Em busca de um título inédito para a Toyota

Fechando a série sobre os melhores carros do grid dessa edição do Rally Dakar, chegamos a Toyota Gazoo Racing / Overdrive. Única entre os favoritos que ainda não venceu o Dakar, porém conta atualmente com 3 duplas que já venceram. Com um carro que nasceu básico e que ano a ano foi evoluindo, ganhando velocidade e resistência, tendo em sua vantagem o fato de ser o modelo que mais disputa etapas ao longo do ano e que com isso vai se tornando mais confiável. Um motor V8 gasolina com injeção direta, câmbio sadev de 6 marchas e tração nas 4 rodas, além de uma suspensão impressionante, que consegue ser precisa e extremamente confortável. Está é a receita para tentar chegar a enfim vitória no Dakar. O ponto a favor da equipe, está no aporte financeiro que recebeu ao ser vendida 50% a um grupo investidor, pois sem dinheiro não se evolui. O ponto negativo é ter no carro alguns fusíveis ainda, como seus diferencias. Porém entra na briga mais forte do que nunca.

Youssef Haddad

Conheça um pouco da Toyota Hilux EVO

Com um maior curso de suspensão, com controlo da pressão dos pneus a partir do interior e também um restritor de admissão que permite uma maior entrada de ar,  para além das diversas melhorias realizadas na Toyota, este novo veículo cumpre as regras da FIA e também as da ASO.  Isto significa que o peso do carro está agora na casa dos 1300 quilogramas, e não mais os 1915 da versão antiga.  As rodas agora também são maiores, tendo 940 milímetros de diâmetro contra 805 da versão anterior.  Também o curso da suspensão é muito maior, permitindo passar sobre pisos degradados de forma muito mais rápida. A adição do controle da pressão dos pneus é também bastante importante pois permite a adaptação do carro as características do terreno com o carro andando.

Debaixo da carroçaria, a Hilux Evo tem uma nova distribuição dos componentes essenciais – motor e transmissão – que estão colocados entre os dois eixos. Isto dá ao carro uma vantagem sobre os seus adversários em termos de distribuição de peso, com todas as peças pesadas colocadas na zona mais baixa, colocando o centro de gravidade da Hilux no ponto mais baixo de sempre.

 

As duplas da Toyota South Africa Motors e a Toyota Gazoo Racing SA que irá correr o Dakar 2017 a bordo da Toyota Hilux Evo:

  • Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA)

  • Giniel De Villiers (ZAF) / Dirk Von Zitzewitz (DEU)