Peugeot, revolução nos buggys

Primeiro falaremos da equipe campeã de 2016, a Peugeot, que a dois anos revolucionou o conceito de buggys, desenvolvendo um carro 4×2, com enormes pneus, inclusive na dianteira, motor diesel bi-turbo e uma geometria de suspensão fantástica, que para espanto dos conservadores, provou que um 4×2 pode ser tão rápido ou mais que os 4×4 em trechos de estradas sinuosas, algo antes inimaginável. Previsto seria o domínio nas areias, muito em virtude de poderem calibrar os pneus com o carro em movimento. O ponto fraco deles? Diria que a confiabilidade, episódios de quebras no último Dakar e no Rally da China com o carro 2016 e a quebra do modelo 2017, no Rally do Marrocos, vão deixar os pilotos da equipe do Leão Francês apreensivos e os adversários esperançosos.

Youssef Haddad

Confira um pouco sobre o PEUGEOT 3008 DKR

Foi em setembro de 2016, que Peugeot revelou a sua nova máquina de corrida para tentar manter o seu título Dakar.

O Peugeot 3008 DKR propõe uma visão extrema do Novo SUV 3008, ressaltando seus elementos mais marcantes e suas proporções bestiais. O carro de corrida mantém-se fiel à atitude e à postura do SUV, com uma célula preta que recobre as generosas caixas de rodas e um friso cromado realçando a linha de teto. Vistos de frente e de trás, os dois veículos apresentam elementos semelhantes, como os faróis, a grade e a faixa transversal com garras vermelhas nas lanternas.

Do ponto de vista técnico, a Peugeot Sport fez um trabalho focado principalmente no conjunto de suspensão (amortecedores e geometria) para melhorar o comportamento do veículo nas situações adversas que o Rally Dakar reserva.

O sistema de refrigeração e o peso do carro também mudaram, porém, sua estabilidade diferenciada se mantém mesmo com o acréscimo de alguns elementos de reforço. A partir de agora o DKR também integra um sistema de climatização que certamente será muito apreciado pelas equipes.

O motor foi outro foco importante no trabalho da equipe da Peugeot Sport, começando pela adaptação à nova regulamentação da FIA que reduziu o diâmetro do restritor de admissão de ar de 39 mm para 38 mm nos veículos a diesel com tração em duas rodas, causando perda de cerca de 20 cavalos. Os engenheiros tentaram compensar, tanto quanto possível, este inconveniente, mas sobretudo aprimorar a facilidade de utilização do motor em baixas rotações.

 

As quatro duplas do Team Peugeot que correrão o Dakar 2017 a bordo do novo 3008 DKR:

  • Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA)
  • Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA)
  • Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP)
  •  Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MON)

.

Nos próximos posts falaremos das equipes Toyota e Mini.

.