É isso mesmo, o Brasil ganha um título inédito de campeão do Dakar e entra pra história do Brasil e do Mundo. São os primeiros campeões brasileiros do Rali Dakar e os primeiros campeões dos UTVs. A dupla brasileira tinha o título nas mãos e apenas precisava terminar a etapa deste sábado, fez isso e chegou campeã a Buenos Aires. E foi uma vitória com autoridade: com vantagem de quase cinco horas para os vice-campeões.

“Fantástico. É fantástico. Um sonho, um sonho completo. Ano passado a gente veio ao Dakar para saber o quão difícil seria essa odisséia. Esse ano, planejamos tudo para colocar mais agressividade na mesma equipe, o mesmo carro e o sonho está completo. Somos os primeiros campeões dos UTVs”, disse Torres.

Leandro Torres, 45 anos, e Lourival Roldan, 58, disputaram o Dakar ano passado, também de UTV, mas ainda a categoria se juntava aos carros. Este ano a organização decidiu dividir as categorias e criar uma única e exclusiva para os UTVs.
Desde os primeiros dias de Dakar, a dupla de brasileiros se manteve na frente, mas somente após a quinta etapa, entre Tupiza e Oururo, na Bolívia, que tomaram a ponta e começaram a disparar com a vantagem.
Daí em diante, a diferença dos tempos se manteve, mas na décima etapa foi que deixou todos nós, torcedores e admiradores da dupla, com o “coração na mão”. Torres e Roldan, que bateram numa pedra e precisaram parar para realizar reparos na bandeja do seu UTV. Nesta ocasião, perderam mais de 3 horas e junto com ela, a liderança do rally e parecia que o sonho do título do Dakar havia acabado. Mas como Deus é brasileiro, os problemas também aconteceram para os líderes na prova naquele momento, e Torres e Lourival persistiram e acabaram retomando a vantagem que tinham na etapa anterior. Depois a dupla conseguiu seguir em frente sem nenhum problema e só ampliaram a vantagem para os demais concorrentes na etapa seguinte. Hoje o dia foi para segurar os ânimos e a emoção, para terminarem a prova da forma mais segura possível, e assim aconteceu, terminando a especial em terceiro mas com a vitória no acumulado geral garantida!
Parabéns aos campeões!
Confira alguns vídeos do final desta emoção de serem campeões do Dakar 2017.