Hoje foi dia para quebrar a superioridade dos Peugeots. Superioridade porque foi preciso esperar pela oitava etapa para que o vencedor não fosse um Peugeot! Entre Salta e Belén, a etapa foi decidida ao segundo, com apenas uma dúzia deles a separar o vencedor desta jornada e o seu adversário mais próximo.

Os da ponta

Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel (#300) finalmente conseguiram contrariar o domínio dos Peugeot e oferecer um momento de glória à Mini, e dominou a grande maioria dos WPs durante a etapa, mas a disputa com Carlos Sainz / Lucas Cruz (#303), que nos últimos quilômetros da chegada já tinha conseguido passar pelo príncipe, acabou sendo batido por 12 segundos no finalzinho da especial.

Etapa8_Nasser

O Destaque

O destaque da prova vai para Sébastien Loeb / Daniel Elena (#314), que além de passar boa parte da primeira parte do rally fazendo história, sendo um novato na competição e mostrando uma superioridade em boa parte das etapas, iniciou o dia de ontem em segundo lugar e permaneceu assim até o WP05, foi quando acabou atolando em uma duna e acabou perdendo 8 minutos em relação ao primeiro colocado. Foi então que ficamos de olho em sua chegada ao final da especial mas ele nunca chegava, e víamos os outros concorrentes passando pelo seu tempo. Foi então que recebemos a notícia que ele capotou no final da etapa. Fim de rally para o maior campeão do WRC e o novato azarão do Dakar? Que nada!!! Levou uma hora mas Loeb e Elena fizeram mágica e colocaram seu Peugeot 2008DKR de volta na prova e terminaram a especial com o tempo de 1:08:09 atrás do líder, Nasser.

Loeb arrumando 2008DKR

 

Loeb e Elena lentos mais de volta à especial

Hoje, o Mini All-4 Racing de Nasse Al-Attiyah será o primeiro a arrancar para a nona etapa, mas em termos absolutos com o triunfo de hoje conseguiu apenas recuperar um lugar na classificação, subindo ao terceiro posto, atrás dos Peugeot 2008 DKR16 de Stéphane Peterhansel (na foto) e de Carlos Sainz. Os dois primeiros estão separados por apenas dois minutos e nove segundos, contando Peterhansel com 14m43s se vantagem sobre Al-Attiyah. Mas o precalço de hoje com Loeb mostrou, claramente, que a luta pela vitória permanece totalmente em aberto!

 

Investigação

Stéphane Perterhansel / Jean Paul Cottret (#302) está sob investigação de ter abastecido em local proibido. Se isso se confirmar ele pode tomar um penal de 6 horas ou até ser expulso do Rally Dakar… Se confir isto vai ficar muito feio para a Peugeot. :/

 

Os brasileiros

João Franciosi / Gustavo Gugelmin com seu ASX (#384) largaram em último no dia de hoje, devido o problema que tiveram na etapa 7 com um rolamento de roda dianteiro, que os atrasaram demais. Mesmo largando atrás de todos os caminhões inclusive, o que foi muito ruim, pois estes fizeram muitos facões no trajeto que chegava a caber um carro dentro. Isto fez com que eles não pudessem andar mais rápido, mas mesmo assim o dia foi ótimo para os brasileiros, que largaram na P90 e chegaram na P35.

 

Leandro Torres / Lourival Roldan no UTV (#367) também fizeram uma boa etapa no dia de ontem. Largando na P69, ganhou 10 posições durante o dia completando a prova na P59.

Foto de Xtreme+

Foto de Xtreme+