Nós adoramos rally… e também muita velocidade, mas como não temos “tempo” para participar das provas Cross-Country, nós do Tulipa Rally não perdemos uma oportunidade para ver de perto estes feras acelerarem.
Este ano, nossas agendas bateram e fomos pela segunda vez assistir a Mitsubishi CUP, agora em Jaguariuna/SP. Mas porque então não aproveitar, e já que estamos indo ver de perto o rally, tirar umas fotos e escrever nossas impressões sobre a prova, não é mesmo? A primeira que fomos, em Indaiatuba, vocês podem conferir aqui, mas desta vez fomos um pouco mais longe… credenciamos o Tulipa Rally como Imprensa. E isto fez toda a diferença!
Primeiro para você se credenciar como imprensa é necessário possuir um blog, site ou trabalhar em alguma revista ou jornal, é claro, e como o Tulipa Rally, com a ajuda de vocês, está se tornando um blog cada dia mais relevante no meio do rally, com mais de 10.000 usuários acessando mensalmente mais de 80 mil páginas do site, fomos aceitos pela equipe de Imprensa da Mitsubishi, para fazer uma cobertura do rally, desta fez mais de perto, de dentro da pista inclusive. Mesmo que você não tenha um site, blog ou seja um fotógrafo ou jornalista do meio, mas apenas um amante do esporte, você pode assistir o rally de perto, é só ir no dia e ficar na área destinada ao público, que normalmente dá para ver uma boa parte da Zona de Espetáculo ou ao menos a largada dos carros, e mesmo sendo apenas uma parte, é muito emocionante. Eu recomendo.
Bem, credenciamento feito (fica nossos agradecimentos ao Fernando Solano, Thiago Padovanni e ao Fernando Menezes, que nos atendeu prontamente e muito bem), na sexta-feira fomos para o Briefing de imprensa da prova, que acontece por volta das 18h30 na sexta-feira, e neste encontro, além de instruções de segurança, o que é extremamente importante já que estamos no trajeto dos competidores, eles nos passam os pontos mais legais da prova, onde os pilotos irão saltar, escorregar, passar em poça de água, lama, paisagens bonitas, etc. Tudo para os profissionais que estão lá, e eu (que não me enquadro nesta categoria) clicarem as melhores fotos dos melhores ângulos possíveis.
Tudo certo então, no dia seguinte, ao menos uma hora antes do primeiro carro largar já estavamos de volta no evento. Primeiro pausa para o café da manhã maravilhoso, como sempre, feito pela Marli Paci Eventos. Depois peguei um colete de imprensa, carreguei a mochila de água, passei protetor solar 50 e vamos para a pista.
Primeiro ponto que fui era onde tinha água na pista. De acordo com o Briefing iria rolar uns splashs bem legais por lá quando os carros passassem, e como a velocidade é alta, a chance da poça secar depois de uns carros era grande, então, 3km de caminhada e estava eu lá preparado para as fotos. Lá conheci pessoalmente o fotógrafo, Alex Rayol… Cara foda! Incríveis as imagens que ele captura. Conversamos um monte e nos ajudamos demais para limpar o lugar para as fotos ficarem melhor possível. Confira algumas fotos das passagens dos carros nesta área.
Depois de uma 2 horas debaixo do sol e após a passagem de todos os carros, pegamos uma carona com outro excepcional fotógrafo, Tom Papp, até a igrejinha para me preparar para a segunda volta. Uma coisa me deixou com queixo caído… uma lente que o Papp tem, uma Canon 300mm F/1.2… MEUUUUU DEUUUUSSSS!!!!! Nem sabia que aquilo existe. Para quem gosta de fotografia sabe do que estou falando. Durante algumas passagens de carro eu escutei no rádio dos apoios que o Paulinho Dias tinha beijado o chão pela primeira vez. Foi uma volta completa no ar e pararam de lado. Ainda bem que não aconteceu nada com eles… e por mais incrível que pareça, nem com sua TR4. 🙂 Agora ele é conhecido como Paulinho Cambalhota!!!! rsrsrsrs.
