Hoje, o rally Mercosul completou seu quarto dia de rally. Os competidores saíram de Laguna/SC por volta das 7h30 da manhã, tempo fechado e um friozinho que todos já esperavam, 15º de temperatura. Um deslocamento passando pelas cidades de Orleans e Lauro Muller/SC, cidades que ficam na base do Rio do Rastro (veja imagens da Serra pelo Google Street View), para iniciar a subida da serra considerada uma das 5 estradas mais bonitas do mundo pelo jornal britânico “The Guardian” (confira a matéria aqui). A beleza desta serra está distribuída pelas 255 curvas que ela tem ao longo dos 20km e pela sua inclinação e diferença de altitude, que vai praticamente do nível do mar até 1400m de altitude. Os competidores fizeram a subida em deslocamento e no topo, neutro em um mirante para contemplar a beleza da estrada. Pena que o tempo estava fechado quando chegaram lá no topo. Mas o rally aguardou a chegada do pessoal da expedição, e junto com eles, veio o sol, e uma janela de tempo se abriu permitindo a contemplação dos participantes do rally Mercosul desta beleza de paisagem.

Do mirante, os competidores do rally iniciaram o trecho navegável através do parque eólico, responsável pela geração da energia que ilumina a serra do Rio do Rastro a noite, realizada por 55 turbinas movidas pelo vento. A partir do parque, o rally seguiu por estradas de terra bem conservadas de chão batido, porém bastante úmidas devido as chuvas, o que mais uma vez deixou a prova com bastante dificuldade para os pilotos e navegadores manter seus hodômetros ajustados ao longo do trajeto e manter as médias que ficaram um pouco apimentadas devido a aderência do piso.

O rally chegou em São José dos Ausentes, uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul, quando os termômetros marcavam 3º, fizeram um neutro e seguiram em direção a Cambará do Sul e de lá para o Passo do S, com o ponto alto do dia, com a travessia de um rio de 300m de extensão, que estava com o volume de água muito bom por causa das chuvas, e com o visual da cachoeira do Passo do S, uma das mais bonitas do rio Grande do Sul.

A prova seguiu até Gramado, onde está acontecendo neste momento o jantar de confraternização. O pessoal da Expedição seguiram pelos mesmo caminhos, podendo observar também todas as belezas que o rally pode contemplar.

Resultado_ProvaUnica_MERCOSUL_DIA04

Ranking_TurismoLight_5RALLYMERCOSUL_ATE_DIA4

 

 

Fotos e vídeo de Detlef Altwig / TSO Brasil