Os competidores da SFI CHIPS mais uma vez rechearam os pódios da Mitsubishi Motorsports. No último sábado, dia 29 de setembro, a competição realizou prova na cidade de Joinville (SC) onde as duplas encararam muitos trechos com piso escorregadio, devido à chuva dos últimos dias na região. Após a prova mais difícil do ano, como destacaram vários competidores, pilotos e navegadores apoiados pela SFI CHIPS e utilizando as soluções da marca venceram na Master e na Graduados e ainda rechearam o pódio das três principais categorias.

Mesmo na categoria Master, destinada aos competidores mais experientes, as duplas precisaram ficar atentas à planilha para percorrer o caminho correto dentro da área da mineração Veiga, localizada no município de Araquari. E quem melhor cumpriu o percurso foi o piloto Renato Martins e o navegador Enedir da Silva Júnior. “Este ano é a primeira prova que corremos, então somamos 100% de aproveitamento”, diverte-se Renato. “Vim de Belo Horizonte e ele, de Chapecó. Vale a viagem, a prova é sensacional”.

Superação na Master

Além da vitória, a SFI CHIPS conquistou mais três colocações entre os competidores mais experientes, sendo uma delas na base da superação. A marca comemorou o quarto lugar de Acyr Hideki e Gustavo Schmidt e a quinta colocação de Bráulio Ferreira e Cristiano Serpa. Já o piloto Paulo Roberto Goes e o navegador Vanderlei Hirt Marques, o Fritão, ficaram com o segundo lugar dando um exemplo de superação. A dupla competiu pela primeira vez junta em Joinville e ainda com Goes correndo sob supervisão médica após o acidente no Rally dos Sertões onde o piloto quebrou a mão.

Segundo Goes, um dia antes da prova ele ainda estava na dúvida se conseguiria competir. “Se passaram 40 dias e, na sexta-feira, sinceramente, estava em dúvida se conseguiria ou não fazer uma prova. Meu médico e minha fisioterapeuta recomendaram de não fazer, mas não me proibiram. Não tinha a menor ideia de como minha mão iria se comportar e combinei com o meu navegador que caso percebesse que não dava pra continuar nós pararíamos”, conta o piloto.

De acordo com Goes, a prova de Joinville foi excepcional, muito técnica e organizada em um nível altíssimo, bem desenhada e bem medida. “Isso no terreno do Veiga é fundamental e faz toda a diferença porque, como as referências são muito curtas, qualquer erro da organização seria fatal e acabaria inviabilizando a prova. Ficamos muito felizes com a nossa segunda colocação, principalmente por saber que ainda não estou recuperado e competi com um novo navegador”, detalha.

Sandra e Minae dominam na Graduados

Pela Graduados, a marca subiu no lugar mais alto do pódio com a dupla feminina formada pela piloto Sandra Dias e pela navegadora Minae Miyauti, a bordo de um Pajero Full. Na terceira colocação, o piloto Fernando Tokita, e o navegador Alexandre Rech, também competiram com soluções SFI CHIPS aplicadas na L200 Triton Savana da dupla. “Não tem como acreditar! Essa prova é espetacular e dificílima. Erramos bastante, mas andamos bem”, celebra Sandra. “Regularidade é mão, treino, e a dupla precisa de sincronia. É bacana porque não é porque você errou que já perdeu, todo mundo tem chance. Só acaba mesmo quando termina. O pódio foi surpresa, mas estar aqui é também sobre encontrar amigos”, explica a navegadora Minae. “Rally é vida”, conclui a piloto.

Duas duplas em destaque na Turismo

Pela categoria intermediária, duas duplas formadas por casais que utilizam soluções da SFI CHIPS em seus carros se destacaram no pódio de Joinville. Ainda na adrenalina da vitória no Rally dos Sertões, o piloto Kleber Santana e a navegadora Fernanda Tonani ficaram com o segundo lugar na prova da Mitsubishi Motorsports. “Foi a prova mais difícil do ano, muitos balaios, areia e lama. Nós furamos o intercooler e perdemos potência no carro, mas ainda assim conseguimos um segundo lugar. A prova foi muito boa, bem medida e desafiadora”, afirma Fernanda.