Voltei para o Paddock para comer alguma coisa rápida e me hidratar porque o sol estava castigando e nesta hora tivemos uma surpresa! Vamos dar uma volta no carro de imprensa na pista. É isso mesmo… vamos correr uma boa parte do trajeto com o piloto profissional Rodrigo Mange, engenheiro da Mitsubishi, piloto da LancerCUP e do carro de imprensa da CUP, num ASX todo preparado pela RALLIART Brasil. Primeiro foi a Priscilla. Enquanto ela se preparava eu estava tirando umas fotos da segunda volta na igrejinha.
E o que a Priscilla achou da sua volta na pista? ADOROU. Voltou só falando TOP TOP TOP!!! Depois foi minha vez. Coloca macacão, capacete e entra no carro. Conecta as câmeras (confira o vídeo da volta da Priscilla logo abaixo) e aperta o cinto… e como aperta este cinto 5 pontas, não consigo tirar as costas do banco. Segurança total dentro do carro, todo engaiolado, suspensão preparada, tudo de um carro de corrida. Afinal, é um carro de corrida. Vamos pra pista. Aguardar nosso tempo… 5… 4… 3… 2… 1… vaiiii… Levei uma planilha comigo, mesmo nunca tendo navegado em um rally Cross-Coutry queria ter um gostinho pra ver como é. E é bem diferente do regularidades. Em 100 curva para direita 90graus. Em 300 E3 / D2 com vala no escape… 200… 100… 50… Em 200 S para E / Lomba no final… em… BLUMMM!!! ops, era ali atrás… meuuuu, era tão rápido que não conseguia cantar as referências antes do tempo. Sorte minha que o piloto é bom e ele sabia o traçado da pista decor e salteado. Mesmo não conseguindo (aiiiinda…) navegar muito bem, foi mais para saber como é, mas uma experiência incrível. Da uma vontade de alugar um ASX e sair acelerando na pista. Senti muita confiança no carro. Parece que gruda no chão. As curvas foram perfeitas. Chegamos até saltar em umas lombadas e você nem sente o carro caindo. Retomadas também achei bem rápidas. Não imaginava que o ASX seria tão legal na terra quanto é. Melhor ainda seria eu sentir a direção mesmo. Quem sabe um dia :). Ano que vem ele ficará melhor ainda… vai ganhar um motor de 200cv para o rally. Vai ser TOP!!!
Voltando da minha volta na pista, corri para tirar o macacão, pegar mais água e outra vez ir para o meio da pista aproveitar a última volta dos competidores. Desta vez fui para uma curva que apelidaram de pêndulo, e desta vez o sol não foi a pior parte… foi a poeira que comi mesmo. A cada curva de um carro, 1 kilo de poeira era consumida por mim. Mas o que a gente não faz por uma boa foto não é mesmo? Fiquei lá até minha dupla preferida passar… Sandra Dias e Minae Miyauti. Depois não aguentava mais, voltei para o paddock novamente aguardar a premiação.
Lá chegando fui tomar um cafezinho e encontrei com um parceiro com quem fui falar… dizia ele que as duplas Fred e Nick Macedos e Glauber Fontoura e Rafael Malucelli ganharam tudo em suas categorias… as 3 voltas e melhor tempo na zona de espetáculo. Fantástico!!! Também no pódio nosso amigo Damon Alencar, navegando pela primeira vez para o piloto Fabrício Bianchini, excepcionalmente nesta prova substituindo Caio Santos. Entre outros grandes amigos, pilotos e navegadores, ficamos muito felizes em ter esta oportunidade de ficar mais perto destes feras e participar deste grandioso evento organizado por uma equipe muito competente da Mitsubishi.
Agora é preparar toda a tralha novamente que nossa próxima cobertura será o Brasileiro de Velocidade em Taubaté domingo que vem. Fiquem ligados que deve rolar um Ao Vivo aqui no Tulipa Rally.