A chuva dos últimos dias tornou a prova de Santa Cruz do Sul um desafio para os pilotos das categorias Graduados, Turismo e Novatos do Campeonato Gaúcho de Rally 4×4, que abriu a temporada 2016 nos dias 8 e 9 de abril. Com muito barro, o trajeto liso exigiu esforço extra e acabou causando três atolamentos logo no início de prova.

Gaucho01

Entre os carros que ficaram pelo caminho e não concluíram a primeira etapa estavam as duas duplas que garantiram os primeiros lugares na largada após vencerem o prólogo realizado na noite de sexta-feira, dia 8 de março, nas áreas próximas ao Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Aurélio Bilhalva e Tiago Poisl, piloto e navegador respectivamente, e Rogério Koch e Gabriel Silveira, pontuaram somente na segunda etapa e acabaram nas últimas colocações na classificação geral.

Duplas de Viamão e Passo Fundo no alto do pódio

 As dificuldades da prova de Santa Cruz do Sul foram superadas com tranquilidade na categoria Graduados pela dupla de Viamão, Fábio Torcato e Alexandre Rech. Em um pódio acirrado, com apenas dois pontos a menos Rafael Cardoso e Marcelo Ritter emplacaram a segunda colocação. Milton Dresch e Marcelo Fabro, de Estrela, garantiram o terceiro lugar também com um ponto de diferença. Daniel Caetano e Mario Costa, de Pelotas, figuraram em quarto, também separados por apenas um ponto da dupla terceira colocada. Os vencedores da categoria Turismo do Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 de 2015, Mauro Pizolatto e Henrique Rech, de Porto Alegre, estrearam na Graduados com uma quinta colocação fechando o pódio em Santa Cruz do Sul.

Na Turismo o destaque ficou para a dupla de Passo Fundo, Matias Grazziotin e Luciano Peruffo, que fizeram dois primeiros lugares nas duas etapas e garantiram com folga o primeiro lugar no pódio. De Porto Alegre, as duplas Fabrício Soares e Ismael Peteffi e Sérgio Ricci e Jeferson Souza ficaram com o segundo e terceiros lugares, respectivamente, separados apenas por um ponto de diferença. Jeferson Silveira e Giane Sohne, de Rolante, figuraram em quarto e a dupla da capital, Giovane de Mello e Pedro Pescador, fecharam o pódio na quinta colocação.

Estreia da categoria Novatos conta com dupla de Santa Cruz do Sul no pódio

 A nova categoria do Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 animou a festa de premiação da etapa de Santa Cruz do Sul. Com dois primeiros lugares nas duas etapas, a dupla de Eldorado do Sul, Christian Hoerde e Edson Pierezan, garantiu com folga o primeiro lugar. Com 18 pontos, as duplas de Nova Petrópolis, Daniel Arend e Lucas Grahl, e de Caxias do Sul, Pedro Dallegrave e Maurício Vigaró, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente, com desempate realizado através do regulamento da competição. De Porto Alegre, Arthur Alves e Ana Jientara encerram a prova em quarto e, fazendo a festa em casa, Sidnei Mohe e Inês Weschenfelder comemoram a quinta colocação na prova representando a cidade sede.

Pelo quinto ano consecutivo o município de Santa Cruz do Sul deu a largada para a temporada do Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 de Regularidade. Em 2016, a competição ainda passa por Porto Alegre nos dias 13 e 14 de maio, Mostardas em 24 e 25 de junho, Cambará do Sul em 12 e 13 de agosto e Osório em 23 e 24 de setembro, onde acontece a grande final.

O Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 de Regularidade tem realização da América Sul Off-Road, organização do Rally Clube do Rio Grande do Sul e supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo. O patrocínio é da AutomaSafety, solução em segurança de máquinas; Ipiranga Lubrificantes; Troller Trilha Florauto; Conforto, artefatos de couro; Viverone Rio Grande Hotel e Vigitrack, Rastreamento e Gestão de Frotas. O campeonato ainda tem o apoio da Pizzolatto Advogados, Multital, Q7 Off-Road, Pontual Autolocadora, OffShox, Pitbull 4×4 Guinchos e Acessórios, Repecol, AutoClass, Militec-1 e MP+ Comunicação Visual. O apoio da etapa de Santa Cruz do Sul é da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Charrua Hotel e Via Truck Adventure 4×4.