O Rali Dakar poderá ter sérias alterações em seu regulamento. Poderá ser admitido apenas construtores que tenham carros com tração 4×4 e equipados com motores turbo a gasolina a partir de 2019.

Nasser Al-Attiyah (QAT) of Toyota Gazoo Racing SA races during stage 02 of Rally Dakar 2017 from Resistencia to Tucuman, Argentina on January 3, 2017 // Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool // P-20170103-00299 // Usage for editorial use only // Please go to www.redbullcontentpool.com for further information. //

O acordo foi discutido em uma reunião do Grupo Estratégico da FIA e representantes dos principais envolvidos no Campeonato Cross Country – Peugeot, Toyota Overdrive e X-Raid Mini.

O novo regulamento da FIA destina-se a relançar o ‘Mundial’ de Cross Country, mas não é completamente claro qual efeito terá no Dakar.

A principal prova do mundial de Cross Country, o Dakar, organizada pelo ASO, que deverá seguir as regras das FIA, o que tem implicações na qualidade e no número de participantes no evento que atualmente é realizada na América do Sul.

Os novos regulamentos da FIA significam alterações para os três construtores envolvidos no Cross Country mundial, desde que as regras lhes permitiam continuar a participar dos rallys.

A Peugeot dominou as duas edições mais recentes do Dakar com carros que são de tração traseira e utilizam motores turbodiesel, um tipo de propulsores que também utilizado pela X-Raid Mini, ainda que recorrendo a tração integral. Já a Toyota utiliza um motor a gasolina e a Hilux também é uma 4×4, apesar da Overdrive estar desenvolvendo uma versão Evo com tração em duas rodas.

As marcas já reagiram a esta novidade, com a Peugeot dizendo que precisa de pelo menos três anos para desenvolver um projeto que preencha os requisitos deste novo regulamento. Já a Overdrive Toyota admitiu que para ela tudo será mais fácil.

Vamos ver o que acontece…

 

Fonte: Autosport.pt