Com o Paulista Off Road começando essa semana, resolvemos destacar alguns pontos dos regulamentos que achamos mais importantes, porém é sempre importante ler os regulamentos completos!

Aqui neste post vocês viram alguns itens que destacamos dos regulamentos da CBA e agora vamos falar um pouquinho sobre o regulamento geral do Paulista Off Road.

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Alguns pontos do regulamento geral do Paulista Off Road 2016

  • Campeonato de Rally de Regularidade multimarcas, disputado em 10 (dez) etapas a serem realizadas em 05 eventos no Estado de São Paulo, com provas de rally de regularidade específicas para veículos com tração 4X4.

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CATEGORIAS :

  • Turismo Light:  para participantes sem nenhuma ou com pouca experiência anterior.   Disputada em provas individuais, não havendo campeonato.
  • Turismo: para participantes com alguma experiência anterior (também permitida para participantes sem experiência), desde que estejam cadastrados na CBA como turismo. Filiação à CBA obrigatória tanto para piloto como para navegador.
  •  Graduado: para participantes com experiência anterior. Obrigatória para o campeão (piloto e navegador), da categoria Turismo no Campeonato Paulista Off Road 2015, bem como todo concorrente portador de carteira Graduado da CBA (filiação obrigatória).
  • Super Máster: para participantes dessa categoria no Campeonato Paulista Off Road a partir de 2006 ou com experiência anterior em provas de regularidade 4X4 (em categorias denominadas graduados, veteranos, sênior ou afins), ou que tenham sido campeões de campeonatos supervisionados pela CBA ou FAU’s nessas categorias.

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EQUIPAMENTOS

  • Turismo Light: permitido o uso de cronômetros, GPS, Calculadoras, Tablets, Palmtops e similares, hodômetro original e hodômetro aferível (sem navegação integrado, ex.: Trip Totem, Mini Trip Compass). É proibida a utilização de qualquer equipamento de navegação integrado.
  • Turismo, Graduado e Super Máster: liberado o uso de qualquer instrumento de navegação.
  • Instrumento de Navegação Integrado: qualquer aparelho que indique o tempo (ou distância) de atraso ou adiantamento ao participante, que estejam conectados (por fio ou qualquer tipo de tecnologia wireless – sem fio) a algum sensor de movimento original ou não do veículo.

Dúvidas com equipamentos? Este post pode te ajudar!

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VEÍCULOS

  • Serão admitidos todos os veículos multimarcas com tração 4×4, sem ou com preparação para competição.
  • Será obrigatória a entrega de uma cópia do documento do veículo na secretaria da prova para a liberação da inscrição, junto com os demais documentos da inscrição.
  • Caso o veículo não seja de propriedade de um dos participantes inscritos será necessário apresentar junto ao documento  uma autorização específica para uso no rally, assinada pelo proprietário do veículo.

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ADESIVAGEM

  • Haverá espaços determinados para patrocínios próprios dos participantes, conforme mapa de adesivagem do campeonato.
  • Não são permitidos patrocínios próprios dos participantes de empresas que atuem no mesmo setor das empresas patrocinadoras oficiais do evento.

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ORDEM DE LARGADA

  • Para Turismo, Graduado e Super Master: determinada pelo resultado do último evento. Largando na frente o 1º colocado, em seguido o 2º, 3º, etc., até o 15º colocado, seguidos pelos concorrentes com pontuação no Campeonato. Após esses,  os concorrentes  que ficaram do 16º ao último colocado no evento anterior. Os demais concorrentes terão a sua ordem de largada dada por ordem de retirada do kit de adesivagem na sexta-feira, véspera da prova.
  • Para o primeiro evento do Campeonato de 2016, a ordem de largada será pela classificação final do Campeonato 2015, considerando a soma de pontos do piloto e navegador.
  • Para Turismo Light: a ordem de largada será determinada por ordem de retirada do kit de adesivagem na sexta-feira, véspera do evento, ou por sorteio, conforme determinação do diretor de prova.

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PLANILHA E ARQUIVOS ELETRÔNICOS

  • A planilha poderá ser entregue na sexta feira no briefing ou no sábado de manhã. [Geralmente é entregue na sexta]
  • Adicionalmente, poderá ser distribuído (pela empresa responsável pela apuração) um arquivo contendo a planilha eletrônica e/ou dados, para serem usadas em tablets, smartphones, etc. A organização não fornecerá qualquer arquivo eletrônico para qualquer categoria, não possuindo responsabilidade por qualquer que seja distribuído por quem quer que seja.

