Sim, existe rally de regularidade de bicicleta!
Acompanhe abaixo o relato dos nossos amigos Bessa e Silvinha que participaram de uma prova desse estilo e vamos ajudar na campanha para que ocorram mais provas desse tipo, afinal de contas tem espaço para todo mundo se divertir!
Por Claudio e Silvia Bessa
No dia primeiro de Março participamos de um Rally de Regularidade em Bike
Décadas atrás haviam poucas competições do gênero no Brasil. Hoje simplesmente não há empresa que organize esse tipo de prova. A NorthBrasil, que organiza campeonatos de Trekking há mais de 10 anos, promove uma vez por ano, desde 2012, esse tipo de prova em parceria com o Sesc.
A prova desse ano teve sua largada e chegada dentro do Sesc Piracicaba e contou com 30 equipes.
As equipes, formadas por dois ou três bikers, largaram em sequencia a cada 1 minuto, disparando seus cronômetros e seguindo uma planilha em papel onde estavam as referências a serem seguidas e seus tempos ideais de passagem.
Como em todo rally de regularidade o ideal é que se passe pelos PCs (pontos de controle) no tempo ideal de cada equipe. Os PCs não são conhecidos pelas equipes e eles podem ser físicos ou virtuais. Na primeira edição tínhamos um Chip para “espetar” nas máquinas físicas dos PCs e nesse ano utilizamos a tecnologia dos GPS/Rastros para os PCs que eram em sua totalidade virtuais.
Pessoalmente, embora seja menos “profissional” prefiro os PCs físicos e os chips, por que implica em mais habilidade na bike (pois o atleta tem que parar pra marcar o PC enquanto o tempo corre) e maior estratégia da equipe.
A prova desse ano teve 12,5 kms cumpridos em 1h30, com velocidade média de 14 km/h.
Por estarmos dentro da cidade, a maior parte do trajeto foi de asfalto com pequenos percursos de terra. Nas travessias em vias de grande fluxo e pontes os trechos eram de deslocamento (para garantir a segurança de todos) e sem contagem de tempo.
No meio da prova havia um Neutral que dava aos competidores 10 minutos para recompor as energias com água e frutas.
Monitores da organização estavam espalhados em todo o percurso evitando que os iniciantes “se perdessem demais” ou ficassem expostos à riscos desnecessários. Tudo muito bem organizado.
Claro que nos divertimos muito, exercitamos o físico e mente além de sermos premiados com o segundo lugar no pódium.
Imagino o quanto divertido seria uma prova dessas feita inteiramente em trechos de terra!
Fica o pedido:
“Todos que gostamos de rally de regularidade e de pedalar aguardamos ansiosos a oportunidade de unir as duas modalidades em Campeonatos de Rally de Bike Regularidade formados por 4 ou 6 etapas no ano”.
Clique aqui para ver o resultado e aqui para mais fotos.
Sensacional isso… unir duas paixões de muitas pessoas… rally e bike. 🙂 Tomara que venham novas provas!