Dupla da FD Rally Team larga com vantagem rumo a Goianésia (GO). Já Sandra Dias/Maurício Gonçalves vão lutar pelo bicampeonato este ano na prova Regularidade/Turismo

Glauber Fontoura e Minae Miyauti #311, da FD Rally Team (maior equipe do grid 2017 com 12 carros) começaram o Rally dos Sertões com o pé direito. A bordo de uma Mitsubishi L200 Triton SR (#311) a dupla foi a mais rápida no Prólogo na categoria Pró Brasil, com 4m00s76 e, ainda, garantiu o 7º tempo na geral. A tomada de tempo que definiu o grid de largada do rali foi realizado, neste sábado, em Cidade Alpha Goiás (Senador Canedo), em um circuito de 6 quilômetros com muita poeria.

A conquista deixou a dupla animada e com mais garra para enfrentar o desafio da semana, com sete etapas. Para o tricampeão da prova (Super Production), Fontoura, “O prólogo foi bom. Testamos as melhorias que fizemos no carro e seu desempenho está ótimo, andando rápido. Amanha será o teste de fogo, uma prova longa com muitos obstáculos e vamos explorar bastante o carro”. O piloto foi campeão nas edições de 2013, 2014 e 2016 (as duas primeiras ao lado de Minae e a última com a catarinense Josi Koerich)

“Hoje foi só uma pimentinha. Amanhã é a prova de verdade. Teve bastante reta, então, não judiou do carro como acontecerá amanhã, que teremos um das Especiais mais longas do Sertões. E o calor também vai judiar do conjunto, piloto/navegador/carro. Mas, estamos animados, vamos para cima”, diz a navegadora Minae, atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na Pró Brasil, ao lado de Fontoura.

Neste domingo, a etapa terá uma Especial (trecho cronometrado) de 306,82 quilômetros, de um total de 680,48, extremamente exigente. Com vários tipos de terrenos. Trechos de alta e média velocidade, muita pedra, trial pesado, travessias de  rios e áreas agrícolas.

Única mulher piloto do Regularidade

Pelo segundo ano consecutivo, Sandra Dias e Maurício Gonçalves #411 estarão no grid do Rally de Regularidade que nesta edição conta com 17 carros. Sandra, esposa de Fontoura, é a única mulher piloto do grid de Regularidade. Em 2016, no ano de estreia, a dupla foi campeã na categoria Turismo, após liderar desde o início.

Na modalidade Regularidade as regras e formatação são outras, uma vez que não é a velocidade que conta, mas sim andar no trecho o mais próximo das médias horárias pré-estabelecidas, o que vale é a perícia, capacidade de cálculo e raciocínio. E vence o dia quem tiver menos pontos perdidos. Diferentemente da prova de Cross Country a de Regularidade terá 2.820 quilômetros de roteiro, com 1.220 quilômetros navegados.

“Será uma etapa longa. Não sei o que terá pela frente, mas estou preparada. Vamos largar às 5 horas da manhã. Na nossa categoria, nossa Especial terá 95 quilômetros e mais 190 de deslocamento”, conta Sandra, que pilota uma Pajero Full. Nesta temporada disputa o Mitsubishi Motorsports, o Campeonato Paulista de Off Road e o Novo Rally.

Para Gonçalves, as expectativas para essa edição de 25 anos são as melhores possíveis. “Como vencemos no ano passado, há uma cobrança maior. Agora com a experiência adquirida, a nossa responsabilidade aumenta muito. Mas Sandra e eu temos uma sintonia que dá muito certo. Por isso estamos confiantes para a primeira etapa, mesmo sendo travada, com bastante balaios e velocidade bem alta”, afirma o navegador de Sorocaba (SP), amante de off-road desde 1999. Entrou para as competições há três anos e não parou mais.

25 anos de Rally dos Sertões

Neste ano, a maior prova off-road do país e segundo maior rali do mundo (fica atrás somente para o Rally Dakar) tem um roteiro de 3.300 quilômetros concentrado apenas no Centro-Oeste, sendo 1.999, 52 km cronometrados. A largada será em Goiânia (GO) e a chegada inédita em Bonito (MS), passando pelo estado do Mato Grosso. Com pilotos e navegadores de todas as regiões do País e também do exterior, nas categorias Moto, Carro, Quadriciclo e UTV, no Cross Country (velocidade). Desafio e superação não vão faltar, uma vez que os organizadores prometem uma edição histórica.

.

Resultado Prólogo Categoria Pró Brasil 19/8 (cinco primeiros)

1– Glauber Fontoura/Minae Miyauti – 311 Triton L200 RS FD Rally Team – 04.00.76
2– Lucas Teixeira/Armando Miranda – 356 Prototipo HND Rancing – 04.14.54
3–Thiago da Silva/Leo Magalhães – 317 Triton Sport RS Top Rally Team – 04.14.79
4- Vagner Roncon/Joselito Jr – 342 L200 Triton Sport RS FD Rally Team – 04.17.43
5- Cleber Rosa/João Víctor Ribeiro – 335 Triton X16 X Rally Team – 04.21.66

.

Para acompanhar as notícias da equipe acesse a página no Facebook: @equipefdrallyteam e Instagram: @fdrallyteam.

A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (Barueri/SP), conta tem o patrocínio da FD Dias Stands & Displays e apoio da SFI Chips.

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.