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SISTEMA DE RASTREAMENTO POR SATÉLITE

  • A apuração será feita através de equipamentos de rastreamento por satélite, que serão fornecidos pela organização e deverão ser fixados no ou próximos ao para-brisa.
  • A coleta de dados será feita em segundos e através de interpolação alcançará a precisão de centésimos de segundos. A interpolação será feita entre os 02 (dois) pontos mais próximos anterior e posterior a linha de cada PC. Para efeito do cálculo de pontos perdidos o tempo será em décimos de segundos.
  • Pontuação: Para cada 1 décimo de segundo de atraso = 1 ponto perdido, até o limite de 10 minutos, após o que perderá fixo 6.000 pontos. Para cada 1 décimo de segundo de adianto = 1 ponto perdido, até o limite de 10 minutos, após o que perderá fixo 6.000 pontos.
  • Serão declarados vencedores os concorrentes que ao final da prova obtiverem o menor número (absoluto) de pontos perdidos, descontados os descartes.
  • Serão utilizados dois critérios de Descarte (N-1) e (N-i) cumulativamente para cada prova.
  • No critério N-1 será descartado o pior PC válido com no máximo até 10 minutos de atraso.
  • No critério N-i serão descartados os “i” piores PCs válidos de cada concorrente com no máximo 2 segundos de adianto ou de atraso.  O valor “i” refere-se a 4% dos PCs válidos da prova arredondado para baixo. Ex: 61 PCs válidos, 4% = 2,44, portanto i = 2 PCs.

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VENCEDORES E PREMIAÇÃO

  • Cada evento será composto por 1 prova para a categoria Light e 2 provas para a categoria Super Master, Graduado e Turismo.
  • O vencedor de cada evento será aquele que ao somar os pontos perdidos em cada prova, após a aplicação dos descartes, obtenha o menor valor.
  • Em caso de empate, será vencedora a dupla com o menor número de pontos perdidos, excluindo-se todos os critérios de descartes, na soma das duas provas. Persistindo o empate será declarada vencedora a dupla com a melhor classificação na segunda prova do dia.
  • Para efeito de campeonato, serão atribuídos pontos nas provas disputadas separadamente para piloto e navegador, nas Categorias Super Máster, Graduados e Turismo conforme segue:

1º – 17 pontos          6º – 10 pontos          11º – 05 pontos
2º – 15 pontos         7º – 09 pontos          12º – 04 pontos
3º – 13 pontos         8º – 08 pontos          13º – 03 pontos
4º – 12 pontos         9º – 07 pontos          14º – 02 pontos
5º – 11 pontos        10º – 06 pontos          15º – 01 ponto

  • Para o resultado final do Campeonato serão computados os resultados com os seguintes descartes de etapas: para 9 e 10 provas válidas – N-2;  8 ou menos provas válidas – N-1.
  • Todos os competidores que largarem e passarem por 2/3 dos PC’s válidos em cada etapa receberão 1 ponto, exceto os 15 primeiros classificados, que receberão pontuação de acordo com a tabela acima.
  • A Categoria Turismo Light não pontuará para o Campeonato Paulista Off Road 2016.
  • O Campeão e Vice-Campeão (piloto e navegador) do campeonato das categorias Super Máster, Graduados e Turismo receberão troféus da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) e o de título de Campeão ou Vice-Campeão do Campeonato Paulista Off Road – temporada 2016, em sua respectiva categoria.
  • Em cada etapa serão premiados as 3 duplas primeiras colocadas na Categoria Super Máster e as 5 duplas primeiras colocadas nas categorias Graduados, Turismo e Turismo Light.

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 PENALIDADES

  • Será passível de desclassificação a dupla que:
    • Na categoria Turismo Light, portar, transportar ou utilizar algum aparelho de navegação integrada.
    • For flagrada jogando lixo em qualquer ponto do trajeto. Todo e qualquer lixo deverá ser mantido dentro do veículo até o final da prova.
    • Tiver atitude antidesportiva na trilha, obstruindo propositalmente outro participante, agredindo ou desrespeitando demais participantes ou membros da organização em qualquer momento durante todo o evento.
  • A dupla que estiver vestindo camiseta, calça, boné ou qualquer outra peça com patrocinadores conflitantes com os patrocinadores oficiais da prova durante qualquer momento do evento, será penalizada com 1 UP (Unidade Padrão – definida pelo CDA) de multa na primeira ocorrência e desclassificação na reincidência.

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IMPORTANTE

  • Alguns trechos deste tipo de competição são feitos no interior de propriedades particulares. Portanto, dependerá do comportamento de cada participante a imagem que a prova trará aos moradores, proprietários e curiosos. Espera-se dos participantes um comportamento que contribua para que o Rally seja um esporte sadio e de alto nível, para que sempre seja possível contarmos com boas trilhas e angariar a simpatia do público para os próximos eventos.

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REGULAMENTOS COMPLETOS

Utilize os links abaixo para consultar os regulamentos completos:

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Ficou com alguma dúvida? Pergunte aqui nos comentários ou aproveite o briefing na sexta para esclarecê-la!

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