Já a dupla formada pelo piloto Gustavo Amorim e pela navegadora Débora Bonatti conquistou o quarto lugar na prova, mesma colocação que os dois figuram na classificação geral da competição. “Fazem quatro anos que eu venho participar de prova no Veiga e essa foi a melhor de todas. Foram três etapas naquela área, então foram balaios por quase quatro horas, velocidades muito rápidas, muita areia, erosões e pegadinhas. Aconteciam atrasos e as retomadas eram muito importantes, então a nossa confiança no carro, nos ajustes que foram feitos para a corrida, foram essenciais”, comenta Débora.

Rally sem mistério no YouTube

Para mostrar a adrenalina que foi a prova na região da área da mineração Veiga, Gustavo e Débora já estão preparando alguns vídeos gravados na câmera a bordo do carro para publicar em seu canal no YouTube, o “Canal Projeto Piloto”. “Lá é um espaço que a gente tem, por exemplo, vários vídeos exclusivos de balaio que são legais porque mostram a nossa evolução e são bons para quem está começando no rally e tem medo de balaio. A gente tem um feedback do pessoal que está iniciando no esporte que esses vídeos são uma boa fonte de informação. Já pra nós é uma diversão colocar na internet um pouco da emoção que a gente passa na prova”, comenta Gustavo.

Assista um dos vídeos do Canal Projeto Piloto e siga a dupla no YouTube:

Confira os pódios completos da prova de Joinville:

PÓDIO MASTER (Piloto/Navegador)
1º Renato Martins (Belo Horizonte-MG) e Enedir da Silva Júnior (Chapecó-SC)
2º Paulo Roberto Goes (Joinville-SC) e Vanderlei Hirt Marques – Fritão (Apucarana-PR)

3º Olair Fagundes (Cuiabá-MT) e Jhonatan Ardigo (Apucarana-PR)
4º Acyr Hideki (Corupá-SC) e Gustavo Schmidt (São José-SC)
5º Bráulio Ferreira e Cristiano Serpa (Juiz de Fora-MG)

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)
1º Sandra Dias e Minae Miyauti (Santana do Parnaíba-SP)

2º Orli Ademir Katzer e Gustavo Katzer (São Bento do Sul-SC)
3º Fernando Tokita (São Paulo-SP) e Alexandre Rech (Caxias do Sul-RS)
4º Rafael Brochier Cardoso (Novo Hamburgo-RS) e Robson Roloff (Nova Petrópolis-RS)
5º Fábio Vernizi e Orestes Bacchetti Júnior (São Paulo-SP)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)
1º Patrick Celeski e Felipe Pachewsky (São Bento do Sul-SC)
2º Kleber Santana e Fernanda Tonani (Guarulhos-SP)
3º Rodrigo Borges e César Augusto Pereira (Joinville-SC)
4º Gustavo Amorim e Débora Bonatti (São Bernardo do Campo-SP)
5º Maicon Rodrigo Ruthes e Jair Sperandio (São Bento do Sul-SC)

PÓDIO TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Anderson Sihii e Ivanilda Martins (São Paulo-SP)
2º Júlio Bueno Neto e Eduardo Polak (Curitiba-PR)
3º Henrique Moraes Leme de Moura e Aline Fernanda da Silva (São Paulo-SP)
4º Daniel Esteves e Bianca Cenciarelli (São Paulo-SP)
5º Marlon André Rückl e Camila Rückl (São José dos Pinhais-PR)

.

.

Informações divulgadas pela assessoria de imprensa.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4
Fotos: Fotovelocidade/Mitsubishi