O maior rally do mundo e também o mais difícil começou hoje em Buenos Aires e a disputa promete ser disputadíssima. Você quer saber em quem ficar de olho durante a competição? A gente te da uma ajudinha…
OS BRASILEIROS
Dez brasileiros formarão uma das maiores delegações do país nos últimos anos. Seis pilotos e quatro navegadores só não disputarão a categoria dos caminhões na competição que vai de Buenos Aires a Rosário.
Conheça os competidores brasileiros do Rally Dakar 2016
CARROS
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad
A dupla participa do Dakar desde 2009 — desde 2011 juntos. Guiga, como o piloto carioca de 43 anos é conhecido, acumula vitórias em provas de todos os estilos: regularidade, velocidade e cross-country. Navegador paulista de 35 anos, Youssef começou a carreira em provas de regularidade.
G. Spinelli: Piloto carioca participou da primeira competição de velocidade na década de 1990 e, desde então, acumula vitórias em provas de todos os estilos: regularidade, velocidade e cross country. Guiga, como é conhecido, tem cinco títulos no Rally dos Sertões e participa do Dakar desde 2009.
Y. Haddad: O navegador começou a carreira em provas de regularidade e entrou no rali cross-country em 2002. Youssef é tricampeão do Rally dos Sertões e, ao lado de Guiga Spinelli, ganhou o troféu Rookie Challenge no Rally Dakar como melhor estreante da competição em 2009.
João Franciosi e Gustavo Gugelmin
Gaúcho de 52 anos radicado na Bahia, Franciosi teve rápida ascensão no rali cross-country. Na segunda participação no Rally dos Sertões, o piloto foi campeão geral. Ele fará sua estreia no Dakar. Navegador de 33 anos, Gugelmin é catarinense e já participou da competição.
J. Franciosi: O piloto teve rápida ascensão no rali cross-country. Já na segunda participação, Franciosi foi campeão geral do Rally dos Sertões com uma Mitsubishi L200 inscrita na categoria Production. Foi o único piloto da história da prova a conseguir esse feito.
G. Gugelmin: Vencedor do Rally dos Sertões 2015, o navegador liderou de ponta a ponta a última edição da competição e sagrou-se campeão geral e da categoria T1 FIA.
Jorge Wagenfuhr e Joel Kravtchenko
A dupla de Curitiba estreia no principal rali do mundo. Piloto, Wagenfuhr é cirurgião plástico e foi campeão em 2015 do Rally dos Sertões na categoria Super Production. Navegador, Kravtchenko é advogado.
J. Wagenfuhr: Campeão do Rally dos Sertões 2015 na categoria Super Production, o cirurgião plástico de Curitiba (PR) busca novos desafios e estreará no Dakar 2016.
J. Kravtchenko: Navegador curitibano já participou de eventos como a Copa Troller, Mitsubishi Cup, Campeonato Rally SC e Rally dos Sertões. Será a primeira participação do advogado paranaense no Rally Dakar.
UTVs
Leandro Torres e Lourival Roldan
Será a primeira participação de Torres — piloto carioca de 44 anos — no Dakar. Considerado um dos navegadores mais experientes do Brasil, o paulista Roldan, 57 anos, já disputou seis edições do rali. A dupla participa com um UTV (veículo utilitário para tarefas, em inglês), uma subcategoria de carros.
L. Torres: Será a primeira participação do piloto no Rally Dakar após correr no Rally dos Sertões por oito anos e participar de disputas internacionais, como o Rally Merzouga.
L. Roldan: Considerado um dos navegadores mais experientes do Brasil, o competidor atua como diretor de provas e instrutor de navegação. Roldan acumula seis participações no Rally Dakar e 13 no Rally dos Sertões.
QUADRICICLOS
Marcelo Medeiros: Bicampeão dos quadris no Rally dos Sertões, em 2015, o empresário e piloto Maranhense, de 26 anos, vai realizar o que considera seu maior sonho: correr no maior rali do mundo.
MOTOS
Jean Azevedo: Hexacampeão do Rally dos Sertões e nove vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country, o piloto de São José dos Campos (SP) tem 41 anos e participará pela 18ª vez da competição, sendo o único representante brasileiro nas motos do Dakar 2016.
Fonte: Foxsports.com.br e ZH Esportes
DREAM TEAM
A montadora francesa Peugeot montou um verdadeiro “Dream Team” para tentar acabar com um jejum de títulos que dura desde 1990. Seus pilotos nos carros serão: os franceses Sebastien Loeb (nove vezes campeão mundial de rali), Stéphane Peterhansel (11 vezes vencedor do Dakar, entre carros e motos), Cyril Despres (5 vezes vencedor do Dakar nas motos), Romain Dumas (duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans) e o espanhol Carlos Sainz (bicampeão mundial, vencedor do Dakar e pai do piloto de F-1 Carlos Sainz Jr.). Seus principais rivais serão os vencedores das últimas decisões: o Príncipe do Catar, Nasser Al-Attiyah, e o espanhol Nani Roma, ambos da Mini.
Fonte Globoesporte.globo.com