Uma das trilhas mais tradicionais do calendário da Copa Scherer 4×4 de Jeep Raid, Joaçaba receberá nos dias 21 e 22 deste mês a 5ª e 6ª etapas da temporada da maior competição offroad da região Meio-Oeste de Santa Catarina. Os organizadores esperam formar um grid com aproximadamente 70 veículos, divididos em quatro categorias: “A” (carros novos), “B” (carros antigos), “N” (novatos) e “Passeio”, esta última não competitiva, voltada para quem tem um veículo 4×4 e não quer compromisso com tempos e médias de velocidade. As inscrições já estão abertas.

Em Joaçaba, pilotos e navegadores irão percorrer 70 quilômetros na Trilha das Duas Casas, um trajeto radical pelo interior que exigirá habilidade e técnica dos competidores.  Com 18 etapas já realizados no currículo, a cidade sede da patrocinadora Scherer Autopeças tem uma das provas de Jeep Raid mais antigas do estado. Além disso, o relevo único certamente torna a etapa uma das mais completas do campeonato.

De acordo com o diretor da prova Naôr Petry, o percurso foi preparado para agradar os amantes do verdadeiro esporte 4×4. “Teremos uma trilha limpa, com piso escorregadio e pouca pedra, mesclando trechos em meio a mata fechada e área de reflorestamento. Como é uma competição de regularidade, o principal desafio será manter o hodômetro ajustado para não perder nenhuma referência e acertar o trajeto”, antecipa.

Já na categoria Passeio os participantes encontrarão uma trilha menos agressiva, de aproximadamente 10 quilômetros, justamente para quem está começando no mundo fora-de-estrada e busca apenas curtir uma aventura em meio a natureza junto com a família ou amigos. Diferente das outras categorias, que somam pontos para o campeonato, no passeio os veículos largam em comboio e são conduzidos por “carros guias” da organização.

.

PROGRAMAÇÃO

A programação inicia no sábado (21) a partir das 17h, com a recepção das equipes no Brollo Lanches, no Centro.

No domingo (22), dia da prova, a partir das 6h30, a organização recebe os competidores com café da manhã na sede da Scherer Autopeças (rua Ernesto De Marco, 150, bairro Jardim Cidade Alta). Logo depois acontecerá o briefing com orientações sobre o trajeto. Em frente à empresa, o primeiro carro vai para a trilha às 8h01. Já por volta das 8h30 começa o passeio. A chagada está prevista para às 12h30 na comunidade de linha Duas Casas, onde será servido o almoço.

.

COMPROMISSO AMBIENTAL

Sediada numa das regiões mais belas do estado, a Copa Scherer 4×4 tem uma abrangência que ultrapassa os limites do Oeste catarinense, pois além de integrar participantes e comunidades, atrai pilotos e turistas de outros estados.  Essa visibilidade é usada para conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente. Denominado um evento Carbon Free, todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvore. Para cada 100 km percorridos por veículo, uma árvore é plantada.  Em 2016, essa atitude prevista em regulamento já foi realizada em Tangará e Capinzal, cidades que receberam as etapas anteriores e será repetida em Joaçaba.

.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 5ª e 6ª etapas do ano da Copa Scherer 4×4 estão abertas. O processo é simples e 100% on-line no site maisrally.com.br/eventos. Depois de selecionar a categoria, prova ou passeio, a equipe deve preencher os dados e confirmar a participação. No site tem o regulamento e também o contato dos organizadores.

Mais informações na página oficial no Facebook (/copascherer4x4carbonfree).

.

SOBRE A COPA SCHERER 4X4

A Copa Scherer 4×4 é realizada pela LOCIA (Liga do Oeste Catarinense e Sul Paranaense de Automobilismo para Esportes Off-Road e Regularidade), entidade que reúne desde 2007 os Jeep clubes das cidades que recebem as etapas a cada ano.

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.