Notícia divulgada pela assessoria de imprensa do Suzuki Off Road.

Visuais deslumbrantes e trilhas altamente técnicas num lindo dia de sol em Pomerode (SC). Os Suzukeiros que vieram de várias partes do Brasil aprovaram com louvor o novo roteiro do calendário, que proporcionou muita diversão e disputas. Dupla Razia/Eckel conquista segundo lugar na Extreme.

A chuva que persistiu durante toda a semana deu trégua e os competidores do Suzuki Off Road puderam curtir um lindo dia de sol nas trilhas de Pomerode (SC), também conhecida como a cidade mais alemã do Brasil – durante a 2ª. etapa da temporada, realizada sábado (23/05). No total 105 carros competiram nas categorias Graduados, Turismo e Turismo Light no rali de regularidade, além da Extreme, que pela segunda vez teve o consagrado piloto Luiz Razia no pódio, ao lado do também consagrado navegador Luiz Felipe Eckel, na segunda posição.

Na Graduados, a acirrada disputa entre as duplas Caio Junqueira/Rodrigo Peternelli, de Juiz de Fora (MG), e Paulo Goes/Jhonatan Ardigo, de Joinville (SC) se repetiu. Na primeira etapa em Guararema (SP), as duplas empataram e em Pomerode a diferença entre ambas foi de apenas 22 pontos a favor dos mineiros, que puderam comemorar a vitória na casa dos catarinenses. No total foram 120 km de trilhas.

“Nas últimas etapas do Suzuki Off Road o nível estava bem difícil e nessa os organizadores mantiveram o grau. No final da especial, tivemos um balaio super legal, aquelas entradas muito rápidas nas quais o navegador tem de ficar bastante atento, pois se não estiver esperto é erro na certa. E um erro desse, faz com que a gente tenha de dar ré, voltar, ou seja, perde-se muito tempo. Nessa prova a gente conseguiu realmente andar muito bem e o resultado veio”, destacou Peternelli. A dupla corre de Jimny.

Caio ressaltou as belezas das trilhas de Pomerode. “Além do rali ser muito competitivo, excepcional nas médias e em termos de diversão, o lugar é bonito demais, o espaço que a Suzuki escolheu para sediar é show, estava muito bem decorado. Para nós que somos de Minas, é muito bacana conhecer outras culturas, no caso aqui a germânica, que é totalmente diferente do que vemos em Minas Gerais. Agora na próxima o povo que vai conhecer a nossa cultura”, comentou Caio, referindo-se a próxima etapa que acontece em Tiradentes (MG) dia 13 de junho.

Na Turismo, o Nordeste levou a melhor, com a dupla pernambucana André Macedo/Jorge Santana ao volante do Jimny. Essa é a terceira prova da dupla no rali da Suzuki e a primeira vitória. “A prova é muito técnica, tem grau de dificuldade grande, com muita mudança de média de velocidade. É bem elaborada e aqui a concentração fez a diferença. Além do que o lugar é lindo, paisagens incríveis, excelente estrutura do evento, tudo no horário e o pessoal da Suzuki é alegre, bacana”, destacou Macedo.

Santana, seu navegador, natural de Passira “a terra do bordado manual”, como quis destacar, contou que conheceu o Jimny recentemente. “O André sempre me falava do carro e em Janeiro me chamou para corrermos juntos o Piocerá de Jimny. Topei e fiquei impressionado com o carro. Ele é pequeno, mas valente. Eu indico”, frisou.

Na Turismo Light, categoria destinada aos iniciantes, a prova contou com 100 km e a vitória ficou com a dupla Nelson Espindola Jr/Daniel Muller.

EXTREME: Só para os radicais

Na Extreme, categoria criada para os Suzukeiros mais radicais, que mescla trechos de regularidade, cross country e uma atividade surpresa, não faltou adrenalina. Dessa vez a prova surpresa foi a chamada ‘Serrador de Lenha’, competição tradicional da região de Pomerode, que acontece anualmente na Festa Pomerana. A tarefa consistia em serrar uma tora de lenha, em dupla, o mais rápido possível. Esse tempo era acrescido ao tempo de prova.

Quem levou a melhor na Extreme foram os paulistas Fernando Gonçalves/José Oswaldo Almeida, campeões da etapa. Mas foi a dupla segunda colocada que chamou mais atenção, afinal um piloto consagrado das pistas, com passagens pela F-1 e F-Indy novamente subiu ao pódio: o baiano radicado em Balneário Camboriu (SC), Luiz Razia. Essa foi sua segunda participação na Extreme e seu segundo pódio, ou seja, a cada etapa o piloto vem confirmando seu DNA Off Road. Dessa vez ele contou com um navegador de peso: o catarinense e experiente Luiz Felipe Eckel, que competiu pela primeira vez na Extreme.

“Eu comecei moleque no automobilismo andando de Autocross que era 4×2 e aqui é 4×4. É diferente porque aqui envolve erosões, pedras, atoleiros. Claro que tive de pegar um pouco a manha, mas nada que seja de outro mundo para mim, afinal já tenho 13 anos de experiência em automobilismo. Nas duas vezes que andei, usei o Jimny Sport, que sai pronto de fábrica, sem nenhuma modificação. Agora acho que melhorei em função do meu navegador, o Luiz Eckel, um dos melhores do rali. Então, de terceiro na outra etapa que andei, subi para segundo. Estou curtindo cada vez mais a Extreme, é um evento muito legal, a gente se diverte, passa medo, é pura adrenalina. Claro que tem a sorte, mas também o talento, as pessoas envolvidas são muito competentes. Foi ótimo!”.

Eckel, que fez sua estreia, aprovou: “Muito legal o estilo da prova, que mistura velocidade, regularidade e trilhas, algo que sempre faço. Foi minha primeira vez com o Razia, ele mandou muito bem. Acho que teremos um entrosamento fácil para as próximas aventuras”, disse.

A próxima etapa está marcada para o dia 13 de junho, em Tiradentes (MG)

Resultado Categoria Graduados:
Suzuki_Pomerode2015_Graduados

Resultado Categoria Turismo
Suzuki_Pomerode2015_Turismo

 

Resultado Turismo Light (clique para ver o resultado completo)

Suzuki_Pomerode2015_TurismoLight

 

Resultado Categoria Extreme
1. Fernando Gonçalves/José Oswaldo de Almeida (Jimny)
2.Luiz Razia/Luiz Felipe Eckel (Jimny)
3.Lionardo Almada/Leonardo Martins (Jimny)
4.Luiz Carlos Gomes/Ricardo Santos (Jimny)
5.Ewerton Arnone/Sandro Ramires (Jimny)

 

Clique aqui para ver a performance dos competidores.

Mais informações:
Imprensa Suzuki Veículos
Meg Cotrim
imprensa@svb.com.br>
Tel: (11) 5643-5629 / (11) 9.9182 8180

 

Para saber mais acesse www.suzukiveiculos.com.br; curta a página no Facebook (facebook.com/suzukibr), siga no Instagram (@suzukibr) e Twitter (@suzukiveiculos).

patrocinii