Hoje é o primeiro dia do rally de Barretos. Como no Regularidade, o dia é de ajustes no carro, secretaria de prova, vistoria técnica e briefing. Quem nos conta um pouco do que está rolando por lá é o piloto André Miranda, que este ano participa do Brasileiro Cross Country com sua L200 azul e prata de número 321.

Chegamos ontem em Barretos, como muitos competidores também fazem, é vir na quinta-feira e poder descansar bem porque o dia de hoje é bem longo. Sexta pela manhã é hora de montar acampamento no parque do Peão (onde acontecem os famosos rodeios de Barretos), conectar os pontos de água e energia disponíveis para os competidores e deixar tudo organizado para fazer os ajustes finais do carro. Como é a primeira prova do ano, boa parte dos carros ficam prontos aos 48 minutos do segundo tempo, então temos diversos detalhes ainda para acertar, e estamos focados neles.

Enquanto isso, uma pessoa da equipe está fazendo a parte burocrática: secretaria de prova. Depois da burocracia, é hora de adesivar o carro e partir para vistoria técnica.

Com tudo em ordem, podemos voltar para o nosso apoio ajustar bancos, cintos e todos os pequenos detalhes que não são poucos e nem menos importantes.

A noite é hora do briefing (20h), onde a informação será principalmente sobre as condições da pista e previsão de tempo. Está nublado e até chuviscou pela manhã, mas a informação que nos passaram é que não tem chovido forte, apenas uma garoa no final do dia que não chega nem a molhar o piso (Mensagem atualizada às 15h55: voltou a chover, já caiu umas 3 ou 4 pancadas grandes de chuva depois da mensagem que lhe enviei – André Miranda). Além da informação sobre a pista, tempo de prova e de deslocamento, será entregue a planilha e ai é hora dos estudos. Enquanto alguns dormem, eu e meu navegador, Alison Pedroso, vamos estudar todas as páginas da planilha e marcar os pontos importantes, anotar todas as informações onde da pra ganhar tempo, pontos de atenção, independente do tamanho dela.

AndreMiranda_01

Depois é descanso, que amanhã é dia de rally. De manhã teremos o prólogo. Poderemos fazer o reconhecimento deste trajeto a pé ou de bicicleta, e a disputa será de 2 em 2 competidores, o que vai definir a ordem de largada de acordo com o tempo de cada um. O que é muito importante, pois quem larga na frente minimiza uma série de problemas que possa ter com outros competidores que porventura quebrem ou aqueles mais lentos. Quanto menos competidores na sua frente, melhor!

A partir das 12 horas é a largada em direção a especial.

Este é nosso cronograma do dia de hoje.

 

André Miranda conta com o patrocínio de BASF e REIKO, e o apoio do Tulipa Rally.