Detlef Altwig, chefe da equipe Mitsubishi na competição por dois anos, Fernando Solano, jornalista esportivo e Julio Cruz Neto, jornalista e autor da obra O Caranguejo do Saara vão comentar peculiaridades e bastidores do maior evento de rali do mundo.
Na próxima terça-feira, 24 de maio, o jornalista Julio Cruz Neto lança o livro O Caranguejo do Saara, distribuído pelo selo Clube Select em versão física e digital. A obra é um relato de viagem cheio de memórias, recordações e reflexões sobre o Paris-Dakar, o maior rali do mundo, quando ainda era disputado no deserto africano.
Na ocasião, será realizada uma mesa redonda discutindo o lançamento do livro com a presença de Detlef Altwig, chefe da equipe Mitsubishi no Paris-Dakar por dois anos e atual gerente de projetos especiais da empresa, e Fernando Solano, jornalista esportivo. Os especialistas vão comparar, juntamente com o autor, Julio Cruz Neto, o Paris-Dakar africano com o disputado nos dias de hoje, nas trilhas da América do Sul, relatando particularidades e momentos de bastidores.
Neto cobriu o evento por duas vezes e aproveitou as viagens para relatar experiências que os pilotos entretidos e concentrados jamais notariam durante o rali. Com poesia e humor, o autor revela contrastes de um continente ainda desconhecido, descrevendo de forma assertiva das altas temperaturas à imensidão das dunas.
A intensa preocupação com os resultados da competição e a alta velocidade dos carros é substituída pela riqueza de detalhes na descrição das cores, sabores e sensações da região. “Numa época em que os correspondentes produzem textos tão secos, a subjetividade viva nos relatos de Neto é um oásis”, afirma Ivan Marsiglia, jornalista e escritor que assina o texto de orelha do livro.
A obra é a ampliação de um projeto anterior do autor e conta com prefácio de Klever Kolberg, importante piloto brasileiro que participa do Rali Dakar. As palavras e imagens de Neto em O Caranguejo do Saara trazem aos leitores-espectadores estórias que somente ele pôde notar. O livro é indicado a jornalistas, viajantes, aventureiros e todos aqueles que gostam de conhecer um novo mundo e uma boa aventura.
O Autor
Julio Cruz Neto nasceu em 1976 e, desde então, viajou o máximo que conseguiu. Já esteve em 40 países nos cinco continentes. Como jornalista, logo se embrenhou no mundo dos eventos esportivos e coberturas internacionais, como o Rali Paris-Dakar. Depois disso, percorreu outras trilhas, que levaram a projetos autorais como este livro, rascunhado em Brasília e finalizado em São Paulo, sua cidade.
Evento
Lançamento do livro “O Caranguejo do Saara – A África que encontrei nas minhas coberturas do Rali Paris-Dakar”
Quando: 24 de maio, 19h30
Local: Livraria da Vila – Fradique Coutinho
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena, São Paulo – SP
Ficha técnica
Título: O Caranguejo do Saara
Subtítulo: A África que encontrei nas minhas coberturas do Rali Paris-Dakar
Autor: Julio Cruz Neto
Editora: Clube de Autores
Selo: Clube Select
Formato: 160 x 220 mm
Número de páginas: 120
Cores: 4
ISBN: 978-85-69840-02-2
Preço: R$39,90 (impresso); R$19,90 (ebook)
Edição: Segunda edição ampliada
Ano: 2016