Alguns dias atrás eu tive o prazer de receber o livro “Fora-de-Estrada – Conhecimentos gerais para a condução de veículo 4×4”, escrito pelo Luiz Felipe Munhoz Campelo.

Como alguns de vocês sabem, eu adoro livros, principalmente os relacionados à rallys e off road (além de diários de viagens), mas é muito difícil achar livros sobre esses temas então fiquei muito feliz quando descobri que este existia. Vou contar pra vocês um pouquinho do que o livro oferece!

A primeira parte do livro é mais teórica e trata mais da parte mecânica explicando, por exemplo, os tipos de motores, como funciona o diferencial, o que significa aquela numeração nos pneus, etc. É aplicado ao off road mas serve para praticamente todos os veículos. É um capítulo interessante principalmente para quem não entende muito dessa parte! Também dá dicas sobre como escolher e preparar o seu 4×4.

Já na segunda parte, o livro traz técnicas e regras para conduzir o veículo 4×4. O capítulo 3 traz diversas dicas sobre como andar em cada tipo de terreno e em situações adversas, o que para mim foi o mais interessante. Destaque para as páginas 114 e 115 com os códigos  utilizados nos rádios (QAP, QAR, etc.) que eu não sabia o que significavam.

A terceira parte do livro mostra como utilizar alguns acessórios e equipamentos em situações mais complicadas como o resgate de um veículo, por exemplo. Contando inclusive com sugestões de improvisações, algumas velhas conhecidas dos jipeiros como o ovo no radiador furado!

Na parte 4 temos informações diversas sobre legislação de trânsito, tipos de combustível e dicas para planejar suas aventuras. A quinta parte do livro trata sobre prestação de primeiros socorros a pessoas acidentadas ou que sofreram maus súbitos, são informações importantes que todas as pessoas deveriam saber e que podem salvar vidas enquanto o atendimento especializado não chega.

E na sexta e última parte do livro temos um glossário (que é muito útil pois são muitos termos utilizados nesse mundo off road e nem sempre sabemos exatamente o que cada um significa), uma tabela com as unidades de medida do sistema internacional de unidades, as referências utilizadas para escrever o livro e também um breve histórico do autor.

O Luiz Felipe é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, sempre esteve presente no mundo off road, sendo pioneiro no Trail Clube de Curitiba e participando ativamente do Jeep Clube de Curitiba, foi o idealizador do famoso rally Transparaná.

.

A minha impressão sobre o livro é que para quem já está a muito tempo nessa vida de off road pode não ler muitas novidades, mas para quem está começando com certeza é uma ótima sugestão de leitura que vai esclarecer muitas dúvidas. Posso dizer que esse não é um livro de cabeceira, mas sim um livro de porta luvas, para se ter sempre à mão!

.

Por enquanto o livro pode ser encontrado somente em Curitiba, nos seguintes locais:

 

Dia 4/07 tem Mitsubishi Motorsports em Curitiba, aproveita para comprar o seu! #ficaadica