Mais uma vez estivemos na Mitsubishi CUP, mas esta etapa foi mais que especial pois foi a final do campeonato e num lugar mais espetacular ainda: o Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçú. Quer mais ainda? Então tá bom… além da final da Mitsubishi Cup, no mesmo dia e local tivemos a final da Mitsubishi Lancer CUP.
Agora está bom para você? Pois é, e o evento, como esperado, não deixou nada a desejar!
A sexta-feira, como de costume, é o dia de preparação das equipes. Motorhomes, carretas, cegonhas, tendas, lonas e os carros, todos limpinhos e bem arrumados nas áreas das equipes. Esta é a hora de muito trabalho para os mecânicos, com os últimos ajustes dos carros antes da competição. Enquanto uns trabalham, outros aproveitam para ver os treinos da Lancer CUP, que foram bem legais de assistir.
Confira algumas fotos destes preparativos:
Final dos treinos, início dos briefings. De acordo com o diretor de prova, Detlef, as duas voltas de pouco mais de 50km para a Mitsubihi CUP seriam de muitas curvas, muitos radares e a inédita largada no asfalto. Sim, o pessoal da CUP (parecido com o que aconteceu na edição do rally dos Sertões deste ano) teria a largada dentro do autódromo com uma volta quase completa no circuito e só depois sairiam para a terra. Para garantir a alegria dos expectadores, esse trecho seria a  Zona de espetáculo, a dupla que fizer em menor tempo leva 5 pontos extra para o campeonato e na última etapa do ano qualquer ponto é bem vindo! Conversa vai, conversa vem, todas as dúvidas sanadas entre pilotos e navegadores, agora é hora de fechar o circo e cada um focar na sua planilha, que desta vez estava mais gordinha, com várias páginas a mais.
Sábado, hora de voltar para o autódromo e se preparar para a última prova do ano. A expectativa era grande para a maioria dos pilotos, correr no asfalto com o carro preparado para terra é uma experiência diferente que exige mais atenção e uma pilotagem muito mais agressiva por parte dos pilotos. Enquanto os competidores alinhavam os carros dentro da pista de corrida, nós do Tulipa Rally fomos direto para o final do primeiro deslocamento na terra, onde seria dada a relargada do rally, desta vez velocidade na terra, para fazer uma transmissão AO VIVO através do aplicativo Periscope. Equipamento preparado, nem deu tempo do primeiro carro chegar no final da zona de radar e já tinhamos um bom público aguardando a relargada dos competidores. No final  da primeira transmissão foram 554 pessoas assistindo o início do rally na terra.
Largada no asfalto… pelo visto o pessoal gostou muito de acelerar por lá que muitos gostariam que a experiência se repita ano que vem. Depois da largada no  asfalto, os competidores encontraram uma especial bastante veloz, com aproximadamente 48 km em meio à cana de açúcar, marcada por muitas variações de relevo. O calor foi outro desafio que pilotos e  navegadores tiveram que enfrentar, inclusive nós, que estavamos para ver o espetáculo e aproveitar para tirar fotos, muuuitas fotos. Confira a passagem dos carros na primeira volta:
Depois da primeira volta, tivemos tempo para voltar para o autódromo e nos prepararmos para a segunda volta com uma nova transmissão AO VIVO, desta vez dos carros andando no asfalto. A área destinada aos competidores da Mitsubishi CUP estava montada em um local privilegiado dentro do Velo Città, na parte mais alta da pista, com uma visão quase que completa do trajeto do autódromo.
Enquanto a Priscilla ficava com a transmissão da segunda volta, eu voltei para a terra para clicar novas fotos. Me posicionei na conhecida como a via das Paineiras, os pilotos não pouparam os carros e entravam na curva de contorno a toda velocidade, o que rendeu boas imagens.
Acompanhando pelo rádio da organização, pudemos ver que alguns carros tiveram problemas durante a última volta. Foi uma etapa dura para alguns competidores, com o terreno cheio de curvas, alguns buracos e sendo a última etapa, todo mundo queria fazer bonito e lutar pelos pontos que poderiam fazer a diferença no campeonato, então foi “pé no porão”.
Fim de prova. Agora com muita sede e muito calor, vamos que o dia não acabou ainda!
Chegando novamente no autódromo, a segunda prova do Lancer CUP ainda estava para acontecer e pudemos acompanhar de perto a disputa do título de campeão. E foi emocionante a disputa. Confira mais sobre a Lancer CUP aqui e muitas fotos na nossa página do facebook!
_MG_6720
Agora é hora da premiação da etapa e do campeonato.
Os campeões do ano (texto retirado do release da Mitsubishi) Na categoria Pajero TR4 ER Master, André Miranda e Alison Pedroso conquistaram o título de forma emocionante. “Tivemos problemas na primeira prova do dia e não conseguimos alcançar a classificação que gostaríamos. Mas, na segunda largada, conseguimos o resultado que garantiu o nosso título”, comemora André.
A dupla também foi a mais rápida no autódromo, o que garantiu mais cinco pontos na classificação geral. Outra dupla que alcançou o título foi Albano Parente Jr e João Gilberto Ferreira, da categoria L200 Triton ER. Eles fizeram ótimas provas, venceram a etapa e, assim, levaram o troféu da temporada para casa. “Esse ano foi melhor do que esperávamos. Mudamos de categoria e começamos a competir com um carro completamente diferente do que estávamos acostumados. Mas fizemos um bom trabalho em equipe, superamos esses obstáculos e conquistamos o título”,  afirma Albano.
Já na L200 Triton RS, o campeão foi Fernando Ewerton. O piloto compete na mesma categoria que o irmão gêmeo Felipe, que ficou com a quinta colocação. “A competição fica na pista de terra. As pessoas não acreditam muito, mas nos ajudamos sempre. Damos dicas um para o outro e apontamos onde cada um pode melhorar”, comemora o campeão.
Acompanhe várias fotos das duas provas em nossa página do facebook!
Mais uma vez um evento impecável organizado por toda a equipe da Mitsubishi, o desafio de unir dois campeonatos deste porte em um único dia foi realizado com louvor. Agora é hora de colocar no papel novos projetos do Tulipa Rally para acompanhar de perto todas as etapas do próximo ano da Mitsubishi CUP com uma novidade nas transmissões que será um verdadeiro espetáculo que você poderá acompanhar AO VIVO, aguardem!
.
Apoiadores