O Rally dos Sertões é o maior e mais famoso rally brasileiro e é considerado por muitos como o segundo maior do mundo, atrás apenas do Dakar.

Este é o segundo post da nossa série especial “Sertões” e vamos contar um pouco sobre como funciona esse rally e sua história.

.

Faltam 9 semanas para o Rally dos Sertões!

.

História do Rally

O Rally dos Sertões começou oficialmente em 1993, porém o pontapé inicial da competição foi dado em 1991 com a realização do Rally São Francisco, primeira prova de Cross Country realizada no Brasil, seguindo os moldes do Rally Dakar, que foi só para motos.

Chico Morais, organizador do Rally São Francisco, conta toda a história e as dificuldades para realizar a prova em seu livro: “No Brasil – O primeiro rally cross-country brasileiro”, ótima opção de leitura para todos que gostam de rally!

A primeira edição do Rally dos Sertões largou de Campos do Jordão/SP e chegou em Natal/RN. Foram 34 pilotos, somente em motos, que cruzaram 3.500 km. Neste ano o roteiro teve como tema  a história do cantor Luiz Gonzaga, ao passar por cidades como Exú (cidade natal do cantor) e Asa Branca (nome de seu maior sucesso). A partir de então, todos os anos o roteiro da prova tem ligação com algum importante tema da história brasileira.

No ano seguinte, 1994, o percurso aumentou para 4.500 km e contou com a participação de pilotos estrangeiros. A partir da terceira edição o rally tornou-se um grande evento, com a inclusão dos carros 4×4 e com a participação de grandes nomes do motociclismo mundial.

Em 1996 foi criada a Dunas Race, contando com uma equipe de mais de 300 pessoas, com a intenção de profissionalizar o rally. Desde o começo, o rally também conta com ações sociais e ambientais desenvolvidas no locais por onde a prova passa. Durante o rally movimenta-se uma caravana com mais de 2.500 pessoas e que movimenta todos os setores da economia das cidades por onde passam.

Em 2008 o Rally dos Sertões passou a contar como uma das etapas do Mundial Cross-Country da Federação Internacional de Automobilismo para carros e caminhões.

Este ano teremos a 24ª edição que promete ser histórica! Os carros, motos, quadriciclos e UTVs irão percorrer mais de 3.000 km, sendo que 74% serão em trechos cronometrados, ou seja, pé no porão! Até o momento já mais de 450 inscritos, entre pilotos, navegadores e equipes de apoio.

Outra novidade para este ano é a volta da categoria regularidade, que fez parte do rally em 2005 e 2006, e volta com força total!

.

Tulipa Rally no Rally dos Sertões

Este ano estaremos acompanhando o Rally dos Sertões diretamente da poeira dos competidores e vamos contar tudo que acontece para vocês no nosso site e redes sociais.

Todos os dias teremos posts no site com o resumo do dia e em algumas cidades, com mais estrutura, faremos transmissões ao vivo. Fiquem ligados!

.

.

Apoiadores

.

O post História do Rally dos Sertões apareceu primeiro em Tulipa Rally.