Continuando com os finais de semana que passam bem rápido, desta vez acompanhamos o 1º Rally da Primavera, que aconteceu em Caçapava e foi a 4ª etapa do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade. Rally este organizado pelos amigos Paulo Leite e Fernando Grisolia.
Desta vez a prova é um Rally de Velocidade, os carros não são os mesmos do rally Cross Country, em sua grande maioria são carros 4×2 modificados para rally, e lá encontramos Peugeots, Palios e alguns Subarus… alguns destes são 4×4 e até mesmo homologados para correr o WRC (campeonato mundial de rally). Outra coisa de diferente que temos no rally de velocidade é o trajeto da prova, que são mais curtos e muito mais intensos. Nesta etapa foram 3 voltas na pista, batizada como SS D’Ajuda e 3 voltas na mesma pista, desta vez no sentido contrário, batizada como SS Glória, com aproximadamente 12km cada volta. No dia anterior à prova, cada equipe com um veículo que não seja o da corrida, faz o seu levantamento do trajeto e sua própria planilha.
O evento teve como base o posto rodoviário Olá, no km 124 da Rodovia Carvalho Pinto, que conta com uma área reservada para as equipes estacionarem seus carros e estrutura de apoio, que podem ser tendas, caminhões, motor homes e por ai vai…
Eu e a Priscilla pegamos a estrada bem cedo saíndo de São Paulo em direção a Caçapava. 1h30 depois já estávamos no local do rally e após um breve reconhecimento do parque de apoio, fomos para o local da especial, que ficava bem pertinho dali.
Aqui vale um alerta muito importante… em um evento destes, de rally de velocidade ou cross country, que os apaixonados por automobilismo gostam de acompanhar ao vivo, é muito importante antes de se aventurar e sair procurando um lugarzinho legal para ver os carros passarem, conversar e seguir todas as instruções da organização do evento, que normalmente possuem mapas dos locais privilegiados e do percurso das especiais com horários previstos de passagens dos competidores.
E mais importante ainda é só ficar onde a organização indicar que é seguro, pois sempre é analisado além de tudo, a trajetória dos carros que estão na pista, para caso um destes competidores perder o controle por algum motivo, quem está assistindo a prova fique em segurança.
Neste Rally eu também fui fotografar, com autorização da organização é claro, e assim eu acabei entrando na pista. De qualquer forma, eu sempre perco a oportunidade de fotografar os primeiros carros porque fico analisando sua tangência nos pontos que escolhi para me posicionar. Caso aconteça algum imprevisto, sei que estou fora da área de maior perigo.
Outra coisa que é muito importante observar é que os trechos e estradas por onde acontece o rally são fechadas com alguma antecedência pela organização, e caso o seu local escolhido seja dentro da especial você também poderá ficar limitado para sair, por isso é importante levar bastante água, comida, agasalho para acompanhar a prova (protetor solar, guarda-chuva e repelente também são bem vindos!).
Seguindo todas as instruções da organização o risco de acidentes, como infelizmente aconteceu este final de semana no rally La Coruña na Espanha, tanto para competidores quanto para os espectadores são pequenos. #ficadica
Voltando ao Paulista de Velocidade, entramos na especial guiados pelo Fernando Grisolia, até um dos pontos determinados pela organização para nós que fomos assistir o espetáculo. Chegamos com antecedência no local e deu tempo de prepararmos todos os acessórios para nossa primeira transmissão ao vivo do rally. Quem estava ligado neste domingo de manhã no nosso site, no Facebook ou Twitter, viu que disponibilizamos um link para acompanharem uma passagem dos carros do rally na primeira volta. Este foi apenas um teste para quem sabe nos próximos eventos a transmissão seja divulgada antecipadamente e durante o evento todo, e mesmo assim chegamos a ter 140 pessoas assistindo nossa transmissão. Estamos procurando uma parceria para estas transmissões ao vivo, então quem quiser entrar nesta com a gente só entrar em contato 🙂
Com a transmissão ao vivo no ar, me desloquei para outro ponto da prova onde o espetáculo estava rolando solto… ou melhor, pulando… show de saltos, ao meu ver, uma das partes mais bonitas de se ver num rally de velocidade. Claro que as curvas quando bem feitas, com o carro escorregando de lado também são bonitas. Isto rendeu boas fotos que você pode ver aqui embaixo.
O visual da prova era muito bonito, superfície de terra batida e muito cascalho, e já que aquela chuva que todos esperavam não veio, a poeira foi o que dominou a paisagem após as passagens dos carros.
Após 3 voltas na especial SS D’ajuda, é hora de inverter o sentido da pista. Mas antes os carros que tiveram alguns problemas mecânicos tem um pequeno intervalo para pequenos reparos… mesmo o tempo sendo curto, 30 minutos para estes ajustes, a dupla Marcus Cotton e Eduardo Costa trocou o câmbio inteiro do Palio 617, em mais ou menos 45 minutos. Incrível… só não foi melhor porque estouraram o tempo limite em 9 minutos e acabaram sendo desclassificados da etapa.
Com os carros de volta na linha de largada, foram mais 3 voltas, agora na chamada SS Glória. E muda muito… como muda… novos saltos, novas curvas, novas decidas e subidas… e com os tempos em mãos, os competidores aceleram mais ainda, para tirar cada segundo de diferença do seus adversários. Adversários é modo de dizer… porque nunca vi um esporte onde não existem adversários, mas sim amigos, que disputam a melhor posição entre si.
Continuei nos mesmos pontos onde estava tirando fotos, e muitas fotos boas… o espetáculo melhorava a cada volta na especial. Depois de 3 novas voltas, o rally chegou ao fim. Mais um pequeno deslocamento em direção ao parque de apoio e agora só aguardar a premiação.
E a premiação sempre é um momento de grande descontração. Comandada pelo consagrado Fofo do Marcelo Caiano <3, a brincadeira é grande entre os amigos. Acompanhe as fotos dos melhores momentos desta festa.
.
Confira todas as fotos no nosso Álbum do Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.948083051938999.1073741839.842980015782637&type=3
.
Confira em breve o resultado da prova no site do RPV (clique aqui).
.
A próxima etapa será dia 24 de outubro, acompanhe as informações aqui pelo site!