Aproveitando o feriado de 12/outubro resolvemos fazer um rally diferente e visitar um lugar que gostamos muito, a Serra da Canastra.

Desde que o pessoal da Equipe Franca 4×4 anunciou que faria um rally em Passos/MG nós já ficamos empolgados para ir e começamos a convidar o pessoal, no final conseguimos ver vários conhecidos por lá, o que foi muito legal!

Saimos de São Paulo para Passos na sexta a noite, apesar de ser véspera de feriado prolongado a viagem foi bem tranquila. Quando chegamos no hotel tivemos uma ótima surpresa, era bem melhor do que esperávamos. Valeu pela dica Paulo Animau!

Hotel: San Diego Suites Rio Grande Passos
Reserve pelo Booking
Rodovia MG 050, km358, s/n, Passos/MG

.

Daniel e Mirella também foram para lá, chegaram sábado quando estávamos acabando o café da manhã e aproveitamos para conhecer um pouco da região.

Fomos até um local conhecido como “Paraíso Perdido”, um complexo de cachoeiras com área de camping e restaurante. O lugar é bonito, as cachoeiras mais ainda, mas eu esperava mais da estrutura depois de tudo que já tinha lido na internet e dos R$ 35,00 de entrada por pessoa (www.paraisoperdido.com.br). Com os banheiros sujos e restaurante lotado resolvemos voltar e almoçar em Passos.

O pedido da vez foi o restaurante Parmegiana & Cia (R. Monsenhor Jose Maria Mathias da Silva, 900, Passos/MG), onde se juntaram à nossa turminha: Eveli e Mineiro, de Bragança Paulista, e Zé Guerra e Marcia, de Uberlândia. O restaurante foi indicação do pessoal do hotel e foi perfeito, comida muito boa e com preço muito justo, podemos dizer que comemos até cansar! O jeito foi voltar pro hotel pra um descanso pré-briefing, mas antes passamos no Walmart para comprar os alimentos para doação no rally e umas cervejinhas para tomar no hotel.

Depois de um “happy hour” no hotel, onde o Fernando e a Cristina também se juntaram a nós, fomos para o briefing do rally que aconteceu na Concessionária Mitsubishi NR Motors (www.nrmotors.com.br), mesmo local da largada.  Chegando lá foi uma surpresa, não estávamos esperando uma estrutura tão legal quanto a que encontramos e nem tantos participantes. Uma surpresa muito boa. Passamos pela secretaria de prova para pegar os adesivos, camisetas e planilhas e já estava rolando um coquetel bem gostoso. Pouco depois os meninos foram adesivar os carros e as meninas ficaram para ver o briefing.

No briefing eles passaram um videozinho com imagens dos locais onde passaria a prova, mostrando os tipos de terreno e também algumas informações importantes. Aí começou a primeira novidade (pra gente, pelo menos), a ordem de largada foi definida por sorteio, que aconteceu no final do briefing.  A categoria graduados teve 7 carros, a turismo 17 e a turismo light 37 e ainda teve o passeio com muitos carros. Grid cheio em uma prova muita boa!!!

Depois do briefing fomos na Capella do Chopp (www.capelladochopp.com.br), restaurante patrocinador do evento e, apesar do pastel estar muito bom, só chegou uma porção, a outra só chegou no dia seguinte no almoço… Voltamos pro hotel que no domingo a largada começava cedo!

Domingo de manhã voltamos para a NR Motors e o David da T15 (www.t15.com.br) já estava lá, colocando o horário oficial, ajudando o pessoal que iria utilizar o app da T15 e logo depois distribuindo o GPS.

Nós também usamos o T15, um aplicativo para Android onde a planilha é mostrada conforme o tempo de prova. É possível também que a planilha “ande” baseada no GPS do aparelho, e melhor ainda, com uma caixinha Bluetooth ligada no sensor de velocidade do carro. Ela funciona de forma semelhante ao equipamento da Totem e, realmente, aprovamos seu funcionamento. As diferenças entre elas será pauta para um novo post num futuro bem próximo… aguardem!

A largada começou as 9 horas e saíamos com um deslocamento. Depois disso a prova já começava quente, com vários laços e muita gente perdida :O . Abrimos para um pessoal atrasado passar, nos atrasamos com outros, mas o rally foi seguindo!

O desafio nesta parte era todo do navegador, com referências curtas e velocidade justa, ninguém podia dar bobeira que se perdesse uma referência poderia comprometer a prova inteira. Para os pilotos esta parte foi deliciosa. O piso fazia o carro aderir bem nas curvas, então manter as velocidades das médias que eram justas não foi um grande problema, mas uma curtição. O visual foi um show a parte… as paisagens das serras eram lindas, mas a prova foi tão emocionante que não dava tempo de ficar olhando para os lados.

Na sequência outro deslocamento, um trecho navegado bem tranquilo, onde desta vez o desafio era maior para os pilotos, a concentração fez a diferença para não atrasar nos trechos onde chegávamos a mais de 50km/h por uns bons quilômetros, mais um deslocamento e ai sim uma parte com vários laços e uma bela vista, andando em terrenos com muitas pedras e alguns trechos com areia, bem típicos da região.

Depois seguimos para o neutro, passando pela barragem que forma o lago de Furnas e paramos no clube náutico.

A segunda prova foi praticamente o contrário da primeira, intercalando trechos com vários balaios, deslocamentos e estradão. A última parte foi mais tranquila mas exigiu bastante atenção! Com uma planilha muito bem detalhada e desenhada e uma prova muito bem medida, fez com que este rally se tornasse um dos preferidos que fizemos este ano.

A prova acabou praticamente dentro de Passos e depois de um pequeno deslocamento já estávamos no restaurante Capella do Chopp.

Na chegada estava servido em um outro salão o almoço (self service, R$ 30,00 por pessoa), que estava muito bom e foi nossa salvação, porque a fome era grande! 🙂

Logo depois que acabamos de almoçar recebemos as parciais e a expectativa era muito boa! Sabíamos que não tínhamos errado o caminho, mas tínhamos dado algumas atrasadas, agora era esperar pra ver!

Fomos para o deck do restaurante e aguardamos a premiação.  Primeiro a graduados, e todos os amiguinhos no pódio 😀 Eveli e Mineiro em 1º, Fernando e Cristina em 2º, Márcia e Guerra em  4º, com troféu para os 5 primeiros.

Na sequência turismo e outra novidade, troféu para os 10 primeiros (assim como na turismo light).  Foram falando as pontuações e a tensão aumentando… 17º… 16º… 15º…. 10º… 6º… Bom, entre os 5 nós estávamos! E o resultado não podia ser melhor, eu e o Léo em 1º e o Daniel e a Mirella em 2º 😀

Ainda acompanhamos a premiação da turismo light, com vários conhecidos do paulista e do Motorsports e partimos pra comemoração no hotel mesmo!

Bastante gente que participou da prova estava no mesmo hotel e a noite pedimos pizza e ficamos por lá, contando causos de rally e comemorando.

Segunda-feira, feriado, aproveitamos para ir até o Lago de Furnas, em Capitólio, e tentar fazer o passeio de barco pelos cânions e cachoeiras, mas estavam todos lotados e não conseguimos ir L . Para não ficar sem se refrescar, fomos até Furnas e entramos no lago la mesmo,  a cor da água é impressionante, muito transparente e, apesar de fria, não dava vontade de sair! Mas como tinha que voltar pra casa, almoçamos em Passos e pegamos estrada pra SP!

O fim de semana foi muito proveitoso, aproveitamos muito a viagem e o rally foi muito melhor do que a expectativa. A prova intercalou trechos bem dinâmicos com outros mais tranquilos e fez tanto pilotos como navegadores trabalharem bastante! Também achei as velocidades muito boas, sem ser muito lento mas também sem ser rápido demais, era totalmente possível cumprir a planilha. A organização também foi um show a parte, desde  o briefing até a chegada, tudo perfeito. Aqui cabe outra novidade, a gente nunca tinha escutado moda sertaneja nas largadas dos rallys hahaha

Parabéns para a Equipe Franca 4×4 e podem nos esperar para os próximos!!!

Obrigada Daniel, Mirella, Eveli, Mineiro, Guerra, Márcia, Fernando e Cris pela companhia no feriado, viajar com vocês sempre é garantia de diversão e que venha Sumaré!!!

.

As fotos do fim de semana estão na nossa página do facebook, clique aqui!

.

Os resultados estão disponíveis na página da T15, clique aqui.

.

.

Apoiadores