Dia 04 de dezembro acontecerá na cidade de Belo Horizonte o Rally Novo Mundo, um rally de regularidade nos moldes que conhecemos, mas com uma pequena diferença: só é permitido veículos em fim de vida útil.

É isso mesmo, o rally é para carros “velhos” literalmente. Mas não os “retros” ou “clássicos”, carro velho mesmo… aqueles que já não amdavam mais, que estavam encostado, enferrujado, no ferro velho, ou como acontece muito aqui em São Paulo, abandonados e ocupando um espaço de estacionamento na rua :/

O objetivo principal do projeto “Rally Novo Mundo” é divulgar e incentivar o processo de reciclagem de veículos no Estado, através de um rally de regularidade, onde serão utilizados veículos em fim de vida útil que deverão ser recuperados pelas equipes que participem da competição, utilizando peças re-utilizadas de origem legal e comprovada através de nota fiscal e identificação adequada do comércio e(ou) desmanche fornecedor da peça. O objetivo é que a partir de veículos em fim de vida útil se desenvolva um evento que movimente a economia regional e simultaneamente sirva de incentivo para promover a divulgação do processo de reciclagem de veículos no Estado e a conscientização da sociedade para este tipo de atividades sustentáveis.

O evento foi idealizado com o propósito de difundir os conceitos da nova lei federal nº 12.977, conhecida como Lei do Desmonte.

Além de um total de R$10.000 em prêmios para o rally de Regularidade, haverá uma premiação especial para as equipes que apresentarem um relatório detalhado das atividades de recuperação do veículo utilizado na competição e que descreva as vantagens sob o ponto de vista de sustentabilidade de se utilizar veículos em fim de vida útil em competições esportivas. A avaliação será feita por uma Banca Especializada e o que for melhor avaliado ganhará o “Prêmio Sustentabilidade Abresin”.

Embora os veículos participantes são “em fim de vida útil”, serão admitidos somente veículos fabricados anteriormente à 2005 (inclusive) e deverão ser enviadas fotografias mostrando a condição atual do veículo e o CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, do ano vigente. Inclusive deverão passar por uma vistoria técnica pelos comissãrios da CBA que destina-se a verificar se os veículos se encontram em condições de participar com segurança de todo o percurso da prova.

Algumas condições mínimas exigidas:

a) pneus: os sulcos deverão estar salientes e o pneu não poderá apresentar rasgos, vazamento de ar e outras anomalias que possam comprometer a condução e a segurança. Não serão aceitos na prova veículos com pneus “carecas”(que tenham atingido o limite do TWI).
b) cintos de segurança: deverão apresentar bom estado e perfeitas condições de funcionamento.
c) Triângulo de segurança: deverá estar disponível e em bom estado.
d) Faróis, lanternas e luzes de freio, ré e direção (seta): deverão estar em bom estado e funcionando perfeitamente.
e) Espelhos retrovisores (externo e interno): deverão estar em bom estado e funcionando perfeitamente.
f) Buzina: deverá estar funcionando perfeitamente.
g) Limpadores de para-brisa: deverão estar em bom estado e funcionando perfeitamente.
h) Estado geral: o veículo não deverá apresentar avarias estruturais que comprometam a sua condução, nem componentes soltos ou em estado que possam soltar-se durante o evento, como para-choques, escapamentos, etc.

Programação:

O Rally Novo Mundo será realizado no dia 04 de dezembro de 2016 na Trilhas da Serra, localizado na Rodovia Estrada de Macaúbas, nº 9538 – MG 20 – Bairro Pinhões – Santa Luzia – MG.

No dia 03 de dezembro, sábado:

Local: Pizzaria Galpão: Rua Francisco Sá, 281, Prado
• 16 horas – Briefing: Sorteio da ordem de largada

No dia 04 de dezembro, domingo:

Local: Trilhas da Serra: Rodovia Estrada de Macaúbas, nº 9538 (Km 38) – MG 20 – Bairro Pinhões – Santa Luzia MG
• 08:00 às 09:40 – Secretaria de Prova, vistoria dos veículos e adesivagem;
• 10:00 às 10:30 – Largada;
• 14:30 – início da chegada dos veículos;
• 15:00 – happyhour da chegada;
• 19:00 – Premiação;
• 20:00 – Encerramento.