e 2015 na Pró Brasil), o paulista Luiz Facco parte para a 13ª participação na competição.
“Certamente o Sertões passando pelo o Jalapão será muito mais desafiante e prazeroso. Não promete ser uma prova fácil mas conseguimos desenvolver um carro competitivo e seguro e estamos preparados”, afirma o piloto da Mitsubishi Triton L200 SR.
Na quarta temporada na equipe, o navegador de Teresina, Piauí, elogia a estrutura da equipe e tem boas expectativas para esta edição:
“Este será o terceiro ano que vamos para o Sertões com equipe própria e temos um time muito bem estruturado e experiente para nos apoiar no que for preciso. Agora é contar os dias para a largada porque teremos um roteiro incrível e vamos lutar por bons resultados”, finaliza o navegador que fará a 11ª participação na prova.
Facco e Ribeiro seguem para a competição como líderes da Pró Brasil no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Lembrando que os dois primeiros dias do Rally dos Sertões somarão pontos para as oitava e nona etapas do certame.
Equipe Top Rally Team
Com a Equipe Top Rally Team, a dupla Thiago Rizzo e Ivo Mayer, navegador, está confirmada na categoria Super Production e preparada para a competição. Foram meses de muita expectativa e, agora, tem aproximadamente duas semanas para finalizar os preparativos e toda a grande logística.
“A cada evento que participamos com o carro ampliamos o desenvolvimento e fazemos modificações”, diz Thiago Rizzo, campeão do Rally dos Sertões e campeão do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country em 2015. “Vamos fazer ajustes durante o rali, mas com certeza as experiências anteriores nos ajudarão a já começar a prova com um carro muito bom, que evoluiu bastante nos meses de preparação”, conta o piloto de Petrópolis (RJ).
O navegador Ivo Mayer completa: “como a cada prova desenvolvemos mais, estamos em um ponto bem competitivo. Agora é um outro tipo de prova, com um pouco de tudo do cross country e, ainda, teremos como característica principal as areias da região Nordeste nos três últimos dias, com o percurso pelo Parque Nacional do Jalapão (deserto brasileiro) no Tocantins, onde será feita a etapa Maratona (pilotos não podem contar com a ajuda de mecânicos).”
Bianchini Rally
A equipe será a única com competidores em três das quatros categorias em disputa – motos, quadriciclos e carros, categoria em que estarão a bordo de um T-Rex na Protótipos T1 e terá como piloto Fabrício Bianchini e como navegador Caio Santos.
Fabrício Bianchini fará sua estreia pilotando o T-Rex, desenvolvido pela equipe MEM. São 14 participações, das quais 11 nas motos, sendo as duas últimas edições como navegador nos carros.
“Era um sonho antigo e, desde que aceitei o convite de Rodrigo Terpins para navegar para ele em 2014 e 2015, foi uma experiência incrível e a vontade se potencializou. Passei a enxergar o Sertões de um outro ângulo e, nesta temporada, consegui viabilizar isto e estarei competindo de carro na Protótipos T1”, explica “Gaúcho”, como é conhecido o piloto no meio off-road.
Bianchini contará com a navegação de Caio Santos, que disputou algumas temporadas da Mitsubishi Cup ao seu lado e fará sua estreia na competição.
“Sempre acompanhei de longe, agora será meu primeiro Sertões. Estou me preparando para enfrentar esse desafio nos últimos meses, inclusive com uma preparação física mais intensa. Mas só mesmo no dia a dia da prova para saber. A ansiedade é grande”, diz Santos.
Bull Sertões Rally Team
A equipe paulista Bull Sertões Rally Team dos irmãos Michel Terpins e Rodrigo Terpins vai desbravar o Rally dos Sertões pelo terceiro ano consecutivo pela categoria Protótipos T1 e a bordo do T-Rex, desenvolvido pela equipe MEM.
Para encarar o roteiro desafiante, a equipe tem focado nos treinos e preparativos finais para a disputa. Nesta edição Michel contará, pela primeira vez, com a navegação de Maykel Justo. E para afinar alguns detalhes e fazer ajustes finais, a dupla realizou um treino na semana passada, em Itatinga, no interior de São Paulo.
“Foi um treino produtivo, mas nossa adaptação será mesmo durante a prova. Maykel é um navegador experiente e certamente vamos nos dar muito bem”, ressalta o piloto, que segue para sua sétima participação no Rally dos Sertões. “Estamos ansiosos para acelerar, ainda mais que nossa categoria está bem competitiva com 14 duplas de um total de 50 carros”, completa Michel que segue na vice-liderança do Brasileiro de Rally Cross Country na Protótipos T1. Vale destacar, que os dois primeiros dias da competição somam pontos para as oitava e nona etapas do campeonato.
Natural de Taubaté (SP), Justo já disputou 10 edições da competição, sendo sete de caminhão e três de carro e já conquistou quatro títulos como navegador.
“O Rally dos Sertões é sempre um desafio e superação. Serão sete dias praticamente confinado dentro de um veículo, com a adrenalina sempre elevada e concentração ao máximo, onde todos desejamos fazer o melhor para conquistar o pódio”, explica Maykel.
.
Tulipa Rally no Rally dos Sertões
Este ano estaremos acompanhando o Rally dos Sertões diretamente da poeira dos competidores e vamos contar tudo que acontece para vocês no nosso site e redes sociais.
Todos os dias teremos posts no site com o resumo do dia e em algumas cidades, com mais estrutura, faremos transmissões ao vivo. Fiquem ligados!.
.
É a mandacarú rally